Se você convive com um felino, é bem provável que a pergunta “por que os gatos enterram as fezes” já tenha passado pela sua cabeça. Afinal, é um hábito extremamente peculiar e que você não vê animais de outras espécies fazendo. Então por que será que quando usam a caixa de areia para gatos, a maioria dos animais escondem os dejetos? Será que a explicação está ligada à higiene, ou é algo meramente instintivo? Para desvendar esse mistério e entender a importância da caixa de areia para gatos - fechada ou aberta -, fomos atrás de respostas. Veja o que descobrimos!

Por que os gatos enterram as fezes?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma questão que intriga muitos tutores, e a verdade é que a ciência ainda não tem uma resposta definitiva sobre o assunto. O que se sabe é que esse é um dos instintos selvagens dos gatos que permaneceu mesmo após a domesticação. Estudiosos do comportamento animal acreditam que o motivo porque os gatos enterram as fezes e urina estaria relacionado com proteção e defesa. Ao fazer isso, o felino estaria camuflando sua presença no ambiente e não seria facilmente encontrado por predadores nas redondezas, por exemplo.

Além disso, também seria uma forma de comunicação com a própria espécie. Isto é, ao contrário de um gato marcando território que quer mostrar “quem manda”, o animal estaria emitindo um sinal de submissão aos seus companheiros felinos, demonstrando que não representa qualquer ameaça a outros gatos que cruzarem seu território. Isso é muito comum no caso de gatinhos que vivem em apartamentos e têm uma criação indoor e/ou convivem com outros pets.

E quanto aos gatos que não enterram as fezes? Tem algo de errado com eles? A resposta é não: o comportamento, apesar de fazer parte da rotina de muitos bichanos, não é uma regra e pode ser modificado de acordo com o ambiente que o animal vive. Se for um gato que vive em uma casa com quintal e jardins, é possível que o gato simplesmente queira deixar as fezes e urina expostas a fim de enviar uma mensagem clara aos outros animais de que aquele território já tem dono.


Mesmo com a caixa de areia para gatos, alguns animais gostma de deixar as fezes expostas para marcar território
Mesmo com a caixa de areia para gatos, alguns animais gostma de deixar as fezes expostas para marcar território

A caixa de areia para gatos é um item que não pode faltar na casa dos gateiros

Os gatinhos têm um senso de higiene muito forte desde pequenos. É por isso que muitas vezes nem é necessário procurar formas de como ensinar o gato filhote a usar caixa de areia, por exemplo, já que é algo que ele vai saber naturalmente. Por outro lado, a escolha do acessório é algo que o tutor deve avaliar com muita cautela. É importante comprar uma caixa de areia para gatos grande o suficiente para que o animal consiga fazer suas necessidades fisiológicas sem obstáculos. Se for um filhote, provavelmente não será difícil encontrar uma caixinha adequada, mas você deve se preparar para quando o bichano crescer.

No caso de uma caixa de areia fechada para gatos, por exemplo, o animal precisa conseguir dar uma volta completa dentro da caixa sem dificuldades. Isso facilita a sua entrada e saída do espaço, e evita que ele fique “apertado” na hora de se aliviar. Já as caixas de areia abertas não têm muito mistério e geralmente atendem bem a qualquer animal. Outra opção é a caixa de areia para gatos autolimpante, que possui um detector que informa quando o gatinho a utiliza e tem um processo de peneiração, separando a areia dos excrementos.

Se o seu pet não usa a caixa de areia para gatos corretamente, observe seu comportamento

A caixa de areia para gatos é o banheirinho perfeito para os bigodudos! No entanto, às vezes pode acontecer de o animal simplesmente não usá-la adequadamente, deixando as fezes expostas, ou até se recusar a usar o acessório. Nesse último caso, o gato faz xixi e cocô nos lugares errados e pode causar bastante dor de cabeça. Geralmente isso acontece quando a caixa de areia para gatos não está bem localizada, ou está suja (então é muito importante limpar a caixinha com frequência). Em alguns casos, também pode ter relação com algum problema de saúde, e vale marcar uma consulta com o veterinário se você observar outros sintomas associados.

Redação: Juliana Melo