Os olhos são os traços mais marcantes de um felino, mas além do formato imponente e as pupilas que dilatam e se retraem dependendo da situação, a visão dos gatos é outro fator que desperta curiosidade. Mesmo depois de domesticados, os gatos ainda carregam muitos instintos da vida selvagem, como a habilidade de enxergarem no escuro. E você sabia que os olhos do gato servem até para expressar o que ele está sentindo? A visão felina é mais complexa e interessante do que se imagina. Por isso, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre a visão de gato para você desvendar tudo sobre esse mistério. Dá só uma olhada!

Como é a visão dos gatos: eles podem ver cores?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, gato enxerga em preto e branco ou esse é apenas um mito? A resposta para essa pergunta é não. Os gatos enxergam mais do que branco e preto, mas não são todas as cores que eles veem. Isso acontece por causa de uma célula chamada cone, que possui a função de auxiliar a visão diurna e perceber as cores. Em comparação com os humanos, os felinos possuem uma célula fotorreceptora a menos, o que impede de enxergar tons de verde. Ou seja, a visão de gato permite que ele enxergue colorido, mas sem as combinações da cor verde.


A visão do gato é muito ampla
A visão do gato é muito ampla

Visão do gato: eles possuem uma ótima visão periférica e noturna

Apesar de enxergar um mundo sem as tonalidades esverdeadas, a visão dos gatos é muito boa no quesito angular e periférico. Em comparação com os humanos, os bichanos possuem um campo de visão mais amplo, que permite que eles enxerguem ângulos de aproximadamente 200º. A visão dos humanos é de apenas 180º.

Outra dúvida constante sobre a visão do gato é se ele possui visão noturna. Os felinos se locomovem extremamente bem à noite, isso porque eles conseguem enxergar muito bem quando todas as luzes estão apagadas. A explicação está no alto nível de bastonetes, que são as células responsáveis pela visão noturna. Além disso, os gatos possuem uma estrutura chamada tapetum lucidum atrás da retina, que reflete a luz e permite que ela passe mais de uma vez pela retina, fazendo com que a visão de gato aproveite mais a pouca luz disponível no escuro. Essa característica é a responsável por fazer os olhos dos felinos brilharem no escuro.

Como é a visão de um gato: espécie pode ser considerada míope

Com tantas vantagens da visão do gato em comparação com a dos humanos, existe uma coisa que nos deixa um pouco mais à frente deles. Por conta da forma do globo ocular, os bichanos não enxergam muito bem à distância. Para os padrões humanos, eles podem ser considerados míopes. A partir dos 6 metros, a visão do gato começa a ficar um embaçada. No entanto, em relação a outras espécies de animais, a visão em profundidade dos felinos é considerada muito boa. O que é bom para que o animal capture uma presa, por exemplo, seja um bichinho ou um ratinho de corda

Redação: Hyago Bandeira