A castração de gato é um procedimento que traz muitos benefícios para a saúde e bem-estar. Seja a castração de gato macho ou fêmea, a cirurgia prevenirá doenças, evitará fugas e comportamentos indesejados como a marcação de território, além de outras vantagens. Apesar de ser um procedimento simples, ela não deixa de ser uma cirurgia e demanda alguns cuidados antes da internação. Para entender melhor, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre a preparação do bichano antes da castração. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Castração de gato: quais os principais cuidados pré-operatórios?

Antes da cirurgia, o médico veterinário de confiança pedirá para que o bichano passe por uma bateria de exames para checar a saúde do animal e suas condições para passar pelo procedimento e a anestesia. O hemograma completo e o eletrocardiograma são alguns dos exames mais solicitados antes da castração. Além disso, o pré-operatório exige que o animal esteja de jejum de água por 6 horas, e 12 horas de jejum para comida. Dar banho no animal um dia antes também é uma das orientações no pré-operatório. Você também deve se certificar que o animal esteja livre dos ectoparasitas e com as vacinas em dia.

 

castração de gata: gata no veterinário

Castração de gata: fêmea precisa de cuidados específicos?

 

A cirurgia de castração em gata fêmea é mais invasiva que em machos. O profissional veterinário precisará cortar a barriga da gatinha para chegar até seu útero e ovários. O procedimento costuma preocupar muitos tutores de felinas na hora da cirurgia. Apesar da castração de gata ser um procedimento mais complexo, os cuidados pré-operatórios serão os mesmos. Lembre-se que a cirurgia nas gatinhas reduz os riscos de infecções e câncer de mama e útero, além de evitar a gravidez indesejada.

Como preparar o gato para a castração?

Quem é gateiro sabe o quanto os animais ficam desconfortáveis e estressados na hora de saírem de casa. Por serem animais metódicos, eles não gostam de ambientes desconhecidos ou da presença de pessoas estranhas. ara que a saída se torne menos traumática, é fundamental que o animal possua uma caixa de transporte confortável e espaçosa.

O acessório não pode ficar escondido dentro de casa e aparecer somente na hora da ida até o veterinário. Transformar a caixa de transporte em algo familiar é uma das principais dicas na hora de levar o pet para castrar. Antes do dia da cirurgia, deixe a caixa de transporte fazer parte da mobília da casa, estando sempre aberta e com um brinquedinho que o gato gosta dentro. Isso fará com que o felino já esteja familiarizado com o objeto e não associe a hora da saída a um momento traumatizante. Outra dica importante é espirrar um pouco de feromônio felino sintético em uma manta e deixar lá dentro antes de sair de casa. Vale ressaltar que levar um cobertor extra também é recomendado para o dia da castração, pois é comum que o animal vomite após o procedimento.

Redação: Hyago Bandeira