Ração

Comedouro automático para gatos: como funciona? É recomendado? Saiba tudo sobre o produto!

  Comedouro automático para gatos: os acessórios podem ser comuns, digitais ou controlados por aplicativos!
Comedouro automático para gatos: os acessórios podem ser comuns, digitais ou controlados por aplicativos!

Escolher um comedouro para gatos adequado pode ser uma missão mais difícil do que parece. Atualmente é possível encontrar diversas opções no mercado e cada uma apresenta suas próprias particularidades, o que pode deixar qualquer dono bastante indeciso. Uma ótima alternativa é investir em um comedouro automático, principalmente para tutores que passam muito tempo fora de casa. Conheça melhor o produto!

O que é um comedouro automático para gatos?

O comedouro automático, ou alimentador automático, repõe os grãos de ração conforme o gato vai se alimentando. Além do comedouro automático comum, ainda existem outras opções, como o comedouro automático digital, que permite programar a quantidade de ração e a frequência das refeições, e o comedouro automático controlado por aplicativo. Este último, como o próprio nome já indica, permite que o tutor customize o funcionamento do comedouro pelo celular.

Comedouro automático comum para gatos: como funciona?

O acessório contém um recipiente acoplado a um reservatório que libera a ração para o pet aos poucos. Alguns modelos ainda contam com uma alavanca lateral que permite que o próprio gato determine a quantidade de alimento, estimulando a coordenação motora e lógica do felino, além de aguçar o seu aspecto lúdico.

Geralmente, os comedouros automáticos para gatos são feitos em materiais duráveis, como acrílico, plástico ou polipropileno. O galão utilizado também pode ser removível, o que mantém o frescor da ração e facilita a higiene do acessório. Ainda é possível encontrar modelos que funcionam tanto como comedouro quanto como bebedouro. Essa é a dose dupla que a gente gosta!

Como limpar um comedouro automático para gatos?

O comedouro automático demanda uma certa manutenção como qualquer outro tipo de alimentador para pets. Afinal, é natural que o aparelho acumule resíduos de ração, pelos e até saliva do pet. A vasilha acoplada costuma ser removível, o que facilita e muito a higienização. Basta lavar com água e sabão neutro. Se houver algum componente eletrônico, como no caso dos comedouros automáticos digitais, a indicação é usar apenas um pano umedecido. Seque bastante todas as partes do acessório e ele estará pronto para uso!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Passa muito tempo fora de casa? O comedouro automático pode ser seu aliado!
    Passa muito tempo fora de casa? O comedouro automático pode ser seu aliado!

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!

    As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. Os pets podem sim tirar proveito da ingestão de determinadas frutas que são liberadas e não fazem mal. Mas afinal, cachorro pode comer banana? Quais os benefícios dessa fruta para cachorros? Qual a quantidade correta? Posso fazer um petisco para cachorro com esses alimentos? Veja as respostas para todas essas dúvidas!

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Comedouro automático para gatos: vale a pena investir no acessório?

    O comedouro automático para gatos pode ser um forte aliado dos tutores que precisam passar muito tempo fora de casa. Afinal, quem nunca teve que sair para trabalhar ou passar alguns dias viajando e não conseguiu parar de pensar em como os pets estavam se virando sozinhos? Com a ajuda do acessório, os tutores não precisam colocar em risco a alimentação do bichano sempre que for necessário se ausentar.

    Outra vantagem é que o acessório pode ser facilmente inserido em qualquer ambiente. Dessa forma, você pode escolher o cantinho preferido do seu gato para que ele se sinta bem confortável na hora das refeições. O comedouro automático também é uma ótima pedida para gatos diabéticos, já que a ferramenta auxilia no controle da alimentação do pet, evitando a falta ou o excesso de ração.

    Como escolher o melhor comedouro automático para gatos?

