Cuidados

Como fazer uma toca para gato com papelão, madeira e feltro?

As tocas para gatos são como um refúgio para o gato descansar e até mesmo se esconder
As tocas para gatos são como um refúgio para o gato descansar e até mesmo se esconder

Todo mundo gosta de se sentir confortável e ter um cantinho seu - e isso também vale para os felinos! A toca para gatos é o local perfeito para o pet descansar e até mesmo se divertir em casa. Existem inúmeros modelos de tocas para gatos por aí, mas se você quer economizar ou dar seu toque especial, a melhor opção é fazer você mesmo. A toca de gato pode ser feita com diversos materiais. O papelão, a madeira e o feltro são itens fáceis de encontrar e que podem render muitas coisas criativas. Se você quer saber como fazer toca para gato com cada um desses materiais - e, por que não, com todos eles de uma vez só -, confira as dicas do Patas da Casa!

Como fazer toca para gatos com caixa de papelão?

Que os gatinhos amam brincar com papelão a gente já sabe! Além de ser um material que faz sucesso entre os gatos, o papelão é barato, sendo assim uma opção bem acessível de toca para gatos. Outras vantagens são o fato de ser um material reciclável e extremamente versátil, trazendo inúmeras possibilidades de decoração. Mas afinal, como fazer toca para gatos com caixa de papelão?

O primeiro passo é escolher uma caixa grande o suficiente para que seu gato fique confortável na parte interna. Depois, desenhe uma portinha no formato que preferir (uma silhueta do rosto de gato, coração ou até mesmo uma porta tradicional) e recorte com um estilete ou tesoura. Com a portinha da toca de gato pronta, decore como preferir. Você pode pintar ou colocar papel de parede, mas uma boa ideia é revestir com feltro. Ele é um tipo de TNT (tecido não tecido) feito a partir da compressão de fibras. Por isso, é um material bem resistente, o que é perfeito para gatos. Outra vantagem é sua textura macia e firme, que atrai os bichanos. Após revestir com feltro, coloque uma almofadinha dentro para deixar o gatinho confortável e pronto! Está aí sua toca para gatos com caixa de papelão.

Como fazer toca para gato com madeira: o material deixa a estrutura mais firme

Outro material perfeito para fazer uma tocas para gato é a madeira. Ela pode ser encontrada em vários formatos, com uma enorme variedade. A toca de gato feita com madeira é mais resistente, pois seu material traz mais firmeza. Para fazer a toca para gatos, selecione pedaços de madeira compensada: duas para base e teto (de 45cm x 35cm), duas para as laterais (de 45cm x 40cm) e uma para o fundo (de 32cm x 40cm) e cole os pedaços com cola instantânea, formando a toca. Para reforçar a base, pode parafusar também.

Para a portinha, a madeira deve ter 31,5cm x 39,5cm. Desenhe o formato da porta nesse pedaço de madeira usando sua criatividade e corte com uma serra. Depois, cole a madeira com a entrada na estrutura da toca para gatos. Agora é só decorar e colocar uma almofadinha confortável dentro. Assim como nas tocas para gatos de papelão, o feltro é uma ótima opção de revestimento, mas você também pode pintar a estrutura com alguma tinta liberada para pets.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Use a criatividade na hora de fazer uma toca para gato de papelão
    Use a criatividade na hora de fazer uma toca para gato de papelão

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Aprenda como fazer toca para gato usando caixa de papelão, madeira e feltro

    Se você está em dúvida entre uma toca para gatos de papelão ou de madeira, que tal fazer uma com os dois? A toca para gato de papelão, madeira e feltro une os materiais preferidos dos felinos na hora de se aconchegar em sua casinha. Além de ser uma opção de toca para gatos bastante funcional e confortável, é muito fácil de fazer. A toca para gatos que vamos te ensinar a fazer estimula as sensações do animal, que possui mais espaço para percorrer e desbravar, além de ter um arranhador para o bichano. Isso tudo ajuda a melhorar o enriquecimento ambiental.

    Você vai precisar de dois compensados de madeira (pode ser o pinus, que é bem mais barato e acessível) de 45cm x 35cm, dois canos de PVC (de cerca de 50 cm), corda de sisal, feltro e uma caixa de papelão não muito grande. Siga o passo a passo:

    1º passo: pegue um dos compensados de madeira para servir como base da toca de gato. Cole os canos de PVC de nela com cola quente ou líquida de boa fixação, cada um em uma lateral. 

