Carrapato

Como acabar com carrapatos dentro de casas? Veja 10 receitas caseiras!

Saiba como   acabar com carrapatos no ambiente de forma prática
Saiba como acabar com carrapatos no ambiente de forma prática

Os carrapatos são uma preocupação constante na vida de quem tem um cachorro. Por isso, é normal quer o tutor se questione como acabar com carrapato no quintal ou mesmo dentro de casa. Às vezes um simples passeio ou interação com outro doguinho já é o suficiente para o animal sofrer com esses parasitas tão incômodos. O grande problema é que depois que o cachorro é infestado não tem jeito: o tutor acaba tendo que lidar com o carrapato dentro de casa. Por isso é muito importante higienizar muito bem todo o ambiente em que o cãozinho vive para evitar uma nova infestação. Então, como acabar com carrapatos dentro de casas? Para te ajudar nessa missão, separamos 10 receitas caseiras que são bastante eficientes.

1) Elimine carrapatos do ambiente com limão e frutas cítricas

Os carrapatos definitivamente não são fãs dos cítricos, e é por isso que essa acaba sendo uma medida bem eficaz para eliminar os parasitas do ambiente em que os cães vivem. Basta esquentar um pouco de água (cerca de duas xícaras), esperar ferver e acrescentar dois limões cortados ao meio por pelo menos uma hora. Depois, retire os limões (ou qualquer outra fruta cítrica de sua escolha), e coloque o líquido em um borrifador para aplicar no local.

2) Use vinagre para acabar com carrapatos no ambiente

Aqui não tem muito mistério: o uso de vinagre puro já é o suficiente para acabar com os carrapatos dentro de casa. O único outro “ingrediente” que deve ser acrescentado a essa mistura é um pouco de água. Por ter uma consistência mais firme, você pode optar por usar um borrifador ou um pano de chão para passar no ambiente.

3) É possível acabar com carrapatos com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Além do vinagre puro, uma outra receita caseira para eliminar carrapatos no ambiente é a solução de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio e água. As quantidades certas para a mistura são duas xícaras de vinagre, uma xícara de água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato. Depois, é só colocar em um spray e usar onde você quiser.

4) Como acabar com carrapatos em casa: camomila é um repelente natural

É possível preparar uma infusão de camomila para afastar os carrapatos do cachorro e do ambiente. A planta funciona como um repelente natural, então é bem simples de usar: tudo que você precisa fazer é ferver a camomila na água e quando estiver com uma temperatura morna, é só aplicar o líquido no local desejado ou até mesmo no corpo do cachorro.

5) Cravo-da-índia elimina os carrapatos do ambiente

O cheiro do cravo-da-índia é tão forte que ele acaba servindo também como um repelente para os carrapatos. Existem algumas possibilidades de usar o cravinho, sendo que uma delas consiste basicamente em aplicar o óleo do cravo diretamente no ambiente da infestação. Outra forma de acabar com carrapatos no ambiente é fervendo a especiaria com uma fruta cítrica e aplicar na casa com um borrifador.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
      Aprender como acabar com carrapatos dentro de casa é essencial para cuidar da saúde do seu pet
    Aprender como acabar com carrapatos dentro de casa é essencial para cuidar da saúde do seu pet

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    6) Como acabar com carrapatos com bicarbonato de sódio e sal?

    Uma boa ideia de como acabar com carrapatos dentro de casa é misturando meia colher de chá de bicarbonato de sódio e sal em um pouco de água em temperatura ambiente. Feito isso, é só botar a solução em um spray e ele está pronto para ser aplicado dentro de casa (e o melhor é que não tem nenhum cheiro).

    7) Dá para acabar com o carrapato dentro de casa com óleo de eucalipto

    Para usar o óleo de eucalipto para tirar carrapatos do ambiente, é preciso ferver cerca de 20 folhas da planta em uma panela com um litro de água. Depois é só esperar esfriar para colocar o óleo formado em um acessório apropriado para borrifar onde você quiser.

    8) Óleo de neem é um ótimo remédio contra carrapato

    Poucas pessoas conhecem o óleo de neem, mas a verdade é que esse é uma das melhores formas de eliminar os carrapatos do ambiente de forma natural. Com propriedades antissépticas e antibacterianas, o óleo atua como um repelente contra carrapatos. Para ser usado, basta aplicá-lo em um pano e passar na área desejada. 

    9) Como acabar com carrapatos dentro de casa: óleo de amêndoas com vitamina E é uma opção

    Nessa receita, você deve pegar cerca de 20 mL de óleo de amêndoas e misturar com uma cápsula de vitamina E, que pode ser facilmente encontrada em farmácias. Depois de misturar bem esses produtos, é só aplicar na casa com um pano limpo.

    10) Acabar com carrapatos dentro de casa com uma mistura de óleos essenciais

    Para fechar a lista, também é possível fazer uma mistura com vários óleos essenciais para acabar com carrapatos do ambiente. Aqui você vai precisar usar os óleos de rícino, sésamo, limão e canela juntos. É só diluir uma gota de cada óleo em água, depois misturar e borrifar dentro de casa.

