A castração de cachorros ainda gera muitas dúvidas, mas nós garantimos que só existem benefícios para o seu pet! Além de ser a melhor maneira de evitar crias indesejadas, controla o número de cães abandonados e de rua, e previne inúmeras doenças. Nas fêmeas, por exemplo, diminui as chances de tumores na mama e no útero. Apesar de ser uma cirurgia de baixo risco, os donos costumam ter medo do procedimento. Para te ajudar na decisão, vamos tirar as principais dúvidas sobre o tema. Veja abaixo.
Quais os principais cuidados antes da cirurgia de castração de cadela?
A castração de cadela, no geral, é recomendada a partir dos 6 meses de idade, mas depende do porte. Para as fêmeas de grande porte, o ideal é esperar que ela complete um ano de vida. Não existe nenhum segredo no preparo da cirurgia. O importante é que o animal esteja com todas as vacinas e a saúde em dia.
Marque uma consulta no veterinário antes da castração para saber se a cadela está apta para fazer a cirurgia. Pode ser que o profissional peça um hemograma completo ou até mesmo um eletrocardiograma, varia de acordo com o histórico de saúde do animal. A cadela precisa fazer um jejum de 6 horas de água e 12 horas de comida antes da castração.
Quais os benefícios da castração de cadelas?
- Diminui o risco de infecções e câncer de mama e útero;
- Não há o risco de crias indesejadas;
- Evita o cio e possível uso de anticoncepcional;
- Controle populacional nos animais de rua;
- Evita o surgimento de gravidez psicológica;
- Aumenta a expectativa de vida.
A cirurgia de castração de cadela é mais perigosa?
A castração de cadelas consiste em abrir a barriga para a retirada do útero e dos ovários. É, de fato, mais complexa quando comparada à castração de machos, mas nada que seja motivo de uma grande preocupação. Escolha bem o local que irá fazer a cirurgia do seu pet e, se possível, sempre peça indicação de profissionais confiáveis.
Qual a melhor ração para cachorros castrados?
Como a castração envolve a retirada dos ovários, a produção hormonal é afetada e, por isso, é comum o ganho de peso. Após a cirurgia, a tendência é que os animais fiquem com menos energia, por isso é importante manter a rotina de passeios para que o cachorro faça exercícios.
Um dos erros mais comuns é o dono diminuir a quantidade de ração, mas isso pode resultar na falta de nutrientes. O ideal é trocar a ração normal por um com baixo índice de gordura e alto teor de fibras. Dessa forma, o animal consome menos calorias, e as fibras saciam a fome. Essa substituição na alimentação deve ser feita sob orientação do veterinário que acompanha a sua cadela.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
