Se você sonha em dar as boas vindas à um bichano em casa, deve saber que os gatos de raça nem sempre são tão fáceis de serem adquiridos. Embora a adoção seja uma das principais opções devido a quantidade de animais abandonados, além da economia financeira, algumas raças de gato só podem ser garantidas por meio da compra. Assim como na hora de comprar um cachorro, é importante escolher um gatil de confiança para evitar o financiamento de criações irresponsáveis e ter a certeza das características do felino escolhido por você. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto - desde onde comprar gatos de raça até dicas para identificar a origem do animal.
Antes de adquirir gatos de raça, é importante pesquisar lugares de confiança
Ao optar por ter um gato de raça - seja um Persa, que é mais comum, ou um Khao Manee, considerado raro - , é preciso ter em mente que alguns cuidados são fundamentais para garantir o bem-estar dos bichanos. O principal deles é a escolha de um gatil de segurança. Para isso, é importante pesquisar por referências de criadores que façam um trabalho sério e íntegro com os animais. Nesse momento, vale consultar os amigos gateiros que estão por dentro do assunto ou até mesmo grupos sobre raças de gatos nas redes sociais. Em todos os casos, é fundamental verificar a documentação do local escolhido. Gatis improvisados ou que vendem os filhotes a um preço abaixo do “normal”, por exemplo, costumam não ser uma boa escolha. Além disso, locais que oferecem muitas raças de gato ao mesmo tempo também devem passar por uma avaliação criteriosa, já que, geralmente, os gatis mais cuidadosos e rigorosos são dedicados a apenas uma raça ou um grupo de felinos.
Faça visitas ao gatil antes de formalizar a compra do bichano
Quando se trata de adquirir um gato de raça, uma coisa é certa: todo cuidado é pouco. Isso porque a sua escolha pode influenciar diretamente na vida dos animais. Afinal, a falta de pesquisa e cuidado pode resultar no financiamento de um gatil clandestino, que não preza pela saúde e o conforto das matrizes e dos filhotes. Para impedir esse erro, uma boa saída é agendar visitas no local. Desta forma, será possível checar se os animais recebem alimento de qualidade, se as condições de limpeza e conforto do local são adequadas e como os gatinhos são tratados no dia a dia. Lembre-se: os criadores confiáveis vão te receber de portas abertas e responder todas as suas dúvidas. Por isso, é importante ficar atento a esses detalhes e evitar locais que não forneçam informações básicas.

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !
Lembre-se: a compra de gatos de raça deve ser documentada
Além de analisar cuidadosamente o gatil escolhido, é importante certificar-se de que todo o processo será documentado. Na hora de adquirir o seu gato de raça, você provavelmente vai receber alguns documentos importantes, como recibo, certificado do pedigree, um contrato de compra e venda e o registro do animal. Caso isso não aconteça, é importante ligar o sinal de alerta. Como já falamos ali em cima, criadores que recusam informações básicas ou possuem preços muito abaixo da média costumam ser justamente aqueles que você deve evitar.
Como saber se o gato é de raça? Saiba como verificar a linhagem do animal
Outro ponto que gera bastante dúvida entre os tutores é sobre como diferenciar as raças de gato e, assim, saber se o seu gatinho é “puro” ou não. Embora os felinos encontrados em gatil ou criador tenham toda a sua linhagem documentada, é importante saber identificar as características que fazem deles animais de raça. Nesses casos, o truque está em alguns traços específicos do gatinho, como as orelhas e a pelagem. Orelhas grandes e longas, por exemplo, são comuns em felinos de raças orientais. Por outro lado, as orelhas pequenas e triangulares podem indicar que o seu bichano possui uma ascendência Persa. Quanto à pelagem, o comprimento, a espessura e a tonalidade são traços importantes na hora de diferenciar as raças.
Redação: Úrsula Gomes
