Todo mundo gosta de se sentir confortável e ter um cantinho seu - e isso também vale para os felinos! A toca para gatos é o local perfeito para o pet descansar e até mesmo se divertir em casa. Existem inúmeros modelos de tocas para gatos por aí, mas se você quer economizar ou dar seu toque especial, a melhor opção é fazer você mesmo. A toca de gato pode ser feita com diversos materiais. O papelão, a madeira e o feltro são itens fáceis de encontrar e que podem render muitas coisas criativas. Se você quer saber como fazer toca para gato com cada um desses materiais - e, por que não, com todos eles de uma vez só -, confira as dicas do Patas da Casa!

Como fazer toca para gatos com caixa de papelão?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Que os gatinhos amam brincar com papelão a gente já sabe! Além de ser um material que faz sucesso entre os gatos, o papelão é barato, sendo assim uma opção bem acessível de toca para gatos. Outras vantagens são o fato de ser um material reciclável e extremamente versátil, trazendo inúmeras possibilidades de decoração. Mas afinal, como fazer toca para gatos com caixa de papelão?

O primeiro passo é escolher uma caixa grande o suficiente para que seu gato fique confortável na parte interna. Depois, desenhe uma portinha no formato que preferir (uma silhueta do rosto de gato, coração ou até mesmo uma porta tradicional) e recorte com um estilete ou tesoura. Com a portinha da toca de gato pronta, decore como preferir. Você pode pintar ou colocar papel de parede, mas uma boa ideia é revestir com feltro. Ele é um tipo de TNT (tecido não tecido) feito a partir da compressão de fibras. Por isso, é um material bem resistente, o que é perfeito para gatos. Outra vantagem é sua textura macia e firme, que atrai os bichanos. Após revestir com feltro, coloque uma almofadinha dentro para deixar o gatinho confortável e pronto! Está aí sua toca para gatos com caixa de papelão.

Como fazer toca para gato com madeira: o material deixa a estrutura mais firme

Outro material perfeito para fazer uma tocas para gato é a madeira. Ela pode ser encontrada em vários formatos, com uma enorme variedade. A toca de gato feita com madeira é mais resistente, pois seu material traz mais firmeza. Para fazer a toca para gatos, selecione pedaços de madeira compensada: duas para base e teto (de 45cm x 35cm), duas para as laterais (de 45cm x 40cm) e uma para o fundo (de 32cm x 40cm) e cole os pedaços com cola instantânea, formando a toca. Para reforçar a base, pode parafusar também.

Para a portinha, a madeira deve ter 31,5cm x 39,5cm. Desenhe o formato da porta nesse pedaço de madeira usando sua criatividade e corte com uma serra. Depois, cole a madeira com a entrada na estrutura da toca para gatos. Agora é só decorar e colocar uma almofadinha confortável dentro. Assim como nas tocas para gatos de papelão, o feltro é uma ótima opção de revestimento, mas você também pode pintar a estrutura com alguma tinta liberada para pets.


Use a criatividade na hora de fazer uma toca para gato de papelão
Use a criatividade na hora de fazer uma toca para gato de papelão

Aprenda como fazer toca para gato usando caixa de papelão, madeira e feltro

Se você está em dúvida entre uma toca para gatos de papelão ou de madeira, que tal fazer uma com os dois? A toca para gato de papelão, madeira e feltro une os materiais preferidos dos felinos na hora de se aconchegar em sua casinha. Além de ser uma opção de toca para gatos bastante funcional e confortável, é muito fácil de fazer. A toca para gatos que vamos te ensinar a fazer estimula as sensações do animal, que possui mais espaço para percorrer e desbravar, além de ter um arranhador para o bichano. Isso tudo ajuda a melhorar o enriquecimento ambiental.

Você vai precisar de dois compensados de madeira (pode ser o pinus, que é bem mais barato e acessível) de 45cm x 35cm, dois canos de PVC (de cerca de 50 cm), corda de sisal, feltro e uma caixa de papelão não muito grande. Siga o passo a passo:

1º passo: pegue um dos compensados de madeira para servir como base da toca de gato. Cole os canos de PVC de nela com cola quente ou líquida de boa fixação, cada um em uma lateral. 

2º passo: pegue a outra peça de madeira e cole em cima dos canos de PVC. Ela vai servir como um segundo andar da toca de gato. Caso queira, você pode colocar mais dois canos de PVC e mais uma tábua de madeira, criando assim mais um terceiro andar. Você pode fazer isso até ficar da altura que você desejar.

3º passo:  aplique cola quente nos dois canos e enrole a corda de sisal ao seu redor. Eles serão os arranhadores perfeitos para os felinos na toca para gatos.

4º passo: corte uma entrada na caixa para que seu felino consiga entrar e sair da toca para gato com facilidade. Depois, cole a caixa no "andar" de cima.

5º passo: revista toda a sua toca para gatos com feltro usando uma cola adequada para o material. Existem diversas opções de cores e modelos, basta escolher a que for mais a cara do seu bichinho. Assim, está pronta uma toca para gatos super prática, confortável e divertida!

Redação: Maria Luísa Pimenta