Todo bichano ama uma casa com quintal! Porém, é preciso saber como criar um gato nesse espaço para evitar que ele atravesse o portão e fuja. Os felinos são naturalmente curiosos e a proximidade com a rua pode facilitar suas escapadas. Por isso, é preciso apostar em uma criação indoor - que impede o bichano de se expor aos perigos do lado de fora, como atropelamentos, brigas e doenças - como a instalação de telas de proteção para gatos. Além disso, é importante saber que ameaças podem estar presentes dentro do próprio quintal. Felizmente, existem diversas maneiras de como criar gatos em uma casa com quintal de forma segura e até mesmo divertida.

A tela de proteção para gatos é fundamental para impedir a fuga do felino

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A tela de proteção para gatos é uma das maneiras mais seguras de manter seu felino em segurança no quintal. Muito usada nas janelas de apartamentos, a tela para gatos também pode ser colocada na área externa. Instalar a tela de proteção para gatos não é uma tarefa difícil e você pode cercar toda a área externa, formando, inclusive, um teto com a rede. Caso não consiga cobrir o quintal inteiro, você pode contornar apenas as laterais. Mas nesse caso, é importante ter uma inclinação no alto da tela. Os gatos são ótimos saltadores, então é fundamental impedir que eles escalem e pulem a rede de proteção. A tela para gatos precisa ter um ângulo de 45º para impedir que os bichanos saltem e consigam sair. Mesmo que já tenha um muro, a tela de proteção para gatos vai ajudar na segurança do felino: a tela pode ser colocada apenas na parte de cima, com a inclinação necessária. Além disso, evite alocar caixas e objetos perto de muros e telas para gatos. Os gatinhos podem usá-los como escada para saltar.

Um dos principais cuidados de como criar um gato em segurança, é não plantas plantas tóxicas no jardim

Ter um jardim no quintal deixa a casa mais bonita e arejada. Além disso, os gatos adoram! Eles amam a natureza, rolar na grama, ficar na sombrinha e brincar entre as plantas. O pet se diverte bastante e ainda tem a chance de aguçar seu instinto caçador e curioso com estímulos físicos e mentais. Porém, é preciso tomar cuidado. Algumas plantas comuns em jardins são venenosas para os felinos e não podem estar presentes na sua casa, porque causam reações sérias ao bichano. Alguns exemplos são samambaia, lírios, espada de São Jorge, copo-de-leite, tulipa e violeta. No lugar dessas espécies, você pode optar por orquídeas, babosa, alecrim, dente-de-leão e o catnip, a famosa erva-de-gato tão amada pelos felinos. Escolher plantas que não são tóxicas aos bichanos é uma forma de como criar um gato de maneira saudável no quintal.


Tela para gatos e cuidados com plantas tóxicas ajudam na segurança do felino no quintal de casa
Tela para gatos e cuidados com plantas tóxicas ajudam na segurança do felino no quintal de casa

Objetos que aguçam a curiosidade do gato são perfeitos na criação indoor

O quintal já é um local que os bichanos costumam gostar, por permitir caminhar fora das paredes de casa. Porém, você nunca pode esquecer que os gatos são animais curiosos e que o quintal pode ser chamativo para os felinos saírem pelo portão e desbravarem o mundo. Por isso, é fundamental que em uma criação indoor não falte estímulos para seu pet abusar do instinto caçador dentro de casa. Objetos como fontes de água, arranhadores e brinquedos para escalar e se esconder são alguns exemplos de como enriquecer o ambiente do quintal. Além de divertido, o enriquecimento ambiental é uma ótima maneira de como criar um gato dentro de casa, pois estimula as habilidades felinas de forma lúdica. O pet ficará tão entretido que vai passar a gostar ainda mais de ficar no quintal, ativando sua curiosidade de forma segura dentro de casa.

Evite deixar a ração do gato no quintal para evitar o aparecimento de felinos de rua

O seu gatinho pode ter o costume de passar o dia inteiro no quintal de casa. Por isso, é legal colocar brinquedos e acessórios para gatos do lado de fora, deixando o local mais confortável ainda. Porém, prefira manter a alimentação dentro de casa. Colocar o potinho de ração do lado de fora pode atrair gatos e outros animais que moram na vizinhança ou vivem na rua. Ao entrar no seu quintal, podem trazer algumas doenças. O mesmo vale para comidas de humanos. Depois de fazer aquele churrasco fim de semana, por exemplo, lembre-se de limpar bem a churrasqueira para que o cheiro não atraia outros animais. Assim, você consegue deixar seu gato mais seguro e menos exposto a doenças.

Caso você queira ajudar animais de rua, prefira deixar comida e água à disposição no lado de fora do portão e em pontos estratégicos para os gatos - lembre-se que eles gostam de ficar nas alturas.

Redação: Maria Luísa Pimenta