Adotar um filhote de cachorro requer muitas responsabilidades, ainda mais para quem já tem um cãozinho idoso em casa. Cada animal tem uma personalidade própria e lida com as situações de formas bem diferentes. Por isso, é fundamental saber como socializar cachorros da forma correta. Sem a preparação e adaptação adequada, o cachorro idoso pode ficar estressado, ansioso e demonstrar ciúmes e até agressividade com o mais novo. Por outro lado, o filhote precisa respeitar o espaço do cãozinho que está na casa há muito mais tempo. Para te ajudar nessa missão, entrevistamos o adestrador Anderson Gonsales, que explicou como deve ser feita essa adaptação de cachorros com outros cachorros. Dá só uma olhada no que ele contou!

Lembre-se: cachorro idoso e filhotes têm níveis de energia diferentes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de mais nada, o tutor precisa entender que a idade do cachorro interfere sim no comportamento dos animais. Um cachorro idoso, por exemplo, já está em uma fase em que ele procura descansar mais e não tem mais o pique de quando era jovem. “São níveis de energia completamente diferentes e essa apresentação pode não ser tão tranquila, principalmente para o cão residente. Devemos supervisionar e controlar essa interação no início”, sugere Anderson. O adestrador também recomenda que, se houver a possibilidade de adotar um cãozinho com um nível de energia mais ameno, o tutor deve optar por isso. Desta forma, a adaptação é facilitada. Mas atenção: independente da sua escolha, a recomendação é de não deixar os cachorros sozinhos sem nenhuma supervisão nas primeiras semanas.

Comportamento canino: o cachorro idoso pode ficar com ciúmes do filhote?

Sim! É comum que a chegada do filhote de cachorro desperte o ciúmes no cãozinho mais velho. Isso acontece porque a família, geralmente, transfere toda a atenção para o recém-chegado e acaba deixando um pouco de lado o cachorro mais velho. Isso é um grande erro, como Anderson relata. “O cão mais velho precisa ser incluído em todos os momentos legais em família e não perder esses recursos que, para ele, são importantes”, reflete. Por isso, o ideal é tentar associar a chegada do filhote de cachorro a uma rotina divertida e prazerosa para os dois animais, sempre com brincadeiras em família, petiscos e treinos.

É importante não forçar e ter muita paciência, já que o cachorro mais velho pode ser bem resistente com essa relação. “É preciso respeitar o tempo de cada um, se o cão mais velho não quer interagir com o filhote naquele momento, separe um cantinho onde ele possa relaxar e se sentir seguro, e em paralelo precisamos ensinar o filhote a se controlar diante de algumas situações”, destaca o adestrador. 


Na hora da adaptação de cachorros com outros cachorros, é importante respeitar os limites de cada um
Na hora da adaptação de cachorros com outros cachorros, é importante respeitar os limites de cada um

Como socializar cachorros: veja as dicas do adestrador!

Para iniciar o processo de adaptação do cachorro idoso com o filhotinho, é importante criar um ambiente favorável e acolhedor para apresentar ambos. A dica do Anderson é que o primeiro contato seja feito em um lugar neutro, fora da casa do tutor, mas que seja tranquilo e sem muito barulho. O ideal é que o filhote de cachorro esteja no colo de alguém, enquanto o cão mais velho esteja circulando, mas que ainda assim eles consigam se conhecer. Vale a pena, inclusive, oferecer petiscos nessa hora, que possibilita que os doguinhos façam uma associação positiva da presença um do outro.

Na hora de levá-los para casa, é importante que eles entrem juntos, mas a uma distância segura e supervisionada pelos membros da família. “Essa interação controlada é importante porque um cão mais velho pode não tolerar as brincadeiras mais animadas de um filhote, pulando e mordendo o cão mais velho. Isso pode gerar um baita estresse no cão mais velho, que pode ter alguma reação mais agressiva e comprometer a relação entre os dois”, alerta o adestrador.

Além disso, vale ficar atento a qualquer sinal de agressividade para evitar contratempos, como um cãozinho machucado. Caso haja algum indício de que um dos cachorros está perdendo o controle, a sugestão de Anderson é mudar o foco dos bichinhos para alguma brincadeira. Brigar com os cachorros pode acabar tendo o efeito reverso e não vale a pena arriscar: “valorize sempre as boas interações e posturas relaxadas, elogiando, fazendo carinho e oferecendo petiscos”.

Adaptação de cachorros com outros cachorros: como saber se está dando certo?

É difícil afirmar com precisão quanto tempo demora para que um cachorro idoso se adapte com a presença de um filhote. Cada animal reage de uma forma diferente, então a duração do processo pode variar bastante. No entanto, existem algumas formas de saber se está dando tudo certo, conforme Anderson explica:  “é importante ficarmos atentos aos progressos, se eles conseguem ficar bem quando estão interagindo com a família, quando um respeita os limites do outro, quando relaxam na presença um do outro etc. Esses sinais corporais são indicativos de que a adaptação está no caminho certo”.

Além disso, o adestrador também ressalta que, caso a adaptação demore mais do que o esperado, o tutor também pode procurar um profissional do adestramento positivo para auxiliar nesse processo. “Ele vai avaliar o caso em detalhes e vai ajudar a família a estabelecer o equilíbrio e harmonia da casa”, sugere.

Redação: Juliana Melo