É bem provável que você nunca tenha ouvido falar na caquexia em cães e gatos, mas essa é uma condição que pode afetar gravemente a saúde dos animais. Por outro lado, manter uma alimentação saudável e balanceada, com uma boa ração para cachorro ou gato, muitas vezes é a chave para melhorar o quadro do pet. Para entender melhor sobre a caquexia e qual a relação do problema com a nutrição de cães e gatos, conversamos com o médico veterinário Lucas Oliveira. Veja o que ele nos disse!
Caquexia em cães e gatos: o que é e quais as causas?
Apesar de parecer complexo, a caquexia é um termo utilizado para designar uma condição em que ocorre muita perda de peso e atrofia muscular. Segundo o especialista, a caquexia é uma síndrome caracterizada por perda de massa magra corporal e perda de peso, que está relacionada com alterações metabólicas complexas e inflamação crônica. “Geralmente, sua origem está ligada a doenças crônicas, como câncer, doença renal crônica e insuficiência cardíaca congestiva (ICC)”, revela.
Apostar em uma boa ração para gato ou cachorro muitas vezes auxilia no tratamento do problema, o que é conhecido como terapia nutricional. Mas só a alimentação também não basta. É o que diz Lucas: “Além de uma alimentação adequada, rica em proteínas e calorias, é fundamental que a causa de base da caquexia seja tratada, quer seja uma Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) ou até mesmo um câncer.”
Alimentação ajuda a minimizar os efeitos da caquexia
Saber qual a melhor ração para cachorro ou gato com caquexia é uma das melhores maneiras de cuidar do paciente. Como o médico veterinário explica, a nutrição não cura a caquexia, mas é capaz de minimizar algumas alterações metabólicas e melhorar a qualidade e expectativa de vida do animal. “Esta condição está atrelada a uma redução da expectativa de vida, enquanto que a manutenção da massa magra e do peso corporal estão associados a um prolongamento da expectativa de vida dos animais que sofrem com essa condição”, destaca.

Ração para cachorro e gato: quais nutrientes são essenciais para amenizar a caquexia?
De acordo com Lucas, a redução do consumo de proteínas e calorias está associada a uma piora do quadro de caquexia. Por esse motivo, é fundamental incluir proteínas de alta qualidade e na quantidade correta para pacientes com essa condição. “As proteínas são os blocos de construção da vida, e participam da construção de diversos tecidos, como músculos, além de serem fundamentais para a produção de anticorpos, enzimas, dentre outros”, justifica.
Uma boa maneira de garantir que o animal receba nutrientes de alta qualidade é investindo em uma ração premium para cachorro, ou até mesmo em uma ração super premium, que tem um padrão ainda melhor. O mesmo vale para quem deseja saber qual a melhor ração para gatos: as versões premium e super premium do alimento são as mais indicadas.
“Já as calorias, apesar de não serem nutrientes, representam a fonte de energia do organismo e são essenciais para garantir o funcionamento das diversas atividades do organismo que demandam energia, além de evitarem a redução do peso, que é uma das principais consequências negativas da caquexia”, acrescenta o especialista.
Escolha da melhor ração para cachorro e gato deve ser orientada por veterinários
O médico veterinário Lucas afirma que existem dietas que podem auxiliar na melhora das alterações relacionadas à caquexia. Essas dietas, no geral, precisam ter um bom aporte de proteínas e calorias, mas é fundamental que elas sejam prescritas por um veterinário nutrólogo. “Este profissional irá adaptar a dieta à doença de base do paciente, considerando os medicamentos que o animal toma, alterações decorrentes da doença de base, além das alterações causadas pela caquexia”, reforça.
Além de escolher a melhor ração para cachorro e gato com caquexia, o veterinário revela que a suplementação pode ser necessária e benéfica em alguns casos, mas vai depender de cada patologia. “Alguns suplementos podem ajudar a controlar a inflamação, como o óleo de peixe, que é rico em Ômega 3”.