A cera preta no ouvido do cachorro pode ter causas variadas, mas em todas elas precisam de atenção. O sintoma pode indicar desde uma simples otite até tumores, em casos mais raros. Fazer a higiene do ouvido é algo que deve fazer parte da rotina do pet. O cuidado é algo importante que pode ajudar a identificar a secreção escura no ouvido do cachorro, fazendo com que um diagnóstico mais rápido seja feito. O Patas da Casa reuniu informações sobre a secreção escura no ouvido do cachorro e cuidados com a área. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que pode causar cera escura no ouvido do cachorro?

A cera no ouvido do cachorro serve para proteger a região e é fundamental para a audição canina. Por isso que ela é feita de substâncias gordurosas, que impedem a entrada de água no canal auditivo, por exemplo. Logo, o excesso de cera no ouvido do cachorro pode ser o indicativo de alguma complicação de saúde na região. Entre as doenças que mais costumam estar relacionadas ao aumento da produção de cera estão:

  • otite canina
  • sarna otodécica
  • seborreia
  • atopia
  • presença de corpo estranho
  • tumores

Além do aumento de cera, os problemas de saúde animal também podem provocar uma mudança de coloração na secreção. A tonalidade escura costuma estar mais associada à otite canina.

 

cera preta no ouvido do cachorro: dono checando orelha do cão

Cera no ouvido do cachorro: diagnóstico e tratamento

 

Como dito acima, o excesso de cera no ouvido do cachorro com coloração escura pode estar relacionado a mais de um problema de saúde. Por isso, o diagnóstico preciso é muito importante. Nesse caso, se o tutor identificar a secreção escura no ouvido do cachorro em excesso, é preciso marcar uma consulta o quanto antes. Normalmente, o sintoma está associado a coceira e dor, o que pode causar muito incômodo e até gerar feridas na região. O veterinário consegue identificar o problema, a causa e o tratamento adequado. Um dos exames mais solicitados em situações como essa é a análise da amostra da cera. Dependendo do resultado, o tratamento pode envolver a administração de medicamentos receitados pelo médico veterinário.

Como limpar o excesso de cera no ouvido do cachorro?

A limpeza do ouvido do cachorro é um cuidado essencial para prevenir doenças como a otite canina. Apesar disso, muitos tutores não sabem ainda como fazer a limpeza da forma correta. Esse cuidado deve ser introduzido na rotina do cão desde filhote, dessa forma, o pet vai se acostumar com a situação e ter um bom comportamento sempre. Para fazer a limpeza da cera no ouvido do cachorro você vai precisar de um removedor específico, chamado de ceruminolítico, que pode ser encontrado no pet shops. Veja o passo a passo de como limpar a orelha do cão:

  • 1) Molhe um pedaço de algodão com o líquido removedor;
  • 2) Passe o algodão em toda a extensão da parte de dentro da orelha do cachorro;
  • 3) Repita o processo no outro ouvido.

Nunca utilize pinças, gases, cotonetes ou toalhas na orelha dos cães. Esses materiais podem machucar o animal quando não usados por um profissional. Além disso, não force: limpe somente até onde seu dedo alcança. 

Redação: Hyago Bandeira