São tantas opções de ração para cachorro nas prateleiras dos pet shops que fica até difícil saber qual é a melhor para o seu amigo, né? Quem tem um bichinho em casa, sabe bem como a alimentação é um dos fatores primordiais para a saúde e bem-estar do animal, e é claro que não dá para poupar esforços na hora de escolher a ração mais adequada para ele. Porém, não adianta escolher a melhor das rações se você não souber como armazená-la direitinho e em boas condições. A exposição inadequada do alimento pode desencadear uma série de doenças nos animais, além da perda de importantes nutrientes. Por isso, é importante ter cuidado tanto na hora de comprar a ração quanto na hora de guardá-la. Vem que a gente te conta como você pode fazer isso do jeitinho certo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ração para cães: qual é a melhor forma de armazenamento?

Depois de escolher a ração para o seu doguinho, chega a hora de levar a comida para casa, e é aí que muitos tutores acabam cometendo erros sem querer. Pensar em um local apropriado para guardar o alimento é fundamental para garantir a qualidade nutricional do produto. Por isso, é bom evitar locais que sejam muito expostos ao calor ou a luz do sol, já que esses também são fatores que podem acabar provocando a perda dos nutrientes da ração. Procure um ambiente mais fresquinho, sem muita luminosidade e que que não corra o risco de ninguém passar e derrubar a ração. O contato com o chão é um verdadeiro convite para as bactérias fazerem a festa na comida do seu cãozinho, sabia?

Mas para evitar que esse tipo de coisa aconteça, você tem algumas opções para guardar a ração do seu cachorro: você pode deixá-la na própria embalagem, já que muitas delas hoje em dia vem com um zíper para fechá-las de forma segura e sem deixar entrar ar. Caso contrário, você mesmo pode comprar um acessório para ajudar a fechar a embalagem. Outra opção é guardar em locais próprios para isso, como o porta-ração que tem o tamanho adequado para uma quantidade maior e uma tampa mais segura. Se você vai reaproveitar um pote que tem em casa, sempre certifique-se de que ficará bem fechado, ok?

homem colocando ração para cachorro no pote

Ração: cachorro pode contrair leptospirose e outras doenças sem o armazenamento correto

 

A importância de manter a ração em um lugar seguro está muito além da perda de nutrientes, apesar disso ser um fator igualmente relevante para a saúde do animal. Deixar o pacote aberto em qualquer lugar de fácil acesso pode atrair a presença de ratos e outros roedores que, por meio da urina, podem transmitir doenças como a leptospirose para o cãozinho. Além disso, bactérias e outros micro-organismos também podem acabar se depositando no alimento, que será digerido pelo seu amigo depois. Por isso, é importante ter um cuidado extra com o ambiente que você escolhe para guardar a ração e garantir que a embalagem ou dispositivo que você usa para o armazenamento esteja sempre em boas condições.

 

mulher oferecendo ração de cachorro para cão

Dispenser: ração fica armazenada de forma segura

 

Uma boa opção para cuidar do alimento do seu bichinho de maneira segura e prática é o dispenser para ração. Esse dispositivo permite que você armazene toda a ração dentro de um local específico para isso, longe do contato com agentes externos que possam prejudicar a saúde do seu cão e de problemas como a umidade. Ou seja, a ração fica bem sequinha e segura o tempo todo! Para encher o pote do seu amigo, basta apertar um botãozinho que vai liberar a quantidade certa de grãos para alimentar o seu doguinho. Veja alguns benefícios:

• Fácil e prático para servir e guardar a ração;

• Evita o contato dos sacos de ração com o chão;

• Evita o contato com demais agentes externos, como bactérias e micro-organismos;

• Mantém o alimento seco;

• Oferece uma boa capacidade de armazenamento.

Ração para cães: não se desfaça da embalagem

Independente do tipo de armazenamento que você escolher, vale lembrar que é sempre bom guardar a embalagem da ração por precaução. Além de mostrar os valores nutricionais encontrados na ração, é lá que você identifica qual é a data de validade do produto, fator super importante na hora de alimentar o seu cãozinho! Por isso, o ideal é que você se desfaça da embalagem somente após o consumo de toda a ração.

Redação: Juliana Melo