    Redação: Juliana Melo

    Quais as doenças mais comuns que atingem o sistema digestivo do cachorro?

    Próxima matéria

    Quais as doenças mais comuns que atingem o sistema digestivo do cachorro?

    Como acabar com carrapato em cachorro: um guia completo para se livrar do problema
    Carrapato

    Como acabar com carrapato em cachorro: um guia completo para se livrar do problema

    Quem tem um cãozinho em casa sabe que o carrapato de cachorro é uma das principais ameaças ao bem estar do animal. Além de ser super incômodo para o seu amigo, ele ainda pode transmitir diferentes doenças que debilitam e podem até ser fatais. Por isso, é sempre bom saber a melhor forma de prevenir e como acabar com carrapatos em cachorros — assim, você já vai estar preparado se o parasita resolver fazer uma visita à sua casa. Dá uma olhada nos truques e dicas que nós separamos aqui embaixo!

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Como acabar com pulgas de cachorro no ambiente? Veja 5 soluções caseiras!
    Pulga

    Como acabar com pulgas de cachorro no ambiente? Veja 5 soluções caseiras!

    Se o seu cachorro é sociável e tem o hábito de interagir bastante com outros cãezinhos quando sai na rua, é necessário ter um cuidado redobrado com a higiene do animal. Como todos os tutores de pet sabem, a pulga em cachorro é um problema comum e que se propaga com facilidade em ambientes assim. O problema é que depois que um cãozinho sofre com esse tipo de infestação, cabe ao tutor encontrar a melhor maneira de como eliminar pulgas de cachorro e do ambiente em que o animal vive.

    Gato cego: 7 cuidados essenciais para garantir a segurança e bem-estar do bichano em casa
    Cuidados

    Gato cego: 7 cuidados essenciais para garantir a segurança e bem-estar do bichano em casa

    Adotar um gatinho requer algumas adaptações em casa para criar um ambiente seguro e confortável para o animal, onde ele possa expressar seus comportamentos naturais e descansar sempre que quiser. Agora quando o bichano precisa de cuidados especiais, como é o caso do gato cego, a situação se torna mais delicada ainda. Será que é preciso tomar precauções extras para mantê-lo em segurança? Como ajudar o gatinho a viver melhor? Como proporcionar a ele um ambiente mais adaptado? Para te ajudar a deixar sua casa pronta para receber o seu novo amigo da melhor forma e em um ambiente seguro, confira 7 dicas e cuidados indispensáveis para lidar com um gato cego.

    Ver Todas >

    Anticoncepcional para gatos: veterinária aponta os perigos da vacina para cio de gato
    Saúde animal

    Anticoncepcional para gatos: veterinária aponta os perigos da vacina para cio de gato

    Já parou para pensar como ocorre o cruzamento entre os gatos? Os machos sempre estão dispostos a acasalar, mas as fêmeas precisam estar no período do cio para aceitar a aproximação. O primeiro cio costuma ocorrer quando o animal atinge a puberdade, que normalmente é entre o 8º e o 10º mês de vida. Esse costuma ser um período bastante delicado para todos, que precisam já que a gata passa por uma grande carga de estresse. 

    Saúde animal

    "Meu cachorro tem muita fome": quando a fome em excesso passa a ser uma compulsão alimentar?

    Quando se trata da alimentação do cachorro, normalmente a situação que mais aflige os tutores é quando o animal não quer comer ração. Contudo, é importante ter muita atenção se o comportamento do seu amigo for o contrário disso, porque às vezes o cachorro comendo muito é um sinal de compulsão alimentar - o que pode trazer prejuízos para a saúde do pet a longo prazo. 

    6 cuidados com gatos para evitar vômitos e diarreia
    Saúde animal

    6 cuidados com gatos para evitar vômitos e diarreia

    O vômito e diarreia em gatos são condições que sempre ligam o alerta nos tutores. Geralmente sintoma de algum outro problema de saúde, o gato vomitando ou com diarreia pode representar tanto uma reação natural do organismo felino quanto uma doença mais grave. O sistema digestivo do gato é sensível e pode ser afetado por uma simples alteração na alimentação. 

    Quais são as raças de gato mais propensas à obesidade felina?
    Saúde animal

    Quais são as raças de gato mais propensas à obesidade felina?

    A obesidade em gatos é um problema que precisa de atenção. Geralmente, o quadro não está relacionado à predisposição genética, mas alguns fatores contribuem para o aumento de peso nos felinos. A falta de exercícios físicos e uma alimentação inadequada, por exemplo, são hábitos que podem levar à obesidade. Então se o seu gatinho é muito preguiçoso ou não tem acesso a todos os nutrientes que precisa, é bem provável que ele se torne um gato obeso. 

    Ver Todas >