A bolinha de cachorro é um dos brinquedos de pets mais populares. Quando falamos de brincadeiras para cachorro é impossível não lembrar da clássica cena do cão trazendo a bolinha de volta para o dono. Mesmo que seja muito inteligente, essa brincadeira de cachorro não é instintiva e precisa ser direcionada pelo tutor. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa fez um passo a passo para te ensinar como ensinar o cachorro a trazer a bolinha. Dá só uma olhada!

Passo 1: escolha a bolinha de cachorro adequada para a brincadeira


Bolinha de cachorro deve ser adequada para brincadeiras
Bolinha de cachorro deve ser adequada para brincadeiras

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro passo na hora de ensinar cachorro a pegar bolinha é escolher o modelo adequado. É muito comum ver o cachorro brincando com itens aleatórios da casa, como almofadas, controle remoto de tv e por aí vai… Isso pode levar alguns tutores a pensarem que os cães não têm preferências quando o assunto é brincar, mas não é bem assim. Eles podem preferir modelos específicos de brinquedos, como a bolinha interativa para cães que permite colocar petiscos.

Existem bolas de cachorro de todos os tipos e tamanhos: bolinha de plástico, silicone, bolinha mais dura ou macia, e até mesmo a bola de tênis (uma das favoritas). Para a brincadeira de pegar a bolinha e levar ao tutor dentro de casa, as mais indicadas são as de silicone e bola de tênis. Isso porque elas são mais leves e são mais maleáveis, o que permite tornar a brincadeira mais dinâmica. Em praias ou parques, por exemplo, o tutor pode investir em outros tipos mais resistentes e até mesmo uma bola de futebol ou vôlei dependendo do tamanho do seu cachorro.

Passo 2: comece chamando a atenção do cachorro com petiscos


Antes de jogar a bolinha para cachorro, faça uma associação positiva com petiscos
Antes de jogar a bolinha para cachorro, faça uma associação positiva com petiscos

Com tudo pronto e separado e quando você já estiver no local da brincadeira, ofereça alguns petiscos para o cão para ele entender que a brincadeira terá recompensas - isso vai deixar ele mais interessado ainda em aprender. O adestramento positivo é a melhor forma de fazer o animal aprender qualquer coisa, seja uma brincadeira ou mesmo ensinar o cachorro a dar a pata. Como a brincadeira terá muitas repetições, o melhor é dividir o petisco (ou mesmo uma fruta ou legume liberado) em pedaços bem pequenos.

Ao dar os petiscos para o cachorro, sempre o elogie com um “bom garoto” ou “muito bem”. Faça isso por 3 ou 5 vezes. Depois disso, será o momento de pedir para o cão ficar quieto. Isso evita que ele fique muito ansioso para brincar (e ser recompensado) e faz com que perceba que está entrando em um momento de aprendizagem.

Passo 3: jogue a bolinha para o cachorro pela primeira vez e fale algum comando


Cachorro brincando: atire a bolinha pela primeira vez para instigar o pet
Cachorro brincando: atire a bolinha pela primeira vez para instigar o pet

Com o pet parado, chegou a hora de atirar a bolinha de cachorro pela primeira vez, associando a algum gesto concreto com o braço ou dizendo “busca”/”pega”. Tanto o sinal como a ordem verbal deverá ser sempre a mesma, visto que o cão precisa relacionar a palavra com o exercício. Essa técnica pode ser usada para ensinar como brincar com cachorro filhote e adulto.

Passo 4: dê petiscos para o cachorro todas as vezes em que ele acertar


As brincadeiras para fazer com cachorro ficam mais interessantes para o animal quando envolve recompensas
As brincadeiras para fazer com cachorro ficam mais interessantes para o animal quando envolve recompensas

As recompensas devem ser usadas todas as vezes que o cão acertar aquilo que estamos pedindo. Além do uso de petiscos, vale a pena investir em elogios como “bom garoto”. Caso o cãozinho não pegue a bolinha ou apresente resistência na hora de entregá-la é importante não deixar ele brincando com a bola sozinho. O ideal é pegar o brinquedo e guardar, dessa maneira o pet pode associar que fez algo que não era esperado.

Passo 5: quando o cachorro pegar a bolinha, chame ele até você


Depois de jogar a bolinha para o cachorro, chame ele até você e retire o brinquedo da boca enquanto o elogia
Depois de jogar a bolinha para o cachorro, chame ele até você e retire o brinquedo da boca enquanto o elogia

Chegou a hora de chamar seu cachorro para devolver a bolinha. O ideal é que o cão saiba responder ao chamado antes desse treinamento, para que ele não vá embora com a bola. Quando o cãozinho se aproximar, retire a bola de sua boca de forma suave dizendo a ordem “deixa” ou “solta”. Com isso feito, ofereça um petisco para retribuir o cão por cumprir a tarefa. Apesar de ser uma brincadeira de cachorro, o entendimento desses comandos será útil para o cotidiano do animal, principalmente em situações onde ele precisa deixar um objeto que está mordendo, por exemplo.

Passo 6: repita várias vezes a brincadeira com a bolinha de cachorro


Repita o treino com a bolinha de cachorro todos os dias até ele aprender como a brincadeira funciona
Repita o treino com a bolinha de cachorro todos os dias até ele aprender como a brincadeira funciona

Mesmo que o cachorro entenda de primeira como trazer a bolinha de volta, é necessário continuar praticando. O ideal é fazer algumas repetições e treinar o exercício de forma diária ou semanal para que o cão consiga assimilar o comando. Dessa forma, ele vai entender a dinâmica da brincadeira e sempre que vir alguém segurando a bolinha, saberá exatamente o que fazer.

Redação: Hyago Bandeira