A caixa de areia para gatos é um acessório primordial na rotina dos felinos. Por instinto, os felinos precisam de um lugar específico para fazer xixi e cocô no dia a dia, e é por isso que antes de dar as boas vindas a um gatinho em sua casa, é necessário comprar esse objeto para servir como o banheiro do animal. Existem diferentes modelos disponíveis do acessório, e para escolher o ideal é bom entender qual atende melhor às necessidades gato e do tutor. A caixa de gato com peneira tem se tornado mais popular devido à sua praticidade, mas nem todo mundo sabe como ela funciona. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar: nós preparamos uma matéria com as principais características desse modelo. Veja a seguir!

Caixa de areia com peneira: como funciona o acessório?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nesse tipo de caixa de areia, a peneira tem uma função importantíssima, que é separar os grãos de areia sujos daqueles que podem ser reaproveitados. O acessório contém duas bandejas: uma base removível, que é onde fica a areia do gato e onde ele faz suas necessidades, e outra bandeja que fica embaixo dessa base, que é onde vão parar os grãos de areia peneirados.

Então, na prática, funciona assim: logo, depois que o animal usar o banheirinho, basta desencaixar as duas partes do objeto para usar a parte da peneira, de forma que os grãos mais finos que podem ser reutilizados se separam dos torrões de xixi e do cocô. Isso torna o processo de limpeza muito mais prático, além de ajudar na economia do material.


A caixa de gato com peneira torna a limpeza do acessório muito mais prática
A caixa de gato com peneira torna a limpeza do acessório muito mais prática

As vantagens e desvantagens da caixa de areia para gatos com peneira

Como já foi dito, uma das principais vantagens deste modelo é que ele facilita bastante o processo de limpeza da caixa, não havendo a necessidade de separar as sujeiras com uma pá, porque basta usar a peneira que vem acoplada. Em segundo lugar, o reaproveitamento dos grãos de areia também é outro ponto a favor dessa caixa de areia, já que isso ajuda a evitar o desperdício e, assim, o tutor não precisa comprar areia para gatos com tanta frequência. Por fim, outra grande vantagem do produto é que esse tipo de caixa tem as bordas laterais mais altas, o que impede que o gatinho jogue areia para fora dela e suje a casa toda.

Já sobre as desvantagens, o único ponto que chama a atenção é quanto ao odor, que pode incomodar. No entanto, isso é algo que pode ser evitado se o tutor limpar a caixa regularmente. Aliás, esse é um ponto importante: os gatos valorizam a higiene, e portanto a caixa de areia para gatos com peneira deve estar sempre bem limpinha.

A caixa de areia com peneira não é a única opção

Mesmo com todas as vantagens da caixa de gato com peneira, nem todo mundo se interessa por esse tipo de acessório. Mas não tem problema, existem vários outros modelos de caixa de areia para gatos, e um deles certamente vai te agradar. A caixa aberta, por exemplo, é uma das mais populares; mas a caixa fechada oferece mais privacidade para o gato e não deixa o odor de fezes e urina tomarem conta da casa. 

Redação: Juliana Melo