    2º passo: pegue a outra peça de madeira e cole em cima dos canos de PVC. Ela vai servir como um segundo andar da toca de gato. Caso queira, você pode colocar mais dois canos de PVC e mais uma tábua de madeira, criando assim mais um terceiro andar. Você pode fazer isso até ficar da altura que você desejar.

    3º passo:  aplique cola quente nos dois canos e enrole a corda de sisal ao seu redor. Eles serão os arranhadores perfeitos para os felinos na toca para gatos.

    4º passo: corte uma entrada na caixa para que seu felino consiga entrar e sair da toca para gato com facilidade. Depois, cole a caixa no "andar" de cima.

    5º passo: revista toda a sua toca para gatos com feltro usando uma cola adequada para o material. Existem diversas opções de cores e modelos, basta escolher a que for mais a cara do seu bichinho. Assim, está pronta uma toca para gatos super prática, confortável e divertida!

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Próxima matéria

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Caixa de areia: sílica, madeira ou granulado, qual o melhor tipo para meu gato?
    Caixa de areia

    Caixa de areia: sílica, madeira ou granulado, qual o melhor tipo para meu gato?

    A caixa de areia é um dos primeiros acessórios que você precisa comprar quando um gato se torna o novo integrante da família. Super higiênicos e inteligentes, os felinos precisam de um local específico para as necessidades por instinto: se vivessem na natureza, eles esconderiam seus dejetos para se proteger de predadores e não espantar as presas. No dia a dia do gatinho que vive na casa ou apartamento, isso acontece com a areia e, justamente por ser algo tão importante para ele, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor opção disponível no mercado. Aqui embaixo, nós vamos te ajudar escolher entre sílica, madeira ou granulado para a caixa de areia: dá uma olhada!

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Arranhador de papelão para gatos: conheça o modelo e veja um passo a passo para fazer em casa
    Brinquedos

    Arranhador de papelão para gatos: conheça o modelo e veja um passo a passo para fazer em casa

    O arranhador para gatos é um item essencial na vida de qualquer gatinho de estimação. Os felinos domésticos seguem os instintos dos seus ancestrais. É por isso que, entre muitos comportamentos o bichinho tem a necessidade de arranhar as suas unhas; não apenas para afiá-las ou se divertir, mas para marcar o seu território. Como os gatos têm glândulas odoríferas presentes nas patinhas, o cheiro impregna a superfície arranhada, indicando seu domínio. A menos que o seu bichano tenha acesso a uma área externa ou você permita que ele circule livremente fora de casa, é interessante fornecer um arranhador a ele.

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato
    Raças

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por conta do seu porte. Essa é uma raça de gato grande e que tem o corpo bem robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e apertável. Também é um animal super gentil e carinhoso, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. 

    Ver Todas >

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?
    Cuidados dos animais

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?

    Ver um cachorro de rua precisando de ajuda sempre é uma situação bem delicada. No caso de um cachorro machucado ou em situação de maus-tratos, por exemplo, pode ser necessário fazer o resgate do animal. Mas qual o manejo correto de um cachorro que está sentindo dor ou que tem medo? E se o cachorro aparentar ter dono e está perdido? Como cuidar de um cachorro abandonado após o resgate? 

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?
    Cuidados dos animais

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

    Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. 

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?
    Cuidados dos animais

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?

    Você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho? Por seu comportamento independente e inteligência, muitas pessoas acreditam que os felinos podem ser deixados sozinhos em casa por um longo período de tempo. A verdade é que esse é um verdadeiro mito sobre a criação dos felinos domésticos. Um gatinho não pode ser deixado sozinho por muito tempo e existem vários fatores que podem interferir nisso. 

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro
    Cuidados dos animais

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro

    O cortador de unha para cachorro é um item indispensável na rotina do pet. Aparar as unhas do doguinho está além de uma questão estética: o cuidado é muito importante para o bem-estar do animal. O momento ideal para cortar unha de cachorro é quando elas estão mais aparentes ou fazendo barulho ao caminhar pela casa. Mas apesar de cortar unha de cachorro ser essencial, muitos tutores ainda possuem receio de fazer a prática sozinhos em casa. 

    Ver Todas >