    Na hora de escolher um comedouro automático para o seu gato, toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo? Afinal, são tantas opções e modelos diferentes que fica difícil se decidir. Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de eleger o seu preferido, confira:

    • Tamanho e peso do gato
    • Quantidade de vezes que o pet se alimenta por dia
    • Quanto tempo o tutor passa fora de casa
    • Espaço disponível em casa
    • Capacidade de armazenamento do comedouro
    • Resistência do material
    • Facilidade na higienização
    • Peso do comedouro

    Quanto custa, em média, um comedouro automático para gatos?

    O valor do investimento vai depender muito do modelo escolhido. Comedouros automáticos comuns são os mais baratos e é possível encontrar o acessório por menos de R$50. Caso o acessório estimule a inteligência do animal (com a presença de uma alavanca, por exemplo), é provável que o preço seja um pouco mais alto.

    Comedouros automáticos digitais, por sua vez, possuem um sistema eletrônico complexo e, portanto, são significativamente mais caros. Por último, os aparelhos controlados por aplicativos, bem mais modernos, ultrapassam a faixa dos R$400. Ah, vale lembrar que o tutor também terá gastos com pilhas, caso escolha um comedouro digital. Todos esses detalhes devem ser analisados antes de determinar qual comedouro é o mais apropriado para o seu gato e, é claro, para o seu orçamento.

    Redação: Dóris Marinho

    Vinho e cerveja para cachorro? Entenda como esses produtos caninos funcionam

    Próxima matéria

    Vinho e cerveja para cachorro? Entenda como esses produtos caninos funcionam

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza
    Raças

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

    O Chartreux é uma de raça gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. No entanto, a características desse gatinho não se resumem apenas à sua aparência. Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre a origem, o temperamento, os cuidados e as curiosidades sobre o gato Chartreux. Vem se apaixonar por esse felino com a gente!

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Ver Todas >

    Trocou a ração e o gato não quer comer? Confira dicas de como solucionar o problema
    Alimentação animal

    Trocou a ração e o gato não quer comer? Confira dicas de como solucionar o problema

    Se seu gato não quer comer por causa da troca da ração, pode ser que você tenha feito a transição de forma inadequada. Os felinos têm um paladar bastante rigoroso e exigente, então acaba sendo muito difícil agradá-los com qualquer tipo de comida. Portanto, quando um gato se acostuma com um tipo específico de ração, a troca do alimento deve ser feita com muito cuidado. Esse tipo de situação preocupa muito os tutores, pois a alimentação animal é fundamental para manter o pet saudável. 

    Quais são os alimentos que prendem o intestino do cachorro?
    Alimentação animal

    Quais são os alimentos que prendem o intestino do cachorro?

    A saúde do cachorro é sempre uma das maiores preocupações dos tutores. Por isso é importante pesquisar algumas curiosidades para saber como lidar em diferentes situações. O cachorro com diarreia demanda uma atenção maior ainda com a alimentação. Por isso é importante saber que alimentos que prendem o intestino do cachorro. Explicamos abaixo quais os alimentos liberados e dicas de como regular o intestino do cachorro no caso de diarreia.

    Cachorro pode comer pipoca? Descubra se o snack é liberado ou não
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer pipoca? Descubra se o snack é liberado ou não

    Você com certeza já se perguntou o que cachorro não pode comer ou se certo alimento é liberado na dieta do pet. Prestar atenção na alimentação do cachorro é uma regra indispensável na rotina, já que muitas comidas podem intoxicar os animais de estimação e até mesmo causar morte. Às vezes fica difícil resistir ao olhar pidão do cachorro, mas é preciso ter consciência.

    Como a alimentação do cachorro interfere na saúde dele?
    Alimentação animal

    Como a alimentação do cachorro interfere na saúde dele?

    Os cães simplesmente adoram abocanhar tudo que encontram pela frente, principalmente quando é algo comestível. No entanto, é importante ficar atento a este hábito porque ele pode ser bastante prejudicial ao organismo dos cães. Aquela velha frase clichê de que a saúde começa pela boca é totalmente verídica, e isso se aplica também no universo canino. Por isso, cuidar da alimentação do cachorro é dever de todo tutor como forma de garantir que o animal vai crescer saudável e livre de problemas. 

    Ver Todas >