A coleira para cachorro é um dos primeiros acessórios que você pensa em comprar depois que recebe um cãozinho em casa. Além de ajudar a identificar o animal em diferentes situações e a ensinar a disciplina no dia a dia, ela ainda é essencial para a hora dos passeios, um dos momentos mais esperados pelo seu amigo de quatro patas - mas só depois de todas as vacinas, combinado? De acordo com o tamanho, a personalidade e a finalidade de uso, o modelo de coleira que você precisa comprar muda: dá uma olhada aqui embaixo para descobrir como escolher o ideal para o seu pet!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não escolha a coleira de cachorro considerando apenas a estética

Garantir que o acessório seja bonito e combine tanto com a sua personalidade quanto com a do animal é uma das primeiras lembranças na hora de escolher a coleira para cachorro. Mesmo assim, esse não pode ser o único critério para a sua decisão final. O conforto, a segurança e a funcionalidade — tanto para você, quanto para o cãozinho — devem ser as prioridades nesse momento. Quando estiverem na rua, ele precisa saber que quem lidera o passeio é você e a coleira certa é uma ótima forma de sinalizar isso para ele.

Ao mesmo tempo, não priorizar a estética também não significa que você não vai encontrar uma coleira bonita: o mercado já tem uma série de opções para diferentes gostos, desde as mais discretas até as coloridas e estampadas. Basta garantir que a coleira é segura e confortável para o seu cachorro.

Conheça os diferentes tipos de coleira para cachorro e quando elas devem ser usadas

 

cachorro usando coleira para cachorro vermelha

Se você é um dono de pet de primeira viagem, provavelmente nunca tinha parado para pensar nos diferentes tipos de coleiras que existem no mercado e, talvez, nem conheça outro que não seja o simples e tradicional. Para garantir o sucesso dos seus passeios, fique atento e escolha o modelo ideal de coleira para o seu cachorro entre as opções aqui embaixo:

 

  1. Plana: é a coleira simples, de pescoço, o modelo que você vai encontrar com mais facilidade nos pet shops. Ela é perfeita para você usar no filhotes de cachorro mesmo antes da hora de passear para que eles se acostumem com o acessório. Em adultos, ela serve para o uso em casa e, na rua, apenas para cães comportados e tranquilos, já que não te dá tanto controle sobre os movimentos do animal através da guia.

     

  2. Peitoral: a coleira peitoral é bem confortável e tem uso indicado para animais de porte pequeno e médio, que você consegue controlar na rua mesmo sem fazer pressão na região do pescoço. Ela pode ser uma boa opção para os cães de grande porte que têm o temperamento tranquilo e não puxam muito a guia na hora do passeio.

     

  3. Peitoral antipuxão: semelhante ao modelo peitoral, a diferença deste tipo de coleira é que o gancho em que a guia é presa fica na frente do peito do cachorro - em vez de nas costas. Isso faz com que, no caso de o cachorro ligar a tração nas 4 patas e puxar, ser girado para o lado. Isso faz com que ele, então, pare de puxar. Indicado para cachorros médios e grandes.

     

  4. Enforcador: é a opção ideal de coleira para cachorros de grande porte. O enforcador fica mais apertado ao redor do pescoço do cachorro se ele puxar muito ou ficar agitado na rua, aumentando o seu controle sobre o cão. No dia a dia, a corrente do enforcador pode ficar presa em algum lugar e machucar o animal, por isso, coloque apenas na hora dos passeios. Você também pode encontrar um enforcador com garrinhas sem ponta, que aumentam o incômodo do animal se ele se alterar muito enquanto estiver passeando, mas elas não são indicadas porque, dependendo da força do cachorro, também podem machucar. 

     

  5. Martingale: também conhecida como “semi enforcador”, a coleira martingale tem o funcionamento parecido com o do enforcador, mas é feita de um material mais delicado, que lembra a coleira plana tradicional. Em suas extremidades, ela tem dois aros de metal com outra tira do mesmo material da coleira transpassada. Quando o cachorro se agita ou puxa muito, ela fica mais justa no pescoço, chamando a atenção dele. Pode ser usada por cães de todos os portes, basta que você escolha o tamanho certo.

     

  6. Cabresto: a coleira cabresto pode ser facilmente confundida com uma focinheira, mas ao contrário do modelo mais comum, ela não impede que o cachorro se alimente ou beba água. Ela dá uma volta no pescoço e outra na região do focinho do animal e é perfeita para o processo de adestramento, já que demonstra a sua liderança e te dá o controle necessário sobre o animal sem que ele se machuque no processo. Também conhecida como “gentle leader”, a coleira cabresto pode ser usada por animais de todos os portes. 

cachorro usando coleira para cachorro com guia azul

A importância da placa de identificação de coleira

 

Quando você pensa no melhor tipo de coleira e guia para garantir um passeio seguro e tranquilo para você e o seu cachorro, não pode deixar de contar com os imprevistos e com o fato de que cachorros fogem. Mesmo sem perceber que estão fugindo, eles podem se assustar com alguma coisa, a guia pode desencaixar, você pode soltar sem querer… As razões são inúmeras e, em todos os casos, se você não conseguir pegar ele na mesma hora, a placa de identificação é a sua maior chance de recuperar seu amigo de quatro patas. Ela deve ser usada na coleira plana, junto do modelo escolhido por você para o passeio e precisa contar com seu nome e o número de telefone atualizado. Assim, quem achar seu cachorrinho pode entrar em contato para devolver o fujão. O ideal é que ele esteja identificado o tempo todo, mesmo enquanto estiver em casa: vai que a porta fica aberta por tempo demais e ele escapa? No que se trata dos animais de estimação, é sempre melhor prevenir do que remediar!

Coleiras antipulgas para cães também são importantes para a saúde do animal

Todo cachorro que passeia regularmente precisa estar protegido contra a infestação de pulgas, que também podem acometer os seres humanos, sabia? As coleiras antipulgas para cães servem para evitar o surgimento dos parasitas, mas seu uso deve envolver alguns cuidados. A validade varia de acordo com o modelo escolhido, mas é comum que o tempo mínimo de uso fique entre dois e três meses. 

Essas coleiras têm toxinas que não são prejudiciais ao cachorro e se espalham pelo corpo do animal conforme ele se movimenta, impedindo a proliferação dos parasitas. Fique atento à relação de peso e tamanho das coleiras indicados pelo fabricante para garantir um tratamento efetivo. Além disso, o tamanho certo também evita que o pet consiga morder a coleira — no caso dos cães muito pequenos, vale cortar a ponta do acessório se for necessário.

Redação: Ariel Cristina Borges