Comportamento

Como evitar que o seu gato destrua as plantas de casa?

Alguns gatos são fascinados por plantas... mas o tutor precisa tomar alguns cuidados!
Alguns gatos são fascinados por plantas... mas o tutor precisa tomar alguns cuidados!

Se você tem plantas e gatos em casa, com certeza já deve ter se deparado com o animal tentando brincar ou morder uma folha. Embora seja carnívoro, o gato come planta para desintoxicar o organismo ou até mesmo para se divertir. Além de causar destruição, é preciso tomar cuidado com as plantas tóxicas para gatos. Algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos podem até mesmo matar o bichano. Para evitar acidentes e garantir a beleza das suas plantinhas, você pode mudar algumas coisas dentro de casa e direcionar o comportamento para uma grama específica para os bichanos, por exemplo. Veja algumas dicas infalíveis que separamos a seguir! 

Antes de tudo, é importante saber quais são as plantas venenosas para gatos

Assim como acontece com os cães, existem algumas plantas que são tóxicas para os gatos e devem ser evitada. A tulipa, por exemplo, é uma delas. Embora seja conhecida pelo seu símbolo de elegância, ela faz parte da lista de plantas venenosas para gatos, podendo causar vômito, diarreia e dificuldades respiratórias no seu bichano. Outra planta que também deve ser evitada é a comigo-ninguém-pode. Como o próprio nome já diz, ela é venenosa tanto para animais de estimação quanto para os humanos.  Além destas, outras plantas como samambaia, lírio, copo de leite, jiboia, espada de São Jorge, violeta e bico de papagaio também devem ser mantidas longe dos felinos.

Coloque as plantas em locais fora do alcance do seu bichano

Pode até parecer óbvio, mas um dos meios mais simples de evitar que o seu bichano destrua as plantas de casa é impedindo o acesso dele. Sendo assim, o ideal é colocar os vasos em locais onde o felino não consegue chegar, como em prateleiras altas ou presas a ganchos na parede. Ainda assim, vale ressaltar que os gatos são animais que gostam de subir, pular e explorar. Por esse motivo, os gateiros de plantão (e pais de plantas nas horas vagas) devem ter em mente que todo o cuidado é pouco. Certifique-se de que o seu amigo de quatro patas não conseguirá usar outros objetos, como sofá e cama, para chegar até o local onde as plantas estão, ok?

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A grama para gatos é a solução para impedir que o seu bichano destrua as plantas da casa
    A grama para gatos é a solução para impedir que o seu bichano destrua as plantas da casa

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Opte pelas plantas que menos agradam os gatos

    Os felinos são animais curiosos e exploradores por natureza. Por isso, nem sempre é possível evitar que eles transitem por todos os espacinhos da casa ou do apartamento. Nesses casos, uma boa forma de impedir que o se bichano destrua as plantas é investindo nas espécies que ele menos gosta. A hortelã, por exemplo, tem um cheiro exagerado para os bichanos, que possuem um olfato bem sensível a alguns odores. Outra planta popular que pode te ajudar na missão de manter o jardim protegido é a lavanda. Embora possua um cheiro considerado agradável pela a maioria das pessoas, a lavanda é de longe uma das espécies que os gatos menos gostam. Além destas, outras plantas como alecrim, gerânio, capim-limão e arruda também são ótimas aliadas quando o assunto é evitar que o seu gato destrua as plantas de casa.

    Invista em grama para gatos para evitar a destruição do seu jardim 

    Existem algumas espécies de plantas que podem trazer uma série de benefícios para a saúde do seu bichano. Por esse motivo, o gato come planta com o intuito de se desintoxicar e, assim, garantir o bom funcionamento do organismo. Então, por que não investir em espécies que contribuem para saúde do seu bichano? A grama de gato é uma ótima opção. Além de estimular a digestão dos alimentos com a grande quantidade de fibras, evitando assim problemas intestinais e diarreia, a grama para gatos ajuda no controle das bolas de pelos. Outra vantagem desse tipo de plantinha é o seu custo-benefício. Isso porque com o uso de algumas sementes, como o milho de pipoca, é possível cultivá-la em casa com segurança e sem gastar muito. Vale a pena experimentar!

