close
Adoção

Como fazer a adaptação de gatos a novos donos?

Confira algumas dicas de como fazer   o gato se acostumar com novo dono a seguir!
Confira algumas dicas de como fazer o gato se acostumar com novo dono a seguir!

Os gatos são animais bastante apegados com a rotina e, por isso, qualquer tipo de mudança pode afetar significativamente o humor deles, deixando-os estressados e ansiosos. Isso não é diferente com a adaptação de gatos a novos donos, principalmente se ele já for um gato adulto (os filhotes têm mais facilidade nesse processo porque ainda não têm uma rotina tão estabelecida). Portanto, saber como fazer um gato se adaptar a um novo lar e ao seu novo dono é um ponto crucial nesse momento, sem forçar a barra. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa preparou uma matéria com algumas dicas e uma história real de adaptação de uma gatinha com a sua nova dona. Vem que a gente te conta como acostumar gato em outro ambiente e numa nova família!

Adaptação de gatos a novos donos: o passado do bichano pode influenciar

Para começar, é preciso entender que seu gato tem um passado e já teve uma família antes de você (ou pode ter vivido anos em um abrigo). Nem sempre é possível saber exatamente como era a rotina do felino no antigo lar, mas é importante você ter noção de isso isso influencia o comportamento durante o processo de adaptação de gatos a novos donos.

Esse foi o caso da Paçoca, gatinha da Mariana Maciel, que passou dois anos com a sua primeira família antes de ser devolvida para o abrigo e, então, adotada novamente pela Mari. “A história que chegou para mim é de que a mulher que a havia adotado foi vítima de violência doméstica e precisou devolver a gatinha ao abrigo. No primeiro ano da adoção, percebia que ela se assustava com barulhos altos, principalmente vozes masculinas. Tinha também uma grande dificuldade em confiar nas pessoas”.

Como fazer o gato se acostumar com novo dono e novo lar?

Embora não exista uma fórmula certa para a adaptação de gatos a novos donos, tem uma coisa básica que você pode (e deve) fazer pelo seu bichano: dê espaço a ele. Nesse primeiro momento, é bem provável que o animal vá estranhar o ambiente e ficar um pouco mais recluso, mas isso faz parte do processo. Enquanto alguns gatos podem ficar mais agressivos e ter problemas de comportamento no novo lar, outros podem ficar mais apáticos e até mesmo acabar se escondendo pela casa, que nem a Paçoca. “Ela passou o primeiro dia escondida no canto do banheiro e os dias seguintes acuada, desconfiando até da comida oferecida”.

Contudo, não devemos esquecer que cada caso é um caso e toda a adaptação vai depender muito da personalidade e do histórico do bichano. Para saber como fazer um gato se adaptar a um novo lar, é preciso entender que o animal precisa de um tempinho e de espaço para digerir tantas mudanças. “Foi uma questão de tempo, apenas, para que a Paçoca entendesse que poderia confiar em mim e, aos poucos, entender que aquele era o território dela”, conta Mariana.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Adaptação: gatos têm maneiras diferentes de se comportar. A Paçoca, depois de um tempo, já estava super bem na nova casa.
    Adaptação: gatos têm maneiras diferentes de se comportar. A Paçoca, depois de um tempo, já estava super bem na nova casa.

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

    Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

    Afinal, quanto tempo um gato leva para se adaptar?

    Podem ser duas semanas, um mês ou até mesmo um ano, mas o importante é não desistir. O processo geralmente é mais demorado se o animal tiver um passado mais traumático e problemas de confiança nos humanos, mas existem pequenos passos que são dados com o tempo. No caso da Paçoca, por exemplo, Mariana conta que depois de duas semanas a gatinha já estava até um pouco mais confortável do que nos primeiros dias, mas só depois de dois meses é que ela passou a se sentir totalmente à vontade no novo ambiente. Já a construção de uma relação afetuosa com a tutora demorou um pouco mais. “O carinho que ela tem por mim demorou um pouco mais de seis meses para se desenvolver completamente. Confiança é uma construção, mesmo com animais. No início ela era muito desconfiada, sem interesse nenhum em carinho e brincadeiras. Hoje somos inseparáveis e ela é extremamente carinhosa comigo e com as pessoas que apresento a ela”.

    Adaptação: gatos dão alguns sinais quando estão mais confortáveis

    Os gatos podem até não falar como os humanos, mas a linguagem corporal felina diz muita coisa sobre eles. A forma como eles mexem o rabo, as orelhas e até a postura que adotam é muito importante para entender como os gatos se sentem em um determinado ambiente. Por isso, procure sempre entender os sinais dados pelo bichano, isso ajuda a melhorar bastante a comunicação entre vocês! “Para mim foi muito marcante ver a Paçoca dormindo de barriga para cima durante o dia, completamente relaxada. Já tinha lido que gatos tem uma questão com a própria barriga, que aparentemente é uma área muito vulnerável e eles a protegem sempre. Ver que ela não estava mais achando que precisava se proteger foi um alívio”, reflete Mariana.

    Algumas dicas de como acostumar gatos em outro ambiente

    Quer saber como fazer um gato se adaptar a um novo lar? O primeiro passo é preparar um ambiente bem confortável para o felino e com tudo que ele precisa! Caminha, brinquedos, arranhador, potinho de comida e água (uma boa opção são as fontes de água para gatos) são fatores essenciais para promover uma boa qualidade de vida aos felinos. Além disso, se você adotar o gatinho diretamente de outra família, procure saber um pouco mais sobre a sua personalidade, do que ele gosta de fazer, o que gosta de comer e como é a rotina dele no geral. Isso pode ajudar bastante no processo de adaptação do seu gatinho!

    Redação: Juliana Melo

    Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

    Próxima matéria

    Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!

    A rivalidade entre cães e gatos é tão histórica que até ditado popular ela já virou. Mesmo assim, no dia a dia o que não falta por aí são donos de pet que não conseguem decidir entre uma das espécies e dividem o amor com os cachorros e gatos ao mesmo tempo e embaixo do mesmo teto. A parte boa disso é que você não precisa aceitar que eles vão viver sempre em pé de guerra: juntar cachorro e gato em casa é possível, sim! Descubra, aqui embaixo, como você pode aproveitar a companhia de dois animaizinhos completamente diferentes, mas que também podem se tornar super amigos!

    Gravidez é motivo para abandono de gatos? Veja os mitos, cuidados e como fazer a adaptação correta
    Cuidados

    Gravidez é motivo para abandono de gatos? Veja os mitos, cuidados e como fazer a adaptação correta

    O abandono de animais - especialmente de gatos - durante a gravidez é mais comum do que se imagina. Alguns médicos fazem essa recomendação porque acreditam que o contato direto com felinos na gestação pode trazer riscos à saúde da mãe e do feto. A toxoplasmose na gravidez, assim como a alergia a gato, são as principais preocupações. Mas será que isso realmente deve ser um motivo para doar o pet? A grávida pode ter gato tomando todos os cuidados?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Ver Todas >

    Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

    Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
    Adote um animal

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

    Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

    Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça
    Adote um animal

    Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça

    É bem provável que você já esteja familiarizado com a imagem de um Schnauzer. Esse é um cão com aparência robusta, cabeça alongada e um bigode de cachorro que chama atenção por onde passa. Mas sabia que existem três variações da raça, e o Schnauzer gigante é um deles? O que poucas pessoas sabem é que o Schnauzer grande não chama atenção somente por causa do seu tamanho, mas também por conta da sua personalidade forte e cheia de energia. 

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro
    Adote um animal

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

    Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos.

    Ver Todas >