Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!
Aplicador de comprimidos para gatos
Esse acessório é muito indicado para quem não tem prática no assunto - normalmente pais de pet de primeira viagem - ou para gatos mais agitados e ariscos. O aplicador de comprimidos para gatos ajuda na hora de inserir o comprimido na garganta do gato. Mesmo com essa ajuda você precisa esperar o gato estar em um momento calmo e tranquilo. Segure ele com firmeza. O processo de segurar o gato é mesmo do que sem o aplicador. Veja abaixo como fazer:
Como dar comprimido para gato enquanto o segura
O ideal é ter duas pessoas para esse processo. Enquanto uma segura, a outra dá o remédio. Mas, se isso não for possível veja o passo a passo abaixo:
Passo 1: comece sentando e segurando o gato de barriga para cima, pelas pernas;
Passo 2: com uma das mãos, segure os cantos da boca do gato. O melhor é inclinar a cabeça dele um pouco para trás;
Passo 3: coloque a cabeça do gato em 45º. Isso fará com que ele abra a boca naturalmente;
Passo 4: com os dedos ou com o aplicador, coloque o comprimido na boca do gato o mais perto possível da goela. Dica: assopre o rosto dele para que instintivamente ele engula o comprimido;
Passo 5: se o gato lamber o focinho, significa que ele engoliu o comprimido certinho e, para comemorar, nada melhor do que um petisco, não é mesmo? Isso vai fazer com que ele associe o momento a algo prazeroso e fique mais calmo na próxima vez.
Dicas extras para o momento de dar comprimidos para gatos

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Dica 1: Mantenha as unhas sempre aparadas;
Dica 2: Dar comprimido é mais fácil que remédio líquido. Veja com o veterinário se o medicamento prescrito é em comprimido ou se tem essa opção. Caso seja líquido, tente misturar na comida dele, mas em pouca quantidade. O cheiro pode fazer com que ele se recuse a comer. Caso ele não tome, faça o mesmo processo que o do comprimido, mas com o auxílio de uma seringa sem agulha;
Dica 3: Escolha o melhor momento: vai ser mais fácil fazer todo esse processo quando o gatinho estiver sonolento e tranquilo. Tutora da gata Ricota, Carolina Bernardo conta que a “dona do pedaço” não gosta de ser contrariada e, por isso, precisa estar bem confortável para a tarefa ser mais fácil: “a dica é dar muito carinho antes e após a medicação, além de dar um reforço positivo em seguida, como um petisco, para que ela associe isso a algo prazeroso”.
Dica 4: Assim como você não deve se automedicar, não dê nenhum remédio sem a orientação do veterinário.
Redação: Mariana Almeida
