A intoxicação por chumbo representa um grande perigo para a saúde do cachorro. Diferente de outros elementos, como o zinco, que não são prejudiciais para o organismo canino, o chumbo é um metal pesado e extremamente tóxico para o seu pet. Por isso é muito importante saber identificar um cachorro intoxicado e o que fazer nessas horas para não piorar ainda mais o estado de saúde do cãozinho. Nós tiramos as principais dúvidas sobre o assunto com a médica veterinária Caroline Mouco, diretora do Hospital VET Popular. Veja só o que ela nos disse!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como ocorre a intoxicação por chumbo em cães?

De acordo com a profissional, a intoxicação por chumbo acontece principalmente por meio da ingestão. “Os animais podem ser intoxicados diretamente pelo chumbo ou quando eles ingerem objetos que apresentam a substância em sua composição”. Exemplos disso são o chumbo de pesca e até mesmo alguns cosméticos (especialmente as tinturas de cabelo). Também pode ocorrer a intoxicação por chumbo por meio das vias respiratórias, embora seja bem mais raro.

Mas por que esse composto é tão prejudicial para a saúde dos cães? É simples: conforme Caroline explica, o chumbo é um metal tóxico que se for absorvido pelo organismo interfere no metabolismo e deixa o cachorro envenenado. “Animais jovens estão mais predispostos a apresentar um quadro de intoxicação, já que nesses casos a absorção do elemento é maior por causa das células do intestino durante o crescimento”, conclui.

Cachorro intoxicado: sintomas para ficar atento

Os sintomas de cachorro intoxicado podem confundir muita gente, mas é fundamental saber quais são eles para não deixar de prestar assistência ao seu doguinho nessas situações. O principal sinal de envenenamento é o cachorro vomitando. No entanto, o acúmulo da substância em órgãos como rins, coração, pulmão, cérebro, musculatura e ossos do cachorro também podem provocar alteração nas funções nervosas, renais, gastrointestinais e reprodutivas do animal.

Além disso, outros sinais para ficar de olho são:

• Cachorro com diarreia

• Falta de apetite

• Batimentos cardíacos irregulares

• Convulsões

• Vocalização excessiva

• Sialorreia (produção excessiva de saliva)

 

cachorro intoxicado: cão deitado

Cachorro intoxicado: o que fazer ao identificar um cão nessas condições?

 

Muita gente se pergunta o que dar para cachorro intoxicado. Será que água e leite ajudam a desintoxicar o cãozinho? A resposta é não. “Não se deve oferecer qualquer alimento ou líquidos como leite e água, pois pode piorar a situação do cachorro”, alerta Caroline