Já parou para se perguntar como funciona o cérebro do cachorro? Essa é uma questão que pode intrigar muitos tutores, já que esses animais muitas vezes nos surpreendem com alguns comportamentos. Afinal, não dá para negar que, embora irracionais, os cães conseguem ser muito inteligentes! Eles são capazes de aprender vários tipos de comandos e muitas vezes parecem nos entender como ninguém. Então, como será que funciona a memória e o cérebro de cachorro? O Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o assunto para você “mergulhar” nesse universo canino. Veja só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cérebro de cachorro: tamanho e número de neurônios são superiores aos dos felinos

Uma dúvida que pode permear a cabeça de muita gente é quanto ao tamanho do cérebro de um cachorro. E, acredite se quiser: enquanto os gatos de porte médio normalmente têm um cérebro que pesa em torno de 25 gramas, o cérebro de um cachorro de mesmo porte costuma pesar cerca de 64 gramas (mais que o dobro!). Isso quer dizer que os cães são mais inteligentes do que os gatos? Bom, não necessariamente, como veremos a seguir.

O que se sabe, no entanto, é que o cérebro do cachorro tem sim um número maior de neurônios do que os felinos. Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, os cães teriam cerca de 530 milhões de neurônios corticais, enquanto os gatos teriam apenas 250 milhões. Já o cérebro humano, por outro lado, tem pelo menos 86 bilhões de neurônios.

Mas então, por que não se pode dizer que o tamanho do cérebro não influencia na inteligência dos animais? Simples: o fato dos gatos apresentarem um número menor de neurônios não passa de uma coincidência. Os ursos, por exemplo, tem um cérebro maior do que o cérebro dos felinos, mas em contrapartida apresentam o mesmo número de neurônios que esses animais.

 

cérebro do cachorro: cão treinando

Comportamento canino: os cachorros se esforçam para entender a linguagem humana

 

Como já se sabe, os cachorros são sim capazes de entender determinadas coisas, principalmente quando há a repetição de palavras - como o seu próprio nome dito várias vezes ou um comando específico. Mas a parte curiosa é que, mesmo que não tenham a capacidade de raciocínio, uma outra pesquisa revelou que os cães tentam ao máximo possível entender a comunicação humana - inclusive palavras novas que eles nunca ouviram antes. O estudo foi realizado pela Universidade Emory, também nos Estados Unidos, e a partir dele os pesquisadores chegaram à conclusão de que a região auditiva do cérebro do cachorro tem maior atividade quando o tutor diz palavras que não são do seu “conhecimento”. Isso quer dizer que eles se esforçam o máximo possível para nos entender, embora nem sempre consigam. É um hábito que, inclusive, está diretamente associado com a vontade que eles sentem de agradar seus humanos o tempo todo.

Cérebro do cachorro: será que seu amigo é capaz de ter lembranças?

Que os cães conseguem entender algumas palavras e responder a certos comandos básicos, você já sabe. Mas será que eles são capazes de se lembrar de determinados eventos? A resposta pode surpreender, mas segundo uma pesquisa feita pelo MTA-ELTE Comparative Ethology Research Group, na Hungria, o cérebro do cachorro tem uma memória mais desenvolvida do que nós imaginamos. Para chegar a essa conclusão, um grupo de 17 cachorros de diferentes raças foi analisado e, durante o experimento, os animais deveriam imitar ações inéditas - como subir em uma cadeira, por exemplo - feitas pelos seus tutores ao ouvirem a palavra “faça”. O estudo observou que 94,1% dos cães foram capazes de repetir os movimentos que  foram passados, mesmo após longos intervalos de tempo, provando que sim, o cérebro do cachorro é capaz de guardar certas memórias - não como um humano, claro, mas ainda assim tem uma capacidade bem desenvolvida.

Redação: Juliana Melo