Saber quais frutas um cachorro pode comer é importante para alimentar o seu cãozinho da maneira certa e sem comprometer a saúde dele. Por isso, antes de oferecer abacaxi para cachorro, é normal que o tutor procure informações sobre o assunto, seja na internet ou conversando com um médico veterinário. É por isso que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a fruta em relação aos pets. Afinal, será que pode dar abacaxi para cachorro ou a fruta faz mal para o organismo canino? Quais são os prós e contras de inseri-lo na alimentação do cachorro? Qual é a maneira mais adequada de dar abacaxi para cachorro? Vem que a gente te explica!

Pode dar abacaxi para cachorro ou isso é um problema?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mimar os doguinhos com alimentos além da ração é um hábito que não causa problemas, desde que a prática tenha sido indicada pelo veterinário dele e que você tome vários cuidados. Embora o abacaxi não seja considerada uma fruta tóxica ou proibida para os cães, o consumo desse alimento deve ser bastante moderado. Não podemos esquecer que, por mais gostoso que seja, o abacaxi possui um alto teor de açúcar e acidez que pode não ser bem recepcionado pelo organismo do cãozinho. Por isso, o mais indicado é que, ao dar abacaxi para cachorro, o tutor sempre fique atento com a quantidade da porção, que nunca deve ser exagerada. É importante levar em consideração o peso, a idade e o porte do animal. Desde que seu cãozinho não apresente problemas gastrointestinais ou diabetes, normalmente não há contraindicação do abacaxi em pequenas quantidades de vez em quando.


O cachorro pode comer abacaxi, mas é importante saber como oferecer a fruta ao animal da forma certa
O cachorro pode comer abacaxi, mas é importante saber como oferecer a fruta ao animal da forma certa

Abacaxi: cachorro pode se beneficiar com o consumo da fruta

Assim como os humanos, os cachorros também podem tirar alguns proveitos do abacaxi. A  fruta não age exatamente da mesma forma em ambos os organismos, claro, mas existem algumas semelhanças, como o fortalecimento do sistema imunológico e digestivo do animal. Isso tudo porque o abacaxi, além de ser uma fonte rica em vitamina C, também possui uma enzima chamada bromelina, que aumenta a capacidade de absorção de alguns nutrientes essenciais para a saúde dos cães.

E não para por aí: o abacaxi para cachorro ainda oferece uma outra grande vantagem para o universo canino, que é o combate a coprofagia. Para quem não sabe o que é isso, a coprofagia nada mais é do que o hábito de ingerir as próprias fezes, que muitas vezes acaba atingindo os cachorros e deixam os tutores sem saber o que fazer. Isso acontece geralmente quando o cãozinho apresenta alguma deficiência nutricional e tenta suprir isso se alimentando do próprio cocô. No entanto, com o abacaxi fazendo parte da dieta do animal, o cachorro perde esse interesse porque as fezes passam a ter um gosto bastante desagradável para eles. De qualquer forma, vale consultar um veterinário para se certificar de que o seu cãozinho está totalmente nutrido e sem nenhum déficit alimentar.

Quando o abacaxi faz mal para cachorro?

Como já foi dito, pode dar abacaxi para cachorro, desde que isso seja feito apenas ocasionalmente e em pequenas quantidades. O que faz mal mesmo é a ingestão dessa fruta em excesso , já que, por ser muito cítrico, o abacaxi tende a desencadear uma série de problemas gastrointestinais se for consumido sem nenhum tipo de controle. Então, se o seu cãozinho já possui algum tipo de problema de estômago ou intestino, o mais recomendado é não oferecer a fruta para ele - nesse caso, o abacaxi faz mal para cachorro. Além do mais, cães diabéticos também não devem comer esse tipo de alimento, pois a fruta possui grande quantidade de açúcar em sua composição, o que pode acabar comprometendo ainda mais a saúde do animal.

Então, como posso dar abacaxi pro meu cachorro?

Agora que você já sabe que cachorro pode comer abacaxi, fique de olho em algumas dicas para saber exatamente como oferecer essa fruta ao seu amigão!

 Nunca esqueça de remover completamente a casca, a coroa e o miolo do abacaxi. Você não quer que o seu cãozinho se machuque comendo a fruta, né?

 Corte o abacaxi em pequenos pedacinhos antes de oferecê-lo ao seu doguinho. Além disso, sempre tenha muita atenção com a quantidade oferecida, levando em consideração a idade e o tamanho do seu cachorro. Se ele for pequeno, ofereça uma porção menor, de meia fatia picadinha. Se for um cachorro grande, é possível dar uma ou duas fatias grandes cortadas - mas sem exageros, hein?

• Certifique-se de que o seu bichinho não tem nenhum problema gastrointestinal ou de diabetes antes de dar abacaxi para cachorro. Por isso, é importante manter as consultas veterinárias sempre em dia para saber como anda a saúde do animal.

Caso o cachorro apresente alguma das doenças mencionadas, procure as orientações de um médico profissional. Dependendo da situação, o veterinário pode até liberar o consumo do abacaxi para cachorro - mas é sempre fundamental conversar com o médico antes para não colocar a saúde do animal em risco.

Sempre ofereça frutas frescas! Algumas sobremesas com abacaxi podem ser bem gostosinhas para o paladar humano, mas não são indicadas para os animais, porque podem conter ingredientes que fazem mal ao organismo dos cachorros.

Redação: Juliana Melo