Saúde

Cachorro vira-lata não fica doente? Veja alguns mitos e verdades sobre a saúde dos cães sem raça definida

Vira-lata: descubra o que é mito e o que é verdade sobre a saúde desses cachorros
Vira-lata: descubra o que é mito e o que é verdade sobre a saúde desses cachorros

Embora existam várias raças de cachorro, a verdade é que o vira-lata já conquistou um espacinho em nossos corações e está entre as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil. Por se tratar de um cachorro sem raça definida (SRD), esse tipo de cãozinho desperta muitas dúvidas na cabeça dos tutores, principalmente quando o assunto é a saúde de cachorro. Será que esses animais vivem mais do que os outros? O organismo deles realmente é mais resistente e imune à doenças? Como deve ser a alimentação de um cachorro sem raça? Eles podem mesmo comer de tudo? Desvende alguns mitos e verdades sobre a saúde do cachorro vira-lata a seguir!

Vira-lata: cachorro pode comer de tudo, sem seguir uma dieta

Mito! Assim como os cachorros de raça, o cãozinho vira-lata também precisa de uma dieta balanceada. Por isso, nada de sair dando qualquer tipo de comida para o animal, hein? É bom saber o que pode dar ou não para o cachorro comer, evitando principalmente as de consumo humano, já que muitas podem acabar fazendo mal para o organismo do seu amigo de quatro patas. Portanto, na hora de cuidar da alimentação do seu cachorro, a ração ainda é a melhor opção. Para saber qual é a mais indicada para manter seu cachorro saudável e nutrido, vale a pena conversar com um médico veterinário e pedir algumas sugestões. Por ser especialista em saúde animal, ele saberá indicar as melhores rações para alimentar o seu cachorro. Se você optar pela alimentação natural, a dieta precisa ser prescrita e acompanhada por um profissional também.

Cachorro vira-lata nunca fica doente

Mito! É totalmente possível que um cachorro vira-lata adoeça. Apesar da ideia de que seu organismo é mais resistente a problemas de saúde no geral, isso não quer dizer que o cãozinho é completamente imune à doenças. Por isso, não deixe de levar seu amigão ao veterinário regularmente para verificar como anda a saúde dele. Além disso, é essencial manter o calendário de vacinações do cachorro sempre em dia, assim como a vermifugação. Um cãozinho vira-lata também precisa de cuidados com a sua saúde!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O cachorro vira-lata, filhote ou não, precisa de vários cuidados para se manter saudável
    O cachorro vira-lata, filhote ou não, precisa de vários cuidados para se manter saudável

    Mais Lidas

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio
    Saúde animal

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio

    Você certamente já ouviu falar em vermífugo para cães. Mas sabe, exatamente, para que ele serve? Quem tem animal de estimação precisa estar atento a uma série de cuidados para manter a saúde do bichinho em dia - e usar esse remédio no período certo é uma dessas medidas indispensáveis para a proteção do pet. Como o nome já indica, o medicamento previne doenças causadas por vermes, como a Dirofilaria immitis, Toxocara canis e Giárdia sp.

    Vira-lata tem menor predisposição a doenças genéticas

    Verdade! Por ser formado por uma mistura de raças, o cachorro vira-lata é menos propenso a ter doenças hereditárias. Isso acontece por causa do processo de seleção natural que atinge os cãezinhos desabrigados. Na prática, isso quer dizer que, na maioria das vezes, sobrevivem os cães mais fortes e resistentes, enquanto que aqueles que possuem qualquer tipo de problema que possa colocar suas vidas em risco, não conseguem passar para frente a sua herança genética. 

    Vira-lata: cachorro não precisa de cuidados específicos

    Mito! O cachorro vira-lata também precisa de atenção em vários aspectos da sua vida: seja na alimentação, estilo de vida ou cuidados com a saúde física e mental do animal. Só assim é possível garantir que seu amigo de quatro patas tenha uma qualidade de vida adequada e estará semper forte e saudável. Por isso, ao adotar um cachorro vira-lata filhote, lembre-se de fornecer toda a estrutura que o animal precisa e não se esqueça de levá-lo ao veterinário regularmente.

    Cachorro vira-lata: características e personalidade podem variar

    Verdade! Um cachorro sem raça definida (SRD) normalmente é uma mistura de diferentes raças de cachorro, o que faz do seu cãozinho um ser único. Por isso, tanto características físicas quanto aspectos de comportamento e personalidade do animal podem variar bastante. Tudo vai depender da sua ancestralidade e da forma como o animal foi criado. Pode parecer bobo, mas o ambiente que rodeia o cãozinho faz toda a diferença, e pode influenciar bastante no seu comportamento. Então, não adianta: não tem como prever exatamente como o cachorro vai aparentar ou se portar se você não souber as raças que deram origem a ele. Mas isso nem sempre é um problema, já que o cachorro vira-lata, pequeno ou não, geralmente é muito carismático e companheiro. Mesmo que alguns pareçam ser mais carentes e outros apresentem traços mais agressivos, com muito amor e carinho tudo se resolve!

    Cachorro vira-lata vive mais do que o de raça

    Mito! Embora muita gente acredite que o vira-lata tenha uma expectativa de vida superior a dos cachorros de raça, isso não é verdade. Essa ideia provém do fato de que os vira-latas geralmente moram na rua e precisam sobreviver a várias situações difíceis, criando assim uma ideia de maior resistência. No entanto, estaticamente, não há nenhum dado que comprove isso - até mesmo porque, na prática, é até muito mais difícil de um cachorro vira-lata que vive nas ruas conseguir manter a sua sobrevivência.

    Mas afinal de contas, quantos anos vive um cachorro vira-lata, então? A verdade é que se ele for bem cuidado, pode viver de 10 a 16 anos, como qualquer outro cãozinho de raça nas mesmas condições. Isso vai depender muito mais da qualidade de vida e dos cuidados que o animal recebe, e não da sua raça.

    Redação: Juliana Melo

     

    Hipotireoidismo e hipertireoidismo em gatos: qual a diferença, como identificar e quais os tratamentos?

    Próxima matéria

    Hipotireoidismo e hipertireoidismo em gatos: qual a diferença, como identificar e quais os tratamentos?

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

    O cachorro Bulldog Inglês sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da sua aparência, já que eles têm uma carinha de rabugento, mas sim por causa do seu jeito doce e carinhoso. Parentes distantes do Bulldog Francês, essas duas raças são muito confundidas, mas cada uma delas tem uma essência única. Saiba tudo sobre o Bulldog Inglês.

    Ver Todas >

    Gato idoso pode desenvolver Alzheimer?
    Saúde animal

    Gato idoso pode desenvolver Alzheimer?

    A idade também chega para os animais de estimação. No caso de um gato idoso, a atenção com alimentação e saúde deve ser redobrada nessa fase da vida. No entanto, às vezes mesmo com tantos cuidados, alguns problemas se tornam inevitáveis, como é o caso da demência em gatos. Você já se perguntou se gato tem Alzheimer alguma vez? Na verdade, a condição é conhecida no universo veterinário como Síndrome da Disfunção Cognitiva, uma condição que apresenta sinais semelhantes ao Alzheimer em humanos. 

    O que a doença do carrapato causa no organismo do cachorro?
    Saúde animal

    O que a doença do carrapato causa no organismo do cachorro?

    Cuidar da saúde do cachorro é dever de todo tutor! Por isso, às vezes até mesmo uma simples alteração no apetite do animal pode ser indicativo de que tem algo de errado com o seu amigo de quatro patas. Quando se trata da doença do carrapato, cachorro pode apresentar diferentes sintomas do quadro. O problema pode se manifestar de várias formas no organismo do cachorro - algumas mais comuns do que outras. 

    8 mitos e verdades sobre a saúde dos gatos
    Saúde animal

    8 mitos e verdades sobre a saúde dos gatos

    Quando se trata da saúde de gato, uma coisa é certa: todo o cuidado é pouco. Embora exista a lenda de que os bichanos possuem sete vidas, alguns cuidados específicos influenciam diretamente no bem-estar e, principalmente, na expectativa de vida do seu amigo. Ainda assim, é comum que alguns tutores tenham dúvidas sobre as medidas necessárias para proteger o seu pet e evitar as principais doenças de gato, especialmente os gateiros de primeira viagem. 

    Batimentos cardíacos de cachorro: qual a frequência considerada normal e como medir?
    Saúde animal

    Batimentos cardíacos de cachorro: qual a frequência considerada normal e como medir?

    Todo mundo sabe que os cães são donos de um enorme coração, sempre dispostos a dar muito amor e carinho para quem quiser receber. Contudo, é sempre importante ficar atento a possíveis alterações no coração de cachorro, e saber como medir os batimentos cardíacos do animal pode ajudar bastante nessas horas. Mas então, como analisar isso da forma correta? Qual é a frequência considerada normal quando se trata dos batimentos cardíacos de um cachorro?

    Ver Todas >