Escolher um comedouro para gatos adequado pode ser uma missão mais difícil do que parece. Atualmente é possível encontrar diversas opções no mercado e cada uma apresenta suas próprias particularidades, o que pode deixar qualquer dono bastante indeciso. Uma ótima alternativa é investir em um comedouro automático, principalmente para tutores que passam muito tempo fora de casa. Conheça melhor o produto!

O que é um comedouro automático para gatos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O comedouro automático, ou alimentador automático, repõe os grãos de ração conforme o gato vai se alimentando. Além do comedouro automático comum, ainda existem outras opções, como o comedouro automático digital, que permite programar a quantidade de ração e a frequência das refeições, e o comedouro automático controlado por aplicativo. Este último, como o próprio nome já indica, permite que o tutor customize o funcionamento do comedouro pelo celular.

Comedouro automático comum para gatos: como funciona?

O acessório contém um recipiente acoplado a um reservatório que libera a ração para o pet aos poucos. Alguns modelos ainda contam com uma alavanca lateral que permite que o próprio gato determine a quantidade de alimento, estimulando a coordenação motora e lógica do felino, além de aguçar o seu aspecto lúdico.

Geralmente, os comedouros automáticos para gatos são feitos em materiais duráveis, como acrílico, plástico ou polipropileno. O galão utilizado também pode ser removível, o que mantém o frescor da ração e facilita a higiene do acessório. Ainda é possível encontrar modelos que funcionam tanto como comedouro quanto como bebedouro. Essa é a dose dupla que a gente gosta!

Como limpar um comedouro automático para gatos?

O comedouro automático demanda uma certa manutenção como qualquer outro tipo de alimentador para pets. Afinal, é natural que o aparelho acumule resíduos de ração, pelos e até saliva do pet. A vasilha acoplada costuma ser removível, o que facilita e muito a higienização. Basta lavar com água e sabão neutro. Se houver algum componente eletrônico, como no caso dos comedouros automáticos digitais, a indicação é usar apenas um pano umedecido. Seque bastante todas as partes do acessório e ele estará pronto para uso!


Passa muito tempo fora de casa? O comedouro automático pode ser seu aliado!
Passa muito tempo fora de casa? O comedouro automático pode ser seu aliado!

Comedouro automático para gatos: vale a pena investir no acessório?

O comedouro automático para gatos pode ser um forte aliado dos tutores que precisam passar muito tempo fora de casa. Afinal, quem nunca teve que sair para trabalhar ou passar alguns dias viajando e não conseguiu parar de pensar em como os pets estavam se virando sozinhos? Com a ajuda do acessório, os tutores não precisam colocar em risco a alimentação do bichano sempre que for necessário se ausentar.

Outra vantagem é que o acessório pode ser facilmente inserido em qualquer ambiente. Dessa forma, você pode escolher o cantinho preferido do seu gato para que ele se sinta bem confortável na hora das refeições. O comedouro automático também é uma ótima pedida para gatos diabéticos, já que a ferramenta auxilia no controle da alimentação do pet, evitando a falta ou o excesso de ração.

Como escolher o melhor comedouro automático para gatos?

Na hora de escolher um comedouro automático para o seu gato, toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo? Afinal, são tantas opções e modelos diferentes que fica difícil se decidir. Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de eleger o seu preferido, confira:

  • Tamanho e peso do gato
  • Quantidade de vezes que o pet se alimenta por dia
  • Quanto tempo o tutor passa fora de casa
  • Espaço disponível em casa
  • Capacidade de armazenamento do comedouro
  • Resistência do material
  • Facilidade na higienização
  • Peso do comedouro

Quanto custa, em média, um comedouro automático para gatos?

O valor do investimento vai depender muito do modelo escolhido. Comedouros automáticos comuns são os mais baratos e é possível encontrar o acessório por menos de R$50. Caso o acessório estimule a inteligência do animal (com a presença de uma alavanca, por exemplo), é provável que o preço seja um pouco mais alto.

Comedouros automáticos digitais, por sua vez, possuem um sistema eletrônico complexo e, portanto, são significativamente mais caros. Por último, os aparelhos controlados por aplicativos, bem mais modernos, ultrapassam a faixa dos R$400. Ah, vale lembrar que o tutor também terá gastos com pilhas, caso escolha um comedouro digital. Todos esses detalhes devem ser analisados antes de determinar qual comedouro é o mais apropriado para o seu gato e, é claro, para o seu orçamento.

Redação: Dóris Marinho