Além de comprar brinquedos prontos na internet ou pet shops, uma outra opção bem legal é aprender como fazer brinquedos para gatos por conta própria! Isso ajuda a dar um toque especial ao acessório produzido, e ainda por cima é uma forma de encontrar novas utilidades para objetos que iam direto para o lixo, como uma caixa de papelão ou garrafa pet.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como todos sabem, os bichanos se divertem com absolutamente qualquer coisa, então um brinquedo de gato caseiro certamente vai deixá-lo muito feliz e entretido no dia a dia. Por isso, se você tem curiosidade de saber como fazer um brinquedo para gato (ou vários), é só ficar de olho nas dicas que reunimos abaixo!

Como fazer brinquedos para gatos com papelão?

Não é mistério para ninguém o fascínio de felinos por caixas de papelão. Grandes, pequenas, de sapatos ou de eletrodomésticos: qualquer modelo de caixa é bem-vindo, sendo capaz de garantir a diversão dos felinos por horas. E o melhor de tudo: é possível fazer brinquedos para gatos de diferentes tipos, como arranhadores, circuitos e até uma casinha para abrigar o seu pet durante as sonecas. Veja a seguir como fazer brinquedos para gatos com caixa de papelão:

  • Arranhador de papelão: existem vários tipos de arranhadores disponíveis, e o arranhador de papelão para gatos é um deles. Ainda que a durabilidade do produto seja menor do que a de um arranhador tradicional feito de sisal, esse é um dos modelos preferidos dos felinos. Basta recortar algumas tiras do mesmo tamanho, colar uma na outra e deixar secar.
  • Circuito para gatos de papelão: dependendo da quantidade de papelão que você tiver disponível em casa, é possível montar um pequeno circuito para o seu amigo de quatro patas. Para isso você vai precisar de pelo menos três ou quatro caixas de papelão e um espaço adequado para que o pet possa explorar todos os cantinhos do percurso.
  • Casinha de papelão: uma outra opção bem interessante é fazer uma casinha de papelão para gatos. Existem vários tutoriais na internet que explicam o passo a passo, mas lembre-se de procurar uma caixa de papelão com um tamanho apropriado para acomodar o seu amigo. Além das casinhas, a toca para gatos com papelão é um espaço bem legal que também pode ser feito com o material.

Brinquedo de gato caseiro: até mesmo um rolo de papel higiênico pode divertir os felinos
Brinquedo de gato caseiro: até mesmo um rolo de papel higiênico pode divertir os felinos

Como fazer brinquedos para gatos com garrafa pet?

As garrafas pets são uma outra possibilidade bem legal para entreter o seu bichinho de estimação! Além de servir como um estímulo físico e mental no cotidiano do animal, é possível fazer brinquedos para gatos com garrafa pet de duas maneiras diferentes:

  • Garrafa pet com guizo: acredite se quiser, mas um dos brinquedos que mais fazem sucesso no universo felino são as bolinhas para gato com guizo. Para improvisar um brinquedo desse tipo, basta pegar uma garrafa pet e colocar guizo ou qualquer outro objeto que faça um barulhinho ao mexer. Os gatinhos adoram! 

  • Garrafa pet recheada com petiscos: esse é um brinquedinho para gato que estimula também a inteligência do seu amigo de quatro patas. Funciona da seguinte maneira: você deve fazer alguns pequenos furinhos na garrafa pet e, em seguida, recheá-la com alguns grãos de ração ou petisco. O objetivo é fazer com que o animal descubra como “liberar” a comida de dentro da garrafa.

Brinquedos para gatos: como fazer algo divertido com outros materiais recicláveis?

Além de acessórios com caixas de papelão e garrafa pet, você também pode investir em um brinquedinho para gato com outros materiais. Sabe aquele rolo de papel higiênico que parece não ser nada demais? Ou até aquela rolha de vinho que ia direto para o lixo no final de semana? Então: tudo isso pode virar um divertido brinquedo para gatos! Confira algumas ideias:

  • Rolo de papel higiênico com catnip: fazer brinquedos para gatos com catnip é sempre uma sábia escolha! A erva de gato é um estimulante que diverte bastante os felinos e os deixa bem ativos. Então aqui vai uma dica: pegue um rolo de papel higiênico, coloque pedaços de jornais misturados com um pouquinho de catnip dentro e, por fim, feche o brinquedo com uma meia em volta.  Ah, e não esqueça de dar um nó para o brinquedo não se desfazer na primeira brincadeira!

  • Rolha de cortiça com penas: sabe aquela garrafa de vinho que você abriu no final de semana e já queria jogar fora? Guarde a rolha de cortiça para fazer um brinquedo de gato caseiro bem legal! É só fazer um furo na rolha de cima para baixo utilizando um alfinete. Em seguida, passe por dentro do buraco penas ou fitas que chamem a atenção do seu gatinho e o brinquedo estará pronto!

Redação: Juliana Melo