Passear com o cachorro é uma atividade super importante para manter a saúde e bem-estar do seu pet. Quando esses exercícios são compartilhados com o tutor, a felicidade e diversão ficam ainda mais garantidas. É por isso que muitas pessoas amam o canicross, um esporte canino onde o cachorro e seu tutor correm juntos. Mas antes de sair praticando esse exercício por aí, você deve investir em uma coleira para correr com cachorro, um acessório criado exclusivamente para a prática do exercício.  

Qual a melhor coleira para cachorro que corre?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A guia para correr com cachorro precisa ser específica para a prática do exercício. O acessório promove segurança tanto para o animal como para os humanos na hora da corrida, já que dá mais estabilidade durante os movimentos. Com o uso da coleira adequada, é possível minimizar o impacto de puxões, o que tornará tudo mais agradável. Essa coleira é amortecida e contém o peitoral para o cão e o cinturão para tutor. Ou seja, a guia fica presa a região do quadril do tutor, possibilitando que ele fique com as mãos livres durante a corrida.

E se você está se perguntando se pode adaptar o peitoral e guia que já tem em casa, a resposta é não! A coleira para correr com cachorro é adequada para suportar o peso do humano e animal e movimentos durante a corrida. As coleiras e guias tradicionais podem não aguentar o impacto do esporte, já que também não possuem os amortecedores ideais. Para garantir a segurança de todos e evitar acidentes, o mais indicado é utilizar os acessórios próprios para a prática de canicross. 


A coleira para correr com cachorro é bem diferente das tradicionais
A coleira para correr com cachorro é bem diferente das tradicionais

Quanto custa uma guia para correr com cachorro?

O custo dessa coleira pode variar. Geralmente elas são encontradas por valores a partir de R$ 60, mas podem ter o preço mais elevado de acordo com certas especificações, como o material e tamanho do cachorro. Certifique-se de comprar o modelo indicado para o porte de seu pet. O mais indicado é que o cão experimente a coleira antes: o peitoral não pode apertar e nem ficar frouxo demais. Algumas pessoas optam por comprar o peitoral (também chamado de arnês) separado, mas vale lembrar que a coleira para canicross não é a mesma utilizada para passeio.

Seu pet não precisa ser um cachorro atleta para praticar corrida

O canicross é uma modalidade esportiva que possui suas regras específicas. No entanto, nunca se esqueça que seu cachorro não precisa ser profissional para praticar o exercício no dia a dia. Essa atividade é muito recomendada para aqueles cachorros que gostam de correr e pode ser uma ótima forma de interação entre o cachorro e tutor. A única coisa que você deve se atentar antes de praticar a atividade além da coleira é se o seu cão pode fazer exercícios físicos intensos como o canicross. Essa atividade não é recomendada para os animais braquicefálicos

A modalidade ainda permite que o cachorro participe de competições junto com o tutor. Nesse caso, eles precisam passar pelo treinamento adequado para aguentarem trajetos mais longos. Lembre-se que qualquer atividade com cachorro precisa ser para o bem-estar e diversão do animal, portanto, respeite os limites do seu cachorro e sempre deixe ele descansar bastante depois de qualquer prática esportiva

Redação: Hyago Bandeira