Que os felinos são animais com os cinco sentidos muito aguçados não é segredo para ninguém. Assim como a audição, o olfato de gato é extremamente apurado, já que possui cerca de 67 milhões de células olfativas. Este sentido é usado como instrumento de sobrevivência para os bichanos: o olfato do gato ajuda desde os filhotes a encontrarem o leite da mãe até decifrarem outros animais. Por ter esse sentido muito sensível para os variados cheiros, existem muitos odores que podem incomodar os bichanos. Você já se perguntou qual cheiro que gato não gosta ? Reunimos algumas informações sobre os odores que podem ser desagradáveis para os felinos. Vem ver!

O cheiro da caixa de areia suja incomoda bastante o olfato do gato

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é novidade que os gatos são animais extremamente higiênicos. Muito famosos pelo cuidado com os próprios pelos e autolimpeza, os felinos exigem o mesmo capricho nos ambientes em que vivem. Se os gatos encontram lugares fedidos, eles rapidamente evitam passar por ali. É o que acontece com a caixa de areia suja, que pode incomodar muito os felinos. A limpeza precisa ser feita regulamente para retirar as fezes e resquícios de xixi. A areia suja e com forte odor pode fazer o gato se recusar a usá-la e fazer as necessidades em outro local da casa, como sofás e camas. A caixinha suja ainda pode pode deixar o gato estressado e fazer com que ele segure suas necessidades por mais tempo que o recomendado, favorecendo problemas de saúde.

Olfato de gato: o cheiro de algumas plantas incomodam os felinos

Alguns cheiros que são muito agradáveis aos humanos podem ser bem desagradáveis para os gatos. É o que acontece com algumas plantas como arruda, eucalipto, lavanda, alecrim e hortelã. O cheiro dessas plantas não é nem um pouco apreciado pelos felinos. Os tutores precisam ter cuidado com uso de incensos e repelentes com essas plantas na composição para não incomodar os bichanos. Algumas pessoas chegam até a plantar alguma dessas espécies no quintal na intenção de evitar que os gatos mexam no jardim.


A caixa de areia suja vai exalar um cheiro que o gato detesta, por isso é importante sempre manter o local limpo
A caixa de areia suja vai exalar um cheiro que o gato detesta, por isso é importante sempre manter o local limpo

Alguns temperos têm um cheiro que o gato não gosta nem um pouco

Os aromas apimentados estão na lista de cheiros que o gato não suporta. A explicação para isso é que o olfato felino é extremamente sensível, então, para eles, a pimenta e outros temperos apimentadas são quase tóxicas para o focinho, fazendo com que eles se afastem rapidamente. Outras especiarias que possuem o cheiro muito forte, como canela e cravo, também não são apreciadas pelos felinos. 

Frutas cítricas têm cheiro que gato não suporta

Apesar de não serem considerados alimentos tóxicos para os felinos, frutas como laranja ou limão são o tipo de cheiro que gato não suporta. Os aromas cítricos, conhecidos pelo poder refrescante, não fazem o mesmo efeito nos bichanos. Inclusive, as frutas cítricas são muito utilizadas como repelentes naturais para evitar que os gatos acessem determinados locais da casa ou mesmo que façam as necessidades fora do lugar: basta borrifar uma solução feita com frutas cítricas no lugar que você deseja que o animal não se aproxime. Mas cuidado! É importante ter cuidado para não deixar o animal estressado ou receoso de se movimentar pela casa. Use com moderação e sempre respeitando o espaço do pet.  

Redação: Hyago Bandeira