A castração de cachorros ainda gera muitas dúvidas, mas nós garantimos que só existem benefícios para o seu pet! Além de ser a melhor maneira de evitar crias indesejadas, controla o número de cães abandonados e de rua, e previne inúmeras doenças. Nas fêmeas, por exemplo, diminui as chances de tumores na mama e no útero. Apesar de ser uma cirurgia de baixo risco, os donos costumam ter medo do procedimento. Para te ajudar na decisão, vamos tirar as principais dúvidas sobre o tema. Veja abaixo.

Quais os principais cuidados antes da cirurgia de castração de cadela?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A castração de cadela, no geral, é recomendada a partir dos 6 meses de idade, mas depende do porte. Para as fêmeas de grande porte, o ideal é esperar que ela complete um ano de vida. Não existe nenhum segredo no preparo da cirurgia. O importante é que o animal esteja com todas as vacinas e a saúde em dia.

Marque uma consulta no veterinário antes da castração para saber se a cadela está apta para fazer a cirurgia. Pode ser que o profissional peça um hemograma completo ou até mesmo um eletrocardiograma, varia de acordo com o histórico de saúde do animal. A cadela precisa fazer um jejum de 6 horas de água e 12 horas de comida antes da castração.

Quais os benefícios da castração de cadelas?

  • Diminui o risco de infecções e câncer de mama e útero;
  • Não há o risco de crias indesejadas;
  • Evita o cio e possível uso de anticoncepcional;
  • Controle populacional nos animais de rua;
  • Evita o surgimento de gravidez psicológica;
  • Aumenta a expectativa de vida.

A cirurgia de castração de cadela é mais perigosa?

A castração de cadelas consiste em abrir a barriga para a retirada do útero e dos ovários. É, de fato, mais complexa quando comparada à castração de machos, mas nada que seja motivo de uma grande preocupação. Escolha bem o local que irá fazer a cirurgia do seu pet e, se possível, sempre peça indicação de profissionais confiáveis.

Qual a melhor ração para cachorros castrados?

Como a castração envolve a retirada dos ovários, a produção hormonal é afetada e, por isso, é comum o ganho de peso. Após a cirurgia, a tendência é que os animais fiquem com menos energia, por isso é importante manter a rotina de passeios para que o cachorro faça exercícios.

Um dos erros mais comuns é o dono diminuir a quantidade de ração, mas isso pode resultar na falta de nutrientes. O ideal é trocar a ração normal por um com baixo índice de gordura e alto teor de fibras. Dessa forma, o animal consome menos calorias, e as fibras saciam a fome. Essa substituição na alimentação deve ser feita sob orientação do veterinário que acompanha a sua cadela.


Veja quais os cuidados necessários antes e após e cirurgia de castração
Veja quais os cuidados necessários antes e após e cirurgia de castração