Um dos instintos felinos que mais trazem problemas para os tutores é o de arranhar os móveis da casa para afiar suas garras. Os sofás geralmente são as principais vítimas das unhas dos gatos. Então como conviver com um gatinho sem deixar que ele destrua as coisas de casa? É muito mais simples do que você imagina: existem vários tipos de protetor de sofá contra gatos… e o melhor de tudo é que também é possível aprender como fazer um desses em casa, para aqueles que gostam de se aventurar com tutoriais de DIY (o famoso “faça você mesmo”). Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria especial sobre protetor de braço de sofá para gatos. Confira!

Protetor de sofá para gatos: uma alternativa para evitar que os bichanos arranhem o móvel

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para quem tem um gatinho em casa, não tem jeito: mais cedo ou mais tarde o bichano pode acabar atacando os móveis ou o sofá com as suas unhas. É um instinto natural e que não deve ser inibido, mas direcionado para os objetos certos, como os arranhadores para gatos. Contudo, às vezes mesmo com o acessório disponível, ainda corre o risco dos peludinhos enfiarem as unhas onde não devem. Por isso, com um protetor de sofá, gatos não conseguem arranhar o estofado e muito menos destruí-los (por mais que eles tentem), e esse acaba se tornando um produto indispensável na casa de todo gateiro.


Protetor de sofá: gatos precisam desse acessório para não arranharem o estofado
Protetor de sofá: gatos precisam desse acessório para não arranharem o estofado

Quais são as opções de proteção de sofá para gatos?

O que não faltam são modelos diferentes do acessório. Existem aqueles que são destinados apenas para proteger o estofado, assim como também existe, por exemplo, o modelo de arranhador para gatos (protetor de sofá). Nesse caso, o protetor é anexado ao braço da poltrona e tem uma superfície apropriada para os felinos arranharem as unhas. Ou seja, é só vantagem: o gatinho consegue satisfazer suas necessidades e o tutor fica com o sofá intacto!

Também é importante ficar atento ao material do protetor de sofá para gatos. Tem produto que é feito de tecido e preenchido com pelúcia, assim como também tem alguns que são feitos do mesmo material que os carpetes. Outros materiais bastante procurados são os impermeáveis, que também evitam o xixi no sofá, e as capas de plástico, que são uma opção mais barata.

Veja como fazer protetor de sofá para gatos com um passo a passo!

Com tantas opções, é normal ficar meio perdido. Mas se você quer tentar fazer um desses em casa, também é super possível. A seguir, vamos te ensinar como fazer um dos modelos de protetor de canto (sofá): o arranhador para gatos. As dicas são do canal “Ideias Diferentes por Ricardo Fontenele”, no YouTube .

Você vai precisar de:

• Uma tábua de madeira ou MDF com o comprimento da altura total do braço do seu sofá

• Duas tábuas de madeira ou MDF com o comprimento da largura do braço do sofá, e outra com o comprimento da altura de dentro do sofá

• Fita e broca chata

• Corda de sisal

• Cola específica para madeira ou MDF

Passo a passo:

1) Primeiro, você deve fazer dois furos na tábua maior: um em cima e outro embaixo, que é por onde vai passar a corda de sisal.

2) Em seguida, é só amarrar a fita em uma das pontas da tábua e prender a corda de sisal com um parafuso.

3) Depois disso, é só contornar toda a tábua repetidas vezes com a corda de sisal até chegar ao segundo furo.

4) Com isso, é só prender a corda com a fita e o parafuso do outro lado.

5) Ao terminar a parte do arranhador, chegou a hora de prender essa tábua às outras menores. Para isso, é só utilizar uma cola específica para madeira ou MDF (dependendo do material que você preferir)

6) Deixe secar, e prontinho! Está pronto o protetor de sofá para gatos.


Redação: Juliana Melo