Será que o cachorro pode comer arroz? É muito importante ficar atento aos alimentos que são liberados e proibidos para os cães antes de oferecer qualquer tipo de comida que fuja da dieta deles. O organismo canino tem um funcionamento diferente do nosso e nem sempre é capaz de digerir comidas humanas, principalmente por conta dos temperos que são utilizados. Por isso, mesmo que seja tentador oferecer aquele restinho que sobrou do almoço para os cães, não esqueça de pensar na saúde e bem-estar do seu pet em primeiro lugar. Ficou curioso para saber se faz mal dar arroz para cachorro? Então vem com a gente para descobrir a resposta!

Arroz para cachorro: pode ou não pode?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pode sim! Ao contrário de outros alimentos que são considerados prejudiciais para os cães, o arroz é nutritivo, saudável e não contém nenhum tipo de substância que seja considerada nociva para o organismo canino. O grão é fonte de ferro, cálcio, fibra e vitamina D, e pode até mesmo trazer alguns benefícios para a saúde do cachorro. No entanto, é importante conversar com um médico veterinário de confiança (de preferência especializado em nutrição) para receber as devidas orientações quanto à quantidade e ao modo de preparo do arroz para cachorro, que deve ser sempre cozido. Por ser um alimento muito rico em carboidrato, qualquer excesso é perigoso porque pode predispor o animal à obesidade. Além do mais, também é necessário verificar se o doguinho não apresenta nenhum tipo de alergia alimentar por precaução.

Cachorro pode comer arroz integral, mas sempre com cuidado

A escolha do tipo de arroz influencia, sim, na saúde dos cães, mas não serve como um impeditivo para o consumo do alimento. Sendo assim, o cachorro pode comer arroz branco ou integral - o tutor que escolhe. Os dois são uma ótima fonte de energia, a diferença é que o arroz integral é menos processado e menos calórico do que o branco. Também contém mais fibras e vitaminas em sua composição, o que é vantajoso para a alimentação do cachorro.

Por outro lado, o arroz branco é mais fácil de ser digerido pelo organismo canino, e por isso muitas vezes acaba sendo a opção mais indicada. De todo modo, as duas variações do alimento podem ser oferecidas para os peludos.


O cachorro pode comer arroz, desde que seja sem temperos e em quantidade moderada
O cachorro pode comer arroz, desde que seja sem temperos e em quantidade moderada

O arroz faz mal para cachorro se estiver com alho ou outros temperos

Será que cachorro pode comer arroz com alho ou cebola? Embora ambos os ingredientes sejam comumente utilizados para fazer arroz, eles devem ser totalmente evitados se a ideia é introduzir a comida na dieta do seu amigo. O alho e cebola são considerados bastante tóxicos para cães, e o consumo pode desencadear um quadro de anemia em cachorro. Além disso, o alho contém uma substância chamada alicina que também afeta os glóbulos vermelhos do animal, prejudicando o bom funcionamento dos rins e, em alguns casos, podendo levar à falência renal. O mais recomendado é não usar qualquer tipo de tempero na preparação do arroz para cachorro.

Arroz com feijão podem ser oferecidos para o cachorro?

Outra dúvida muito frequente é se o cachorro pode comer arroz e feijão, combinação que faz parte do típico prato brasileiro. Felizmente, a resposta é sim, pois assim como o arroz, o feijão também contém nutrientes importantes para a saúde canina, como proteínas, ferro, cálcio e várias vitaminas. A atenção principal é com a forma de preparo do alimento, que não deve conter nenhum tipo de tempero. Por isso, se o feijão for feito com linguiças, carnes, alho, cebola, sal e folhas de louro, o alimento não é indicado para os animais. 

Então o indicado é não oferecer o restinho que sobrou do almoço para os cães, porque eles são temperados para atender ao nosso paladar, mas desde que o arroz e feijão sejam preparados especialmente para o seu cãozinho - isto é, sem tempero nenhum - não haverá nenhum problema.

Redação: Juliana Melo