Os cachorros de pastoreio foram inicialmente criados para auxiliar em trabalhos de fazendas e sítios, pastoreando animais como vacas, ovelhas e bois. Isso mesmo! Além de melhor amigo do homem, os cães também ajudavam os humanos em diversas atividades desde o início da domesticação. O ato do cachorro pastorear é feito desde que os humanos começaram a criar rebanhos. Algumas raças de cachorro permanecem com esse instinto mais aguçado até hoje, mesmo que hoje vivam nos centros urbanos. Elas carregam inteligência e destreza para responder comandos e se comunicar com seus humanos. Para saber mais sobre o cão de pastoreio, reunimos informações sobre algumas raças que se encaixam na classificação. Veja só!

1. Border Collie: o cachorro pastoreio que comanda os animais com o olhar


Border Collie: o cachorro mais inteligente do mundo
Border Collie: o cachorro mais inteligente do mundo

O Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo. A raça de cachorro pastoreio apresenta pelagem longa, e lisa, com cores que podem variar entre marrom, preto e branco. Essa raça que é vista desde o século XVI e é conhecida por “hipnotizar” outros animais com o olhar. Esse cachorro de pastoreio tem um olhar marcante que ajuda a conduzir e comandar os rebanhos. O Border Collie é um cão muito dócil, amoroso, atlético e apegado aos donos. O fato de ser um cão de pastoreio faz com que ele tenha um instinto protetor com sua família humana, podendo demonstrar ciúmes de estranhos.

2. Pastor Alemão tem forte instinto protetor

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 


Apesar da fama de bravos, os cães da raça Pastor Alemão são ótimos companheiros
Apesar da fama de bravos, os cães da raça Pastor Alemão são ótimos companheiros

O Pastor Alemão é um raça de cachorro de pastoreio que atualmente é muito conhecida como um cão de guarda e cachorro policial, já que são muito focados. Esses cachorros grandes são muito apegados aos donos e ótimos companheiros, apesar da fama de bravos. O Pastor Alemão pode não se dar bem com outros animais e acabar tentando proteger o tutor quando outro animal se aproxima. Por isso, é importante a socialização do Pastor Alemão desde filhote, para que o cachorro se acostume com a presença de outros animais desde filhote. Assim, é facilmente evitado que o Pastor Alemão tenha reações agressivas com a presença de outros bichinhos.

3. Pastor Belga, a raça de pastores da Bélgica


O Pastor Belga é resultado do cruzamento de algumas raças de pastores
O Pastor Belga é resultado do cruzamento de algumas raças de pastores

Essa é uma raça de cachorro que não mede esforços para demonstrar o amor pelos tutores e são conhecidos por sua lealdade. O Pastor Belga é muito corajoso e protetor com a família. A raça foi pensada para desenvolver a função de pastoreio e de guarda, sendo resultado do cruzamento de outras raças de pastores. Assim como o Pastor Alemão, o Pastor Belga precisa ser socializado desde filhote para se acostumar com a presença de outras pessoas e animais.

4. Pastor-de-shetland, uma das raças mais fáceis de adestrar 

 


O Pastor-de-shetland é uma raça de porte pequeno a médio
O Pastor-de-shetland é uma raça de porte pequeno a médio

O Pastor-de-shetland é muito confundido com o Border Collie. Essa raça de cão de pastoreio é conhecida por ser muito fácil de adestrar. O Pastor de Shetland também é tem um alto nível de energia e precisa de uma rotina de exercícios regulares. Originários da Escócia, esses animais são de porte pequeno a médio e possuem pelagem espessa, longa e lisa. 

5. Boiadeiro Australiano, o cachorro de pastoeiro de pelagem mesclada

 


O Boiadeiro Australiano foi desenvolvido porque os cachorros de pastoreio originários da Europa não se adaptavam ao clima da Austrália
O Boiadeiro Australiano foi desenvolvido porque os cachorros de pastoreio originários da Europa não se adaptavam ao clima da Austrália

O Boiadeiro Australiano também é conhecido como Australian Cattle Dog. Essa raça é conhecida por ser forte, inteligente, resistente e leal aos seus tutores. A raça foi desenvolvida na Austrália para pastorear rebanhos, já que os cachorros de pastoreios importados da Europa não se adaptaram ao clima da região. O Boiadeiro Australiano foi desenvolvido para ser um cachorro pastoreio próprio para o clima do país e que convivesse bem com os rebanhos. Esses animais latem muito pouco e são conhecidos por terem um latido comparado com o pio de uma coruja. Seus pelos são lisos e assentados, o que faz com que o Boiadeiro Australiano tenha uma pelagem mais resistente à chuva.  

6. Welsh Corgi Pembroke é um cão de pastoreio de porte pequeno


Welsh Corgi Pembroke é uma raça de cães originária do País de Gales
Welsh Corgi Pembroke é uma raça de cães originária do País de Gales

Não necessariamente o cão de pastoreio precisa ser de porte grande. O Welsh Corgi Pembroke, um dos tipos de Corgi, é a prova viva disso. Essa raça é muito popular entre as pessoas que gostam de cachorros de porte pequeno e médio. Esse inteligente animal, que quando era usado como pastoreio de gado, também ficou muito conhecido como o cão da Rainha da Inglaterra. Isso mesmo! A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, teve vários cachorros Welsh Corgi Pembroke durante a vida, popularizando bastante a raça.

7. Rough Collie é um animal dócil e cheio de energia para brincar com crianças

 


Dono de uma linda juba, a pelagem do Rough Collie pode ser curta ou longa
Dono de uma linda juba, a pelagem do Rough Collie pode ser curta ou longa

O cachorro Collie, também conhecido como Rough Collie, é muito confundido e apresenta muitas semelhanças com a raça Pastor-de-shetland e Border Collie. Apesar dessas semelhanças e nome parecidos, os Collies têm suas particularidades. Esse cão de pastoreio se dá muito bem com as crianças e adora brincadeiras. Esse animal vai amar interagir com a família, já que é um cachorro que tem muita energia e disposição. O Collie é dono de uma juba incrível e uma pelagem que pode ser longa ou curta.

Redação: Hyago Bandeira