    Redação: Úrsula Gomes

     

    milho de pipoca

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Próxima matéria

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar
    Cuidados

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar

    Quem se pergunta como cuidar de um cachorro ou gato por estar dando as boas-vindas a um desses animais em casa em breve vai descobrir que a adaptação do ambiente é mais do que necessária. Buscando a segurança e o conforto do seu novo amigo, é normal instalar telas de proteção e liberar um cantinho para a cama e a ração dele, mas muita gente passa direto pelas plantas: algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos são tóxicas quando ingeridas e podem até ser fatais.

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Plantas venenosas para gatos: 10 espécies que você deve deixar longe do alcance dos felinos
    Cuidados

    Plantas venenosas para gatos: 10 espécies que você deve deixar longe do alcance dos felinos

    Ter plantas em casa é tudo de bom para dar uma revitalizada no ambiente, deixando-o mais alegre e colorido. Contudo, quem pretende ter um gatinho, ou quem já tem e quer investir em uma vegetação mais natural dentro de casa, precisa ter uma atenção redobrada na hora de escolher as espécies das verdinhas. Existem plantas tóxicas para gatos que representam um verdadeiro perigo para o seu amigo de quatro patas, e é essencial saber quais são elas para evitar qualquer tipo de problema. 

    Ver Todas >

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?
    Comportamento animal

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?

    No mundo canino, a proporção da idade do cachorro é totalmente diferente do que conhecemos entre os humanos. A média de vida de um cãozinho é de 10 a 13 anos, mas isso pode mudar de acordo com o tamanho, raça e cuidados que o animal recebeu ao longo da vida. No entanto, algumas raças de cachorro são conhecidas pela alta expectativa de vida. Um fator absolutamente genético! 

    Como é o temperamento do Poodle?
    Comportamento animal

    Como é o temperamento do Poodle?

    O Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil e um dos motivos para isso está relacionado ao fato desta raça ser super “família”. Muito companheiro e leal aos donos, ele gosta de participar de todos os momentos, desde uma confraternização até um cochilo no sofá. Não importa se estamos falando de um Poodle toy, anão, médio ou standard: todos os tamanhos são muito sociáveis e gostam de fazer novos amigos.

    Já se perguntou qual o significado do bocejo dos cães? Veja curiosidades sobre esse comportamento canino!
    Comportamento animal

    Já se perguntou qual o significado do bocejo dos cães? Veja curiosidades sobre esse comportamento canino!

    Você com certeza já deve ter flagrado o cachorro bocejando muito e associou apenas a sono, não é? Para a surpresa de muitos, esse comportamento canino pode dizer muito sobre o que o cãozinho está sentindo ou pensando. Sim, é verdade! De acordo com algumas pesquisas científicas, a linguagem dos cachorros também se manifesta com bocejos e pode ter vários significados, desde demonstração de empatia pelo seu humano até uma espécie de fuga do estresse.

    Cama para gatos: 4 objetos que podem ser transformados em uma caminha para o seu bichano
    Comportamento animal

    Cama para gatos: 4 objetos que podem ser transformados em uma caminha para o seu bichano

    Cuidar de gato é pensar também na hora do descanso desses animais. Todo mundo sabe que os felinos passam boa parte do dia dormindo, e não existe hora nem local certo para isso. Muitas vezes eles se apropriam do sofá da sala ou até se escondem entre as prateleiras para tirar uma sonequinha. Mas nenhum lugar é melhor do que uma cama para o gato descansar. Ela precisa ser confortável e aconchegante, e o melhor de tudo é que não é preciso gastar muito para ter uma dessas em casa. 

    Ver Todas >