Encontrar o cachorro se escondendo dentro de casa, seja debaixo da cama ou atrás de um móvel, é mais comum do que se imagina. Normalmente, os cães não ficam sumidos por muito tempo e saem do esconderijo ao menor sinal de movimentação na casa. Porém, com um cachorro chamado Pablo a história foi longe demais! Esse cãozinho levou muito a sério a brincadeira de pique-esconde e deu um verdadeiro susto na sua tutora, que convocou uma equipe para procurar o animal. Entenda essa história!

O que seu cachorro faz quando fica sozinho em casa?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Amigos se mobilizam para encontrar cão perdido dentro de casa

Fazer brincadeiras para cachorro é uma ótima forma de entreter o pet, mas as coisas podem sair do controle! Maria Eduarda Cereza publicou um vídeo no TikTok mostrando o desespero de sua amiga ao 'perder' seu animal dentro da própria casa. O cão, chamado Pablo, simplesmente sumiu e a tutora não conseguia encontrá-lo em lugar nenhum. "POV: o cachorro levou o pique-esconde muito a sério", diz a legenda do vídeo. A dona de Pablo convocou um time de amigos para tentar encontrar o pet. Eles reviraram a casa inteira e olharam todos os cantos em busca do animal. 

cachorro se escondendo em edredom

Tutora encontra cachorro escondido no meio do armário 

Depois de muito tempo procurando, Pablo finalmente foi encontrado! O grupo achou o cachorro se escondendo dentro do armário! Ele estava em uma das prateleiras, bem aconchegado com um cobertor, enquanto tirava sua soneca. Enquanto a tutora entrava em desespero e seus amigos se mobilizavam para achar o pet, Pablo continuava super tranquilo e confortável em seu cantinho. "Ele deu um baile na gente", diz Maria Eduarda na legenda do vídeo. Assista: 

@notdudacereza Cheguei pra buscar o pablo e a gente n achava ele por nadaaaa, ele deu um baile na gente! #cachorro #morandosozinha #dudacereza ♬ Bossa Nova Easy Listening(1302379) - yousuke

Cachorro se escondendo nos cantos: o que significa esse comportamento?

Se você já se deparou com seu cachorro se escondendo debaixo das coisas, dentro de móveis ou em qualquer outro lugar inusitado, pode ter ficado um pouco preocupado. Afinal, o que esse comportamento significa? Na maioria das vezes, o cachorro se escondendo nos cantos está apenas em busca de um local confortável e agradável para descansar. Os cães gostam de ficar em espaços mais apertadinhos, pois eles dão uma sensação de segurança e, assim, se sentem mais relaxados. 

Além disso, alguns cachorros se escondem quando estão escondendo algo do tutor, como um alimento 'proibido', um chinelo ou qualquer outra coisa que ele sabe que será visto como uma travessura. 

Por outro lado, existem casos de cachorros se escondendo debaixo das coisas porque estão ansiosos ou com medo. Esse comportamento pode surgir quando o pet está exposto a situações de estresse, como visitas de pessoas desconhecidas ou barulhos muito altos, como fogos de artifício. Se você vê seu cachorro se escondendo com frequência e apresentando sinais de desconforto, pode ser um caso de ansiedade canina. Além disso, o cachorro se escondendo debaixo das coisas também pode ser um indicativo de alguma doença ou lesão. Os pets instintivamente buscam locais menores e mais seguros quando se sentem desconfortáveis. 

Confira ideias de brincadeiras para cachorro tão divertidas quanto pique-esconde!

Por mais que o caso de Pablo tenha virado um grande caos, o pique-esconde é uma ótima atividade. Essa é uma das melhores brincadeiras para fazer com cachorro dentro de casa ou apartamento, pois animal e tutor podem aproveitar um tempo juntos de forma divertida e o pet ainda gasta sua energia de um jeito saudável. Além disso, o pique-esconde também incentiva o lado cognitivo do animal, já que ele precisa 'pensar' em locais para se esconder ou para procurar o tutor escondido.  

Existem ainda outras ideias de brincadeiras para cachorro que funcionam muito bem em espaços pequenos - e que são bem indicadas para cães arteiros como o Pablo! 

Outras ideias de brincadeiras para fazer com cachorro em apartamento são pega-pega, jogar bolinha e usar brinquedos interativos, como aqueles feitos de garrafa pet. O tutor deve apenas tomar cuidado para que nenhum móvel saia destruído e o cão tenha espaço para se movimentar sem se machucar.