Assim como acontece com humanos, o cachorro vomitando sinaliza uma condição que pode ter diferentes causas: desde a ingestão de alguma coisa que não devia até uma doença bacteriana mais grave. Como ainda não inventaram uma forma de comunicação efetiva entre humanos donos e os cachorrinhos, fica difícil de saber o que está acontecendo de verdade. Ainda assim, existem formas de identificar o problema e ajudar o seu amigo de quatro patas da melhor forma possível. Por isso, hoje o Patas da Casa vai te ajudar: continue com a gente para aprender a separar os diferentes tipos de vômito de cachorro e saber quando é necessário fazer uma visita ao veterinário!
O que fazer ao perceber o cachorro vomitando?
Como o vômito do cachorro pode significar uma série de coisas diferentes, a melhor coisa que você pode fazer é aumentar a observação. Se ele vomitou apenas uma vez e estiver com o comportamento normal, brincando, se alimentando e bebendo água como sempre faz, é sinal de que está tudo bem. Depois disso, é bom suspender a ração por um tempo e oferecer água à vontade ao animal, já que ele pode estar desidratado.
Quando os vômitos são frequentes — seja várias vezes num mesmo dia ou uma vez por dias seguidos — ou quando eles vêm acompanhados de outros sintomas, como febre, diarreia, desânimo e apatia, é provável que seu cachorrinho esteja doente. Nesse momento, o ideal é ir ao veterinário imediatamente para descobrir o que está acontecendo.
Saiba identificar os principais tipos de vômito de cachorro
Além de observar o comportamento e os sintomas do seu cachorrinho para tentar entender o que está acontecendo, dar uma olhada no que ele vomitou também é necessário já que, dependendo da situação, os resíduos vão ser diferentes. Além disso, se você precisar mesmo ir até o veterinário com ele, vai ter que falar da aparência do vômito para o profissional. Descubra, aqui embaixo, o que cada um deles significa:
- Vômito amarelo: quando você encontrar seu cachorro vomitando amarelo, a princípio, não precisa se desesperar. O líquido amarelado é a bile produzida pelo fígado do animal. Provavelmente ele passou muito tempo de estômago vazio (o vômito amarelo é comum pela manhã), comeu algo que não faz parte da dieta comum ou se alimentou muito rápido. Se isso acontecer com frequência, porém, pode ser um sinal de problemas no sistema digestivo e a ida ao veterinário é necessária;
- Vômito verde: quando o cachorro está vomitando verde, a causa também costuma ser relacionada à bile, só que, neste caso, a concentração da substância no vômito é maior, por isso a diferença na coloração. Ele pode acontecer quando seu cachorro já vomitou algumas vezes ou em decorrência de alguma condição digestiva fora do comum. Em todo caso, não deixe de observar e consultar o veterinário se ele não melhorar;
- Vômito com espuma branca: assim como os outros tipos, um cachorro vomitando espuma branca pode ser sinal de algo simples, como uma simples indigestão — algo que ele comeu não caiu muito bem — ou questões mais sérias, como a raiva, irritações no intestino ou a ação de parasitas. Fique de olho nos outros sintomas e no comportamento do animal para avaliar a necessidade de uma visita ao veterinário;
- Vômito com sangue: um cachorro vomitando sangue precisa ir ao veterinário imediatamente, desde a primeira vez em que acontecer. O vômito com sangue pode ter a coloração avermelhada ou amarronzada de sangue coagulado e também pode acontecer por uma série de razões, como hemorragia, obstruções intestinais ou úlceras.
- Vômito com cor de ração: quando um cachorro vomita uma pasta que tem a cor da ração e, às vezes, até alguns pedacinhos que não foram digeridos, pode ser que o problema esteja na hora em que ele come. Dependendo da personalidade do animal ou do seu nível de fome, é comum que ele coma muito rápido e acabe ingerindo muito ar junto do alimento — isso acaba gerando um mal estar que termina no vômito. Um outro motivo possível é quando eles comem demais e acabam ficando com o estômago muito cheio, já que a ração incha no processo digestivo até chegar no estômago. Uma troca de rações muito brusca também pode causar a mesma reação. O vômito com cor de ração não costuma ser muito sério, mas se acontecer com frequência, vale a pena consultar o veterinário para identificar a razão correta e um possível tratamento.
Em casos mais graves, sempre vá ao veterinário antes de medicar o animal

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Mesmo que você já tenha experiência em cuidar de animais e consiga identificar o tipo de vômito do seu cachorro, evite administrar qualquer medicação antes da consulta com o veterinário. O profissional vai te dar um diagnóstico mais preciso e indicar, de forma correta, o que fazer.
É muito perigoso errar qualquer tipo de medicação, principalmente se você não sabe a causa do problema. Os vômitos podem significar uma série de doenças virais ou bacterianas, como a cinomose ou parvovirose — a carteira de vacinação do seu cãozinho está em dia? —, uma intoxicação por alimentação indevida ou nenhuma delas. Na dúvida, espere sempre pelo aval do profissional para agir, ok?
Redação: Ariel Cristina Borges
