Sobrevivente da cinomose, o Migalha é um vira-lata cheio de energia para viver. Pequeno, fofo e com uma particularidade especial: por causa da doença, ele perdeu o movimento das patas traseiras e hoje usa uma cadeira de rodas para cachorro . Morador de São Paulo, o Migalha só ganhou qualidade de vida com o objeto e hoje pode passear normalmente na rua. É justamente por causa da cadeira de rodas para cachorro que ele leva uma vida normal e feliz, como qualquer outro animal. Conheça mais sobre essa história e saiba o que o veterinário fisioterapeuta Max Freire, do Rio de Janeiro, contou sobre o uso do acessório para devolver a mobilidade a cães com deficiência.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cadeira de rodas para cachorro: qual a importância desse acessório?

No caso do Migalha, a cinomose é o motivo dele usar a cadeira de rodas para cachorro. A doença se manifestou quando ele ainda era filhote e foi tomar a segunda dose da vacina V10. Uma das possíveis sequelas da cinomose é justamente a perda dos movimentos da coluna e patas. Durante um tempo, o Migalha não mexia nada no corpo, somente os olhos. A fisioterapia ajudou que ele recuperasse alguns movimentos. Como a cinomose se manifestou na fase de crescimento, a parte de trás do seu corpo ficou atrofiada.

Max explica que a fisioterapia em cães ajuda bastante nesses casos, pois atua na cura, prevenção e reabilitação dos pacientes. “Os casos mais comuns que recorrem a fisioterapia são cães que em pós-operatório ou que sofrem de artrose, luxações, rupturas de ligamento, displasia coxofemoral e do cotovelo. Em casos neurológicos, geralmente está ligado a hérnia de disco, síndromes vestibular e cognitiva, entre outros”, explica.

Cadeira de rodas: cachorro tem mais qualidade de vida

É comum achar que a cadeira de rodas para cachorro mais prejudica a rotina do animal do que ajuda, mas isso não é verdade. O acessório pode ajudar muito cães que estão na mesma situação que o Migalha. A Jaqueline Sonsimm, mãe do cachorrinho, diz que a cadeira de rodas para cachorro melhorou muito a vida dele, pois permite que ande na rua e corra durante as brincadeiras. “Em casa ele não usa, por causa de móveis e outros obstáculos - o que não é nenhum problema, já que ele tem agilidade com ou sem o acessório. Na rua é indispensável para fazer passeios longos e não se cansar. Ele brinca com outros cachorros, corre, tem uma vida completamente normal, assim como um cachorro que não tem limitações. É um cão sem limites”, conta.

 

Cadeira de rodas: cachorro precisa de acompanhamento com fisioterapeutas

 

Mesmo com a cadeira de rodas auxiliando o cão a andar, ele ainda precisa de fisioterapia. Segundo o veterinário Max, o uso da cadeira de rodas para cachorro proporciona um grande esforço dos membros torácicos. Por isso, a fisioterapia pode preparar esse cão na prevenção de lesões, além de fortalecer os músculos. Ele acrescenta: “muitos cães chegam à fisioterapia desenganados e conseguem retomar suas atividades diárias sem o uso da cadeira. No caso daqueles que não conseguem a reabilitação motora, a fisioterapia acrescentará muito na nova condição. O interessante é que muitas vezes a fisioterapia reabilita o cão, evitando que ele se torne um cadeirante. Por isso, a importância de procurar um veterinário habilitado para um diagnóstico definitivo.” 

Cadeira de rodas para cachorro: onde comprar?

cachorro usando cadeira de rodas para cachorro

 

Alguns modelos de cadeira de rodas para cachorro podem ser encontrados em grandes lojas na internet e variam de R$130 a R$200. Mas também é possível encontrar projetos e ongs de apoio a animais com deficiência que produzem o acessório de maneira artesanal e sem nenhum custo para o tutor. É o caso do Projeto Reciclando Patas, que foi fundado há cerca de 3 anos no Goiás. Já foram entregues mais de 800 cadeiras de rodas dentro e fora do Brasil.

André Gondim é o diretor do projeto e tem a ajuda de voluntários na produção das cadeiras de rodas. O projeto surgiu por acaso, quando a cadelinha de uma amiga do André precisou do objeto depois de perder a mobilidade nas patas. “Quando eu fui levar essa cadeirinha e vi ela andando e correndo, senti uma emoção muito forte. Eu só pensei ‘tenho que sentir isso de novo’. Na virada de ano de 2016 para 2017, eu resolvi que faria cinco cadeirinhas todo mês e doaria. Foi assim que o Reciclando Patas nasceu”, contou.

O projeto é totalmente gratuito e a única coisa que costuma ser cobrado é o frete em caso de animais que moram fora do estado de Goiás. O Projeto Reciclando Patas conta com a ajuda de dois patrocinadores (uma fábrica de tubos e uma fábrica de tintas), que fornecem o material das cadeirinhas. É assim: toda a produção é feita de forma solidária, com a ajuda de doadores. Cada cachorrinho precisa de uma cadeirinha personalizada, feita com a medida certa para o tamanho e peso do animal. As cadeiras são feitas de PVC.

Como fazer cadeira de rodas para cachorro?

Teve uma época em que o Migalha mexia apenas os olhos e tinha zero movimento no restante do corpo. Seus tutores, então, fizeram para ele uma cadeira de rodas de PVC, que era a melhor alternativa na época. A Jaqueline registrou tudo em um vídeo no YouTube. Veja e aprenda como fazer cadeira de rodas para cachorro:

 

Redação: Júlia Cruz