Castração

Castração de cachorro: a partir de qual idade pode ser feita? Devo evitar que minha cadela entre no cio?

Conheça as vantagens da cirurgia de castração para o seu animalzinho
Conheça as vantagens da cirurgia de castração para o seu animalzinho

A castração de cachorro é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns e indicados para a manutenção da saúde de um animal. Tanto nos machos quanto nas fêmeas, ela ajuda a prevenir doenças graves e melhora a qualidade de vida de boa parte dos bichinhos. Ainda assim, é comum que os donos se perguntem se castrar cachorro é realmente necessário e se prejudica a vida do seu companheiro de alguma forma — afinal de contas, cadela castrada entra no cio? Por isso, o Patas da Casa resolveu tirar todas as suas dúvidas em relação à cirurgia. Dá uma olhada aqui embaixo!

Como é a cirurgia de castração de cachorro?

A principal consequência da esterilização de um cachorro, seja macho ou fêmea, é que ele vai perder a capacidade de reprodução. Isso acontece porque a castração canina age diretamente nos órgãos reprodutores dos animais: nas cadelas, a incisão é feita para a retirada do útero e dos ovários; nos machos, por sua vez, a castração acontece com a remoção dos testículos do animal. Nos dois casos, a cirurgia é feita com anestesia geral e depois de um check-up completo para atestar que o cachorro tem condições de receber o medicamento anestésico. Em ambos os casos os cortes são bem pequenos e a cirurgia é realizada em cerca de uma hora.

Qual é a melhor idade para castrar o cachorro?

A castração do cachorro é um procedimento que pode ser realizado durante toda a vida do animal, mas a recomendação dos veterinários é que a cirurgia seja realizada no início da vida deles. Isso acontece porque quanto mais velho o animal for, mais complicado se torna o procedimento e a recuperação. Além disso, se a intenção é evitar o desenvolvimento de doenças, quanto mais cedo, melhor. O momento ideal para a castração de cachorro fêmea é antes do primeiro cio, entre cinco e seis meses de idade. Para os machos, o também é ideal que o procedimento aconteça antes do desenvolvimento sexual se completar, ou seja: entre os sete e dez meses de idade.

Como é a recuperação da cirurgia de castração de cachorro

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Durante a recuperação da cirurgia, pode ser que seu cachorro precise usar o colar elizabetano (o cone da vergonha)
    Durante a recuperação da cirurgia, pode ser que seu cachorro precise usar o colar elizabetano (o cone da vergonha)

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    O pós-operatório é, certamente, uma das partes mais delicadas da cirurgia de castração de cachorro, seja ele macho ou fêmea. Nesse período, que pode durar até duas semanas e o ideal é que o cachorro tenha a companhia de um humano na maior parte do tempo, já que, pelo menos nos primeiros dias, ele não pode fazer movimentos bruscos ou atividades muito pesadas para evitar o rompimento dos pontos. A região do corte deve ser limpa pelo menos uma vez por dia, até a consulta de retirada dos pontos com o veterinário. Para evitar que o animal fique lambendo ou mordendo o local da incisão, você pode adquirir uma roupa cirúrgica para cães castrados ou um colar elizabetano (popularmente conhecido como o “cone da vergonha”). Isso impede complicações na cicatrização do corte.

    Um outro ponto importante do pós-operatório do cachorro castrado é a medicação. Nos primeiros dias, o veterinário pode receitar remédios para a dor, anti-inflamatórios e/ou antibióticos que vão garantir uma boa recuperação para o animal. É importante que as doses e horários indicados sejam respeitados para que o efeito seja o esperado.

    As vantagens da castração de cachorro para machos e fêmeas

    Por mais que pareça controverso, para animais que são criados em casa, a castração só oferece vantagens, mesmo com as possíveis mudanças comportamentais que se seguem. No que se trata da saúde física, a castração de cadelas corta os ciclos de cio, diminuindo o incômodo para o animal e impossibilitando uma gravidez psicológica, impede o desenvolvimento de tumores nos ovários e no útero, diminui muito as chances de câncer nas mamas, reduz a zero as chances de contração de doenças causadas por hormônios, como a piometra e a hemometra. Nos machos, a castração acaba com a possibilidade de tumores nos testículos e na próstata.

    O comportamento dos cães muda após a castração?

    No que se trata do comportamento dos animais, a cirurgia de castração costuma afetar mais os machos, fazendo com que eles fiquem menos agressivos — por causa do corte na produção de testosterona -, com menos necessidade de demarcar o território com xixi e, também, com menos propensão a fugir para acasalar com fêmeas no cio e brigar com outros machos. No fim das contas, o animal fica muito mais tranquilo.

    Redação: Ariel Cristina Borges

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!

    Próxima matéria

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!
    Saúde

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!

    A possibilidade de um cachorro doente é o pesadelo de todo tutor. Nossos cães são companheiros fiéis que dependem de nós para ter uma vida plena e saudável. Por isso, é importante conhecer os problemas de saúde mais comuns que afetam os bichinhos, seus principais sintomas e métodos de prevenção. Para manter o seu cão sempre feliz e seguro, é fundamental fornecer água e alimentação adequadas, manter uma rotina de exercícios, cuidar da limpeza do ambiente e visitar o veterinário regularmente.

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Castração de gato: saiba a partir de que idade é possível fazer a esterilização do seu pet
    Castração

    Castração de gato: saiba a partir de que idade é possível fazer a esterilização do seu pet

    Muito se fala sobre a importância da castração de gatos, mas você sabe a partir de que idade o procedimento é indicado? Para começar, vamos falar sobre os principais benefícios da cirurgia: a esterilização de felinos é a melhor maneira de evitar doenças, crias indesejadas e as fugas comuns dos gatos durante o cio. A castração também ajuda a controlar a superpopulação de animais de rua e impacta até na propagação de doenças entre os bichinhos. Quer saber a partir de que mês de vida seu gato pode operar? Então, vem com a gente!

    Ver Todas >

    Como identificar um gato desidratado?
    Saúde animal

    Como identificar um gato desidratado?

    Embora não apreciem muito esse hábito, beber água é fundamental para a saúde do gato. Os tutores devem ter bastante atenção na rotina dos bichanos: eles precisam de uma quantidade adequada de líquidos para não desenvolverem complicações no sistema urinário que podem levar à falência dos rins. A curto prazo, um gato desidratado, normalmente em decorrência de algum outro problema de saúde, precisa receber bastante atenção para não chegar a um estado mais grave. 

    Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça o acessório!
    Saúde animal

    Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça o acessório!

    Manter o seu cachorrinho livre de pulgas pode não ser uma tarefa muito fácil, mas é essencial para saúde e bem-estar dele. As pulgas em cachorro podem não só causar coceira no animal, como também transmitir bactérias e verminoses, além de provocar dermatites. O pente para pulga é um acessório de uso prático para o tutor , confortável para os animais e até mais sustentável

    5 fatos sobre a diabetes em cães que precisam da sua atenção
    Saúde animal

    5 fatos sobre a diabetes em cães que precisam da sua atenção

    A diabetes em cachorro é um quadro delicado e que precisa de atenção e muito cuidado. A doença se desenvolve a partir de alterações nos níveis de produção de insulina pelo corpo do animal, com apresentações diferentes de acordo com o tipo de diabetes. Apesar de ser muito parecida com a ação em humanos, a diabetes em cães causa muitas dúvidas nos tutores, que podem acabar caindo em alguns mitos sobre a doença. Quanto antes o tratamento for iniciado, porém, mais chances o cachorro tem de conseguir viver com a doença, sem afetar tanto a sua qualidade de vida. Para te ajudar com isso, reunimos 5 fatos sobre a diabetes canina para sanar todas as suas incertezas sobre a doença. Confira abaixo!

    Cardiomiopatia hipertrófica felina: saiba mais sobre a doença cardíaca que atinge os gatos
    Saúde animal

    Cardiomiopatia hipertrófica felina: saiba mais sobre a doença cardíaca que atinge os gatos

    Alguma vez você já se preocupou com a saúde do coração do seu gato? A cardiomiopatia hipertrófica felina uma doença cardíaca bem comum quando falamos desses animais. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV), também é a principal cardiopatia causadora de morte entre os felinos. Basicamente, é caracterizada por uma hipertrofia no ventrículo esquerdo e acredita-se que tem bastante influência genética. 

    Ver Todas >