Um dos acessórios mais necessários para quem está dando as boas-vindas aos felinos em casa ou para quem já cuida deles há mais tempo, a caixa de areia para gatos vai te acompanhar durante todo o período em que o animal estiver com você.  Por instinto, os gatos acabam precisando de um lugar específico para fazer xixi e cocô no dia a dia e a caixa de areia é a melhor opção. Além dos diferentes tipos de areia que você pode usar, os modelos de caixa estão cada vez mais variados para atender às suas necessidades e às preferências do seu felino. Descubra, aqui embaixo, as versões que você pode encontrar no petshop! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Caixa de areia para gatos aberta

gato na caixa de areia para gatos aberta

Por ser bem comum, a caixa de areia aberta é uma das que você vai encontrar com mais facilidade em petshops e lojas especializadas. Ela costuma ser bem simples, com as laterais em uma altura média e sem muitos detalhes e relevos (eles podem fazer a limpeza ser mais complicada, então prefira sempre versões menos elaboradas nesse ponto). Essa versão é ideal para gatos filhotes, já que, por ser baixinha, o animal consegue entrar na caixa com facilidade. Dependendo do tamanho, ela pode continuar sendo usada quando o gato crescer, mas pode ser que a areia caia para fora durante o uso.

 

2) Caixa de areia para gatos aberta com as laterais mais altas

 

homem limpando caixa de areia para gatos aberta

Para os adultos, a melhor versão de caixa de areia aberta é a que tem as laterais mais altas. Depois de grande, o animal consegue acessar o interior do objeto com facilidade e, se ele for daqueles que gosta de “enterrar” as fezes, as laterais com mais altura vão ser suficientes para evitar que a área ao redor da caixa fique suja. Essa versão, que é bem simples, também pode ser encontrada com facilidade em petshops, ou seja: você só vai precisar escolher o tamanho ideal para o seu amigo.

 

3) Caixa de areia para gatos fechada

gato usando caixa de areia para gatos fechada

Tanto para os gatos que gostam de privacidade quanto para evitar que o xixi e o cocô deles fiquem expostos no ambiente, a caixa de areia fechada para gatos é uma ótima solução. Ela é bem parecida com uma caixa de transporte para pets: a única diferença é que não tem alça e nem porta. Esse modelo de caixa de areia pode ser um pouco mais difícil de limpar, mas é uma ótima opção para quem passa o dia todo fora de casa e não pode recolher os resíduos da areia do gato mais de uma vez por dia. Na hora de escolher, fique atento ao tamanho: ela deve ser grande o suficiente para que o animal dê uma volta completa lá dentro, conseguindo entrar e sair com facilidade. 

 

4) Caixa de areia para gatos com peneira

caixa de areia para gatos com peneira

Quem busca praticidade na hora de limpar a caixa de areia para gatos pode optar pelas versões que vêm com uma peneira no lugar onde você disponibiliza a areia para o animal. Assim, na hora de limpar, tudo o que você precisa fazer é desencaixar as duas partes do objeto para que os grãos mais finos que podem ser reutilizados se separem dos torrões de xixi e do cocô. Acaba sendo mais simples de limpar e colocar tudo no lugar de novo: você economiza tempo e ainda deixa tudo do jeito que tem que ficar para o seu amigo se sentir à vontade. 

 

Bônus: tapete higiênico para gatos

Na hora de sair da caixa, é bem comum que os gatos levem nas patinhas resíduos de xixi, cocô e areia. Por isso, acabam sujando outros pontos da casa com o que deveria ficar apenas ali dentro. É nesse momento que o tapete higiênico entra: funcionando como uma espécie de “capacho”, ele deve ficar na entrada da caixa de areia e, assim, ser o primeiro lugar em que o gato pisa na hora de sair. O que estiver preso nas patinhas dele vai acabar ficando por ali em vez de se espalhar pela casa, conservando a limpeza de todos os ambientes por onde o gato passar.

Redação: Ariel Cristina Borges