Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Prestar atenção à saúde do cachorro é necessário para saber quando algo não vai bem com o seu amigo de quatro patas. Um cachorro vomitando, por exemplo, é um claro sinal de que o animal está com algum problema de saúde ou comeu algo que não deveria. No entanto, além de cuidar do animal nesses casos, uma outra preocupação dos tutores é como limpar o vômito de cachorro da casa - geralmente, sofás e tapetes são os mais atingidos. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas valiosas. Veja!

Cão vomitando: o que pode ser e por que esses animais recorrem a lugares específicos?

O vômito de cachorro pode indicar uma série de problemas diferentes e o tutor precisa observar a frequência e a consistência do líquido, além do comportamento do animal. O cão que está doente normalmente vomita repetidas vezes e apresenta outros sintomas, como febre, alterações no apetite, prostração, entre outros. Já se o cachorro vomitando foi um episódio isolado e ele voltou a se comportar tranquilamente depois do episódio - brincando, se alimentando e bebendo água como sempre faz -, é sinal de que está tudo bem e provavelmente foi uma situação causada pela má digestão.

Mas por que o cachorro quando quer vomitar procura justamente os sofás, camas e tapetes de casa para fazer isso? A explicação para isso é simples. Os cães geralmente procuram um local de fácil acesso e que seja confortável para eles. Como eles passam uma parte considerável do dia deitados no sofá ou no tapete, esses acabam sendo os “alvos” do vômito do cachorro - até porque muitas vezes o mal estar é tão repentino que simplesmente não dá tempo do animal correr para outro lugar.


O cachorro vomitando tem causas variadas e precisa ser acompanhado pelo tutor
O cachorro vomitando tem causas variadas e precisa ser acompanhado pelo tutor

Como limpar o vômito de cachorro de sofás e tapetes?

Pode parecer uma tarefa impossível, mas não é. Em primeiro lugar, é preciso ter paciência e retirar o cachorro calmamente do lugar em que ele vomitou, certificando-se de que ele não vai levar sujeira para o resto da casa com as suas patinhas. Depois disso, o tutor deve pegar uma quantidade razoável de papel toalha ou um pano seco para remover o excesso de vômito de cachorro do sofá ou do tapete (não é algo agradável, mas é necessário para que a limpeza seja completa). Em seguida, basta aplicar uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre branco na região afetada com um borrifador e deixar o produto agir por cerca de 2 horas. Se você quiser, pode acrescentar um pouco de amaciante na mistura para amenizar mais ainda o mau cheiro. Passe uma escovinha no local algumas vezes durante as duas horas. Se ainda assim perceber manchas no estofado, repita o processo de limpeza

Veja algumas formas de como evitar que o vômito de cachorro estrague o sofá e o tapete

A melhor forma de evitar estragos é adotando medidas preventivas contra esses incidentes. Para ajudar nisso, o protetor de sofá para cachorro impermeável é uma ótima solução, porque ele é feito de um material resistente e que não deixa o vômito chegar na superfície do móvel. Mas para quem não pensa em comprar um protetor de sofá para cachorro, seja por uma questão estética ou por qualquer outro motivo, outra opção também é impermeabilizar tanto o tapete quanto o sofá da casa, pois assim o vômito de cachorro é facilmente removido.

Redação: Juliana Melo