Dar as boas vindas a um gatinho exige uma série de preparativos no ambiente, principalmente quanto aos móveis da casa - uma lista que varia desde o sofá da sala até o colchão da cama. Como muitos sabem, os felinos têm o hábito de arranhar tudo que encontram pela frente, e ele não vai hesitar em meter as unhas em qualquer superfície mais fofinha que estiver dando mole. Então, como manter o colchão a salvo das garras do seu gato? Para te ajudar a lidar com esse comportamento de gato, separamos algumas dicas que podem ajudar. Saiba mais a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, por que gatos arranham móveis, sofás e colchão?

Um dos maiores receios de quem tem um bichano é chegar em casa e encontrar móveis, sofá e colchão totalmente destruídos pelas unhas do gato. E isso não é difícil de acontecer, já que o motivo porque gato arranha tudo à sua volta é meramente instintivo. Ou seja, para eles é totalmente natural o ato de afiar as garras em qualquer objeto que estiver ao seu alcance, principalmente se elas estiverem compridas demais.

Além disso, existe outra explicação por trás desse comportamento felino: ao arranhar o colchão e outros móveis, o gato também está marcando seu território e deixando claro que aquele local já tem “dono”. Isso é possível porque as patas do animal possuem glândulas que liberam um odor característico que é facilmente detectado por outros felinos.

 

gato usando arranhador de gato

Arranhadores para gatos: confira algumas opções para entreter seu amigo

 

Nada de reprimir os instintos do seu pet, hein? A melhor maneira de deixar seu gatinho satisfeito é redirecionando os arranhões para um objeto que é feito exatamente para isso: o arranhador para gatos. Existem vários modelos diferentes e, a seguir, separamos alguns deles para te guiar:

• Arranhador de gato de papelão: é um dos modelos que mais faz sucesso entre os felinos porque junta duas coisas que eles amam, que é papelão e arranhador. Como não é um material muito resistente, ele geralmente não tem uma alta durabilidade, mas é uma opção barata e que costuma agradar bastante os bichanos.

• Arranhador de gato de sisal: com alta durabilidade, esse é o arranhador de gato preferido dos tutores. Embora seja um pouco mais caro do que o modelo de papelão, ele tem um excelente custo-benefício porque oferece a superfície perfeita para o gato arranhar as garras e não precisa ser substituído com frequência.

• Arranhador de gato de feltro: geralmente, o acessório vem acoplado em um brinquedo interativo. Não tem uma durabilidade tão alta quanto a versão de sisal, mas ainda assim é uma ótima ideia para entreter o seu amigo de quatro patas.

Além do arranhador, gato deve ter as unhas aparadas regularmente

Se você quer evitar que o gato arranhe o colchão e o sofá de casa, deve ter um cuidado especial com as garras do felino. O ideal é que o tutor corte a unha do gato pelo menos duas vezes por mês ou quando houver necessidade. Essa nem sempre é uma tarefa fácil de ser realizada e, caso você não se sinta seguro para isso, pode levar seu amigo de quatro patas em um pet shop e pedir para um profissional cortá-las. Com as unhas aparadas, o gato dificilmente vai sentir vontade de arranhar as coisas e, mesmo que ele faça isso, não vai ser algo tão destrutivo assim. De qualquer forma, a melhor dica ainda é investir nos arranhadores para gatos.

Redação: Juliana Melo