A obesidade é um dos problemas mais comuns quando se trata da saúde dos gatos. Como os felinos são naturalmente mais preguiçosos e gostam de passar boa parte do dia deitados, a falta de exercícios físicos muitas vezes acaba deixando o gato gordo. Se isso for atrelado à uma alimentação inadequada, o quadro se torna ainda mais difícil de evitar. Então, como reverter essa situação e ajudar o gato obeso a perder peso ? Que tipos de brincadeiras e exercícios podem começar a fazer parte da rotina desses felinos? Existe algum tipo de ração para gatos obesos? Para te guiar nessa tarefa, separamos algumas dicas que podem ajudar o seu gatinho a emagrecer. Dá só uma olhada!

Afinal, como saber se o gato está obeso?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como os gatos geralmente são mais peludinhos e felpudos, muitas vezes é difícil identificar se o animal está acima do peso ou não. Por isso, para te ajudar nessa missão de como saber se o gato está obeso, aqui vai uma dica: quando isso acontece, não é possível ver e nem sentir as costelas do animal, de forma que a sua barriga fica distendida e há gordura por todo o seu corpo. Isso acontece geralmente quando o gato está 20% (ou mais) acima do peso que é considerado ideal. De qualquer jeito, ao suspeitar que o seu gatinho está obeso, o melhor a se fazer é marcar uma consulta com um profissional para ter certeza. Se o seu amigo for diagnosticado com obesidade, mudanças na alimentação e na rotina do animal serão necessárias.

Gato obeso: o que fazer para ajudar o felino a emagrecer?

A melhor maneira de ajudar um gato obeso a perder peso é com o estímulo de atividades físicas, e isso pode ser muito mais fácil do que você imagina. Lembre-se: os felinos têm um forte instinto de caçador, e por isso, brincadeiras interativas prendem bastante a atenção desses animais - principalmente se houver alguma “presa” para eles caçarem. Já pensou em dar um ratinho de pelúcia para o seu pet? Com isso e uma cordinha que puxa, dá para vocês dois se divertirem enquanto ele tenta pegar o brinquedo!

Se isso não chamar muito a atenção do gatinho, não tem problema. Nesse caso, usar um pouco de catnip pode ajudar a estimular esses instintos no seu amigo. Mas vale se informar direitinho sobre essa erva de gatos antes, hein? Embora ela não faça mal à saúde dos pets, é importante ter alguns cuidados ao oferecê-la. Outra prática que ajuda o gato gordo a emagrecer é a adoção de uma dieta balanceada.


A ração para gatos obesos têm uma menor quantidade de carboidratos e deve fazer parte da dieta do animal
A ração para gatos obesos têm uma menor quantidade de carboidratos e deve fazer parte da dieta do animal

Ração para gatos obesos é uma medida necessária

A alimentação do gato é um dos fatores que mais influenciam no ganho e na perda de peso, principalmente quando se trata de um gato gordo. Isso porque os animais que estão acima do peso precisam de uma dieta bem mais específica e controlada, de preferência rica em proteínas e com uma baixa quantidade de carboidratos em sua composição. Não é à toa que existe a ração para gatos obesos, que é uma ração mais leve e que tem justamente a função de suprir os nutrientes necessários para manter a boa saúde dos bichanos, sem engordá-los ainda mais. Além disso, a quantidade oferecida também deve ser reduzida. Afinal, não adianta nada querer que o gatinho emagreça sem nenhum controle da alimentação dele, né?

Mas atenção: antes de decidir trocar a ração do seu pet, não esqueça de consultar um médico veterinário (de preferência especialista em nutrição animal). Ele pode indicar qual é a mais apropriada para o bichano e como você deve fazer a transição da ração tradicional para a light, já que uma mudança muito brusca na alimentação dos gatos pode acabar frustrando o animal. Aproveite o momento para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Veja como brincar com gatos e ajudar os felinos a gastar energia!

Por mais preguiçosos que esses animais sejam, existem algumas formas de fazer o gato ficar mais ativo e gastar energia. Brincadeiras que estimulam o instinto caçador dos felinos são uma ótima ideia, para começar. Seja fazendo-o perseguir um ratinho de pelúcia ou a famosa luz de laser, uma coisa é certa: os bichanos vão ter que se movimentar para ir atrás do que eles desejam, o que pode ajudar e muito no processo de emagrecimento.

Além disso, outra dica é investir em brinquedos interativos. Além de entreter os felinos, alguns deles - como os nichos e as prateleiras suspensas - ajudam a fortalecer os músculos dos animais e são ótimos para fazê-los gastar energia subindo e descendo desses locais. No entanto, se por algum motivo não der para instalar um desses na sua casa, não tem problema: você também pode deixar os brinquedos do gatinho espalhados pela casa ou em lugares mais altos, como em cima da mesa. Dessa forma, o bichano vai precisar se esforçar um pouquinho para conseguir alcançar as coisas. Para os gatinhos mais sociáveis, adotar outro bichinho de estimação também pode ser uma boa ideia.

Redação: Juliana Melo