Ter mais de um bichinho de estimação é muito comum em muitas famílias, mas e quando os animais são de espécies diferentes, como cachorro e gato? Algumas pessoas acreditam que a relação entre eles é um pouco problemática, mas não precisa ser assim - inclusive, é super possível fazer com que os dois bichinhos sejam grandes amigos. Tudo é uma questão de saber como acostumar gato com cachorro para que eles aprendam a conviver de um jeito mais harmonioso.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quem nunca precisou lidar com adaptação de pets pode encontrar alguns obstáculos no meio do caminho, e por isso acaba cometendo alguns erros. Mas não tem problema: para te ajudar nesse processo, o Patas da Casa separou 5 erros comuns que devem ser evitados na hora de acostumar cachorro com gato. Veja!

1) Não esqueça que o cachorro e gato são animais distintos e com necessidades diferentes

O cachorro é conhecido por ser um animal mais extrovertido, brincalhão e espaçoso. Gosta de interagir com os humanos e ama ter uma atenção especial só para ele. Já os gatos, por outro lado, costumam ser mais independentes e reservados. Mas, apesar de aspectos como espécie e raça terem certa influência no comportamento animal, também é preciso levar em consideração que cada bichinho tem uma personalidade única. Respeite os limites de cada um e ensine os pets a respeitarem os limites um do outro. Além disso, tenha atenção com outras necessidades básicas de cada espécie, como em relação à alimentação e ao nível de energia.

2) Como acostumar cachorro com gato: não force a barra entre eles e tenha paciência

A ansiedade às vezes fala mais alto e os tutores fazem de tudo para aproximar o cachorro e gato, custe o que custar. No entanto, é preciso ter muita cautela nessas horas, pois uma aproximação forçada pode acabar atrapalhando em vez de ajudar. Claro que desejo é que eles virem amigos logo, mas lembre-se que assim como qualquer amizade, o cachorro e gato precisam de um tempo para se conhecerem melhor antes de iniciarem uma relação mais próxima. Então, tenha paciência!


Saber   como acostumar cachorro com gato é fundamental para estabelecer uma relação saudável entre eles
Saber como acostumar cachorro com gato é fundamental para estabelecer uma relação saudável entre eles

3) Cuidado com as brincadeiras com o cachorro e gato para nenhu deles se machucar

Uma das maneiras mais práticas de acostumar cachorro com gato é incentivando a interação entre os dois por meio de brincadeiras. Para facilitar ainda mais o processo, é possível fazer uma associação positiva com petiscos quando eles estiverem brincando juntos. Mas onde está o erro? Simples: depois de perceber que os pets estão se divertindo e se dando bem juntos, alguns tutores podem acabar se distanciando e deixando eles brincarem por conta própria. O problema é que a supervisão é uma parte muito importante desse processo, principalmente nos primeiros meses de adaptação ou se o cachorro ou o gato ainda forem filhotes. Às vezes um pode acabar machucando o outro - mesmo que sem querer - no meio dessas brincadeiras. Fique sempre de olho!

4) Não dê mais atenção para um do que o outro

É natural que o novo membro da família vire o centro das atenções, mas esse é um erro que pode ocasionar em situações conflituosas com o animal que já morava na casa antes. Seja ele um cachorro ou gato, o ciúmes é certo. Isso geralmente acontece porque o pet se sente trocado ou deixado de lado, então o outro bichinho é encarado como uma possível “ameaça”, o que pode resultar em brigas ou em uma inimizade. Para evitar o problema, a forma certa de acostumá-los é dividindo a atenção igualmente entre eles.

5) Como adaptar gato com cachorro: garanta que cada bichinho tenha seu próprio refúgio

Esse é um cuidado muito importante, principalmente no caso de filhotes ou de animais mais medrosos. Por isso, na hora de como adaptar filhote de cachorro com gato ou filhote de gato com cachorro, estabeleça um cantinho especial para acomodar o bichinho caso ele se sinta ameaçado ou com medo. Isso vai servir como uma espécie de refúgio para os momentos em que ele quiser se “esconder”, sendo também uma forma do animal se sentir mais seguro na sua nova casa. Com o tempo, certamente ele vai conseguir fazer amizade com o outro pet, mas no início é bom ter um espaço que seja mais reconfortante.

Redação: Juliana Melo