close
Saúde

Como ajudar seu gato obeso a perder peso? Veja algumas dicas!

Atualizado · 16 de junho de 2020 · 19h26

Publicado · 16/06/2020 · 19h26

Gato obeso: saiba o que fazer para ajudar o bichano a emagrecer
Gato obeso: saiba o que fazer para ajudar o bichano a emagrecer

A obesidade é um dos problemas mais comuns quando se trata da saúde dos gatos. Como os felinos são naturalmente mais preguiçosos e gostam de passar boa parte do dia deitados, a falta de exercícios físicos muitas vezes acaba deixando o gato gordo. Se isso for atrelado à uma alimentação inadequada, o quadro se torna ainda mais difícil de evitar. Então, como reverter essa situação e ajudar o gato obeso a perder peso? Que tipos de brincadeiras e exercícios podem começar a fazer parte da rotina desses felinos? Existe algum tipo de ração para gatos obesos? Para te guiar nessa tarefa, separamos algumas dicas que podem ajudar o seu gatinho a emagrecer. Dá só uma olhada!

Afinal, como saber se o gato está obeso?

Como os gatos geralmente são mais peludinhos e felpudos, muitas vezes é difícil identificar se o animal está acima do peso ou não. Por isso, para te ajudar nessa missão de como saber se o gato está obeso, aqui vai uma dica: quando isso acontece, não é possível ver e nem sentir as costelas do animal, de forma que a sua barriga fica distendida e há gordura por todo o seu corpo. Isso acontece geralmente quando o gato está 20% (ou mais) acima do peso que é considerado ideal. De qualquer jeito, ao suspeitar que o seu gatinho está obeso, o melhor a se fazer é marcar uma consulta com um profissional para ter certeza. Se o seu amigo for diagnosticado com obesidade, mudanças na alimentação e na rotina do animal serão necessárias.

Gato obeso: o que fazer para ajudar o felino a emagrecer?

A melhor maneira de ajudar um gato obeso a perder peso é com o estímulo de atividades físicas, e isso pode ser muito mais fácil do que você imagina. Lembre-se: os felinos têm um forte instinto de caçador, e por isso, brincadeiras interativas prendem bastante a atenção desses animais - principalmente se houver alguma “presa” para eles caçarem. Já pensou em dar um ratinho de pelúcia para o seu pet? Com isso e uma cordinha que puxa, dá para vocês dois se divertirem enquanto ele tenta pegar o brinquedo!

Se isso não chamar muito a atenção do gatinho, não tem problema. Nesse caso, usar um pouco de catnip pode ajudar a estimular esses instintos no seu amigo. Mas vale se informar direitinho sobre essa erva de gatos antes, hein? Embora ela não faça mal à saúde dos pets, é importante ter alguns cuidados ao oferecê-la. Outra prática que ajuda o gato gordo a emagrecer é a adoção de uma dieta balanceada.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    A ração para gatos obesos têm uma menor quantidade de carboidratos e deve fazer parte da dieta do animal
    A ração para gatos obesos têm uma menor quantidade de carboidratos e deve fazer parte da dieta do animal

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Gato

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Gato

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Ração para gatos obesos é uma medida necessária

    A alimentação do gato é um dos fatores que mais influenciam no ganho e na perda de peso, principalmente quando se trata de um gato gordo. Isso porque os animais que estão acima do peso precisam de uma dieta bem mais específica e controlada, de preferência rica em proteínas e com uma baixa quantidade de carboidratos em sua composição. Não é à toa que existe a ração para gatos obesos, que é uma ração mais leve e que tem justamente a função de suprir os nutrientes necessários para manter a boa saúde dos bichanos, sem engordá-los ainda mais. Além disso, a quantidade oferecida também deve ser reduzida. Afinal, não adianta nada querer que o gatinho emagreça sem nenhum controle da alimentação dele, né?

    Mas atenção: antes de decidir trocar a ração do seu pet, não esqueça de consultar um médico veterinário (de preferência especialista em nutrição animal). Ele pode indicar qual é a mais apropriada para o bichano e como você deve fazer a transição da ração tradicional para a light, já que uma mudança muito brusca na alimentação dos gatos pode acabar frustrando o animal. Aproveite o momento para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

    Veja como brincar com gatos e ajudar os felinos a gastar energia!

    Por mais preguiçosos que esses animais sejam, existem algumas formas de fazer o gato ficar mais ativo e gastar energia. Brincadeiras que estimulam o instinto caçador dos felinos são uma ótima ideia, para começar. Seja fazendo-o perseguir um ratinho de pelúcia ou a famosa luz de laser, uma coisa é certa: os bichanos vão ter que se movimentar para ir atrás do que eles desejam, o que pode ajudar e muito no processo de emagrecimento.

    Além disso, outra dica é investir em brinquedos interativos. Além de entreter os felinos, alguns deles - como os nichos e as prateleiras suspensas - ajudam a fortalecer os músculos dos animais e são ótimos para fazê-los gastar energia subindo e descendo desses locais. No entanto, se por algum motivo não der para instalar um desses na sua casa, não tem problema: você também pode deixar os brinquedos do gatinho espalhados pela casa ou em lugares mais altos, como em cima da mesa. Dessa forma, o bichano vai precisar se esforçar um pouquinho para conseguir alcançar as coisas. Para os gatinhos mais sociáveis, adotar outro bichinho de estimação também pode ser uma boa ideia.

    Redação: Juliana Melo

    Granulado de madeira para gatos: como funciona?

    Próxima matéria

    Granulado de madeira para gatos: como funciona?

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?
    Saúde

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?

    A obesidade canina é um problema bem comum entre os cães. Assim como em seres humanos, o excesso de gordura pode provocar diversos problemas de saúde - como doenças cardíacas e hepáticas -, além de diminuir a qualidade de vida do animal. Por isso, é importante estar atento aos sinais de que seu cachorro está ganhando peso e começar a pensar em mudanças de hábitos na rotina dele. Quer saber como evitar a obesidade canina e ajudar seu cachorro a perder peso? O Patas da Casa listou 4 dicas para ajudar o seu amigo a emagrecer.

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar
    Cuidados

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar

    Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Gato obeso: quando o aumento de peso indica um problema mais sério?
    Saúde

    Gato obeso: quando o aumento de peso indica um problema mais sério?

    Os felinos já são animais considerados muito fofinhos. Se eles estão mais gordinhos, então, não há quem resista àquele charme. Mas, um gato obeso pode apresentar sérios problemas de saúde. Afinal, não é de sua natureza (e do biotipo) que estejam acima do peso. Até mesmo os gatos gigantes devem ter um peso compatível com seu tamanho para se manter saudável. Quer entender melhor os riscos que gatos obesos sofrem? Nós conversamos com a veterinária Madelon Chicre: ela explicou todos os problemas que podem vir com a obesidade e o que fazer caso o seu gatinho esteja com excesso de peso. Chega mais!

    Ver Todas >

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?
    Gato

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    O arranhador para gatos é, sem dúvidas, um dos acessórios mais fundamentais na rotina dos felinos. Além de ser uma forma de desestressar os bichanos no dia a dia e garantir seu bem-estar, o hábito de afiar as garras faz parte do instinto natural dos gatos e não deve ser inibido. É por isso que ter um objeto específico para isso, como o arranhador, é tão importante.

    Como tratar feridas na pele do gato?
    Gato

    Como tratar feridas na pele do gato?

    Existem muitas situações que podem causar feridas na pele do gato. Os felinos costumam ter um comportamento ativo, gostando de subir em locais altos e saltar de um canto para o outro. Todas essas atividades do dia a dia podem deixar o gato com feridas na pele. No entanto, existem outros motivos que podem causar essa complicação. Saber as principais causas desse quadro é uma informação importante para aprender como cuidar do seu felino machucado. 

    Veja em infográfico 6 dicas de como fazer seu gato beber água suficiente
    Gato

    Veja em infográfico 6 dicas de como fazer seu gato beber água suficiente

    Você sabia que ter uma fonte para gato beber água pode ser um ótimo estímulo para bichanos que não costumam se hidratar? Ou que colocar o bebedouro perto do pote de ração pode ser um dos motivos para seu bichano não querer beber água? A frequência com que um gato bebe água normalmente é bem baixa. A explicação está na descendência de felinos do deserto, que se adaptaram ao clima seco e passaram a sentir menos sede com o passar dos anos.

    Hidratante para patas de gato: o que é, como funciona e qual a indicação?
    Gato

    Hidratante para patas de gato: o que é, como funciona e qual a indicação?

    A pata de gato é uma parte importante do corpo dos felinos. É ela que permite ao bichano se locomover, “escalar” alturas, pular e arranhar superfícies. Por isso, é necessário cuidar dessa parte do corpo dos gatinhos. O creme hidratante para gatos é um item eficiente para manter as patinhas bem cuidadas. Para saber mais sobre a funcionalidade deste produto, o Patas da Casa reuniu as informações mais importantes sobre ele. 

    Ver Todas >