Raças

Como adquirir um gato de raça com segurança? Veja algumas dicas!

Gatos de raça: saiba como ter esse felinos em casa de maneira segura e responsável
Gatos de raça: saiba como ter esse felinos em casa de maneira segura e responsável

Se você sonha em dar as boas vindas à um bichano em casa, deve saber que os gatos de raça nem sempre são tão fáceis de serem adquiridos. Embora a adoção seja uma das principais opções devido a quantidade de animais abandonados, além da economia financeira, algumas raças de gato só podem ser garantidas por meio da compra. Assim como na hora de comprar um cachorro, é importante escolher um gatil de confiança para evitar o financiamento de criações irresponsáveis e ter a certeza das características do felino escolhido por você. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto - desde onde comprar gatos de raça até dicas para identificar a origem do animal.

Antes de adquirir gatos de raça, é importante pesquisar lugares de confiança

Ao optar por ter um gato de raça - seja um Persa, que é mais comum, ou um Khao Manee, considerado raro - , é preciso ter em mente que alguns cuidados são fundamentais para garantir o bem-estar dos bichanos. O principal deles é a escolha de um gatil de segurança. Para isso, é importante pesquisar por referências de criadores que façam um trabalho sério e íntegro com os animais. Nesse momento, vale consultar os amigos gateiros que estão por dentro do assunto ou até mesmo grupos sobre raças de gatos nas redes sociais. Em todos os casos, é fundamental verificar a documentação do local escolhido. Gatis improvisados ou que vendem os filhotes a um preço abaixo do “normal”, por exemplo, costumam não ser uma boa escolha. Além disso, locais que oferecem muitas raças de gato ao mesmo tempo também devem passar por uma avaliação criteriosa, já que, geralmente, os gatis mais cuidadosos e rigorosos são dedicados a apenas uma raça ou um grupo de felinos.

Faça visitas ao gatil antes de formalizar a compra do bichano

Quando se trata de adquirir um gato de raça, uma coisa é certa: todo cuidado é pouco. Isso porque a sua escolha pode influenciar diretamente na vida dos animais. Afinal, a falta de pesquisa e cuidado pode resultar no financiamento de um gatil clandestino, que não preza pela saúde e o conforto das matrizes e dos filhotes. Para impedir esse erro, uma boa saída é agendar visitas no local. Desta forma, será possível checar se os animais recebem alimento de qualidade, se as condições de limpeza e conforto do local são adequadas e como os gatinhos são tratados no dia a dia. Lembre-se: os criadores confiáveis vão te receber de portas abertas e responder todas as suas dúvidas. Por isso, é importante ficar atento a esses detalhes e evitar locais que não forneçam informações básicas.  

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Escolher um gatil de confiança é fundamental para adquirir gatos de raça com segurança
    Escolher um gatil de confiança é fundamental para adquirir gatos de raça com segurança

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Lembre-se: a compra de gatos de raça deve ser documentada 

    Além de analisar cuidadosamente o gatil escolhido, é importante certificar-se de que todo o processo será documentado. Na hora de adquirir o seu gato de raça, você provavelmente vai receber alguns documentos importantes, como recibo, certificado do pedigree, um contrato de compra e venda e o registro do animal. Caso isso não aconteça, é importante ligar o sinal de alerta. Como já falamos ali em cima, criadores que recusam informações básicas ou possuem preços muito abaixo da média costumam ser justamente aqueles que você deve evitar.  

    Como saber se o gato é de raça? Saiba como verificar a linhagem do animal

    Outro ponto que gera bastante dúvida entre os tutores é sobre como diferenciar as raças de gato e, assim, saber se o seu gatinho é “puro” ou não. Embora os felinos encontrados em gatil ou criador tenham toda a sua linhagem documentada, é importante saber identificar as características que fazem deles animais de raça. Nesses casos, o truque está em alguns traços específicos do gatinho, como as orelhas e a pelagem. Orelhas grandes e longas, por exemplo, são comuns em felinos de raças orientais. Por outro lado, as orelhas pequenas e triangulares podem indicar que o seu bichano possui uma ascendência Persa. Quanto à pelagem, o comprimento, a espessura e a tonalidade são traços importantes na hora de diferenciar as raças.  

    Redação: Úrsula Gomes

     

    Nomes para gatas: confira uma lista com 100 sugestões para chamar a sua gatinha

    Próxima matéria

    Nomes para gatas: confira uma lista com 100 sugestões para chamar a sua gatinha

    Vai se mudar de casa? Veja algumas dicas para adaptar seu gato ao novo ambiente!
    Comportamento

    Vai se mudar de casa? Veja algumas dicas para adaptar seu gato ao novo ambiente!

    Gatos são conhecidos pela independência e instinto territorialista, mas a verdade é que os felinos também são muito apegados aos seus pertences. Casa, brinquedos, caminha, móveis e humanos, tudo entra nessa lista. Se o seu gato costuma ter um lugar preferido para dormir ou ama ficar na janela observando o movimento da rua, saiba que qualquer mudança na rotina pode deixá-lo estressado, ansioso e até doente.

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza
    Raças

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

    O Chartreux é uma de raça gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. No entanto, a características desse gatinho não se resumem apenas à sua aparência. Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre a origem, o temperamento, os cuidados e as curiosidades sobre o gato Chartreux. Vem se apaixonar por esse felino com a gente!

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Ver Todas >

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Adote um animal

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Gato Siamês e vira-lata: como identificar cada um?
    Adote um animal

    Gato Siamês e vira-lata: como identificar cada um?

    O gato Siamês é uma das raças mais populares no Brasil. Já gatinhos SRD (Sem Raça Definida), os famosos vira-latas, também não ficam para trás nos lares brasileiros. Você com certeza já deve ter se esbarrado por aí com um vira-latinha que tem as características do Siamês - ou seja, pelagem acinzentada, olhos azuis e extremidades num tom mais escuro. A explicação para isso é simples: essas características típicas do gato Siamês puro são facilmente passadas geneticamente nos cruzamentos. 

    Collie ou Pastor-de-shetland? Aprenda a diferenciar essas raças de cachorro muito parecidas
    Adote um animal

    Collie ou Pastor-de-shetland? Aprenda a diferenciar essas raças de cachorro muito parecidas

    Não existe coisa mais comum do que confundir algumas raças de cachorro. Ainda mais quando elas são da mesma origem e compartilham características parecidas. É o caso do Collie e do Pastor-de-shetland. Ambas as raças nasceram na Escócia e possuem traços físicos bem similares, mas também têm suas particularidades que as tornam únicas.

    Quais são os tipos de Bulldog? Aprenda como diferenciar as variações da raça de cachorro
    Adote um animal

    Quais são os tipos de Bulldog? Aprenda como diferenciar as variações da raça de cachorro

    Se você ama cachorros, deve saber que existem diferentes tipos de Bulldog ao redor do mundo, né? No Brasil, uma das variações desta raça de cachorro que é considerada muito queridinha é o Bulldog Francês, mas o Inglês e o Americano também são bastante populares por aqui. Além deles, o Bulldog Campeiro é um exemplar que não tem tanto reconhecimento assim, mas deveria, já que ele é originário do Brasil. 

    Ver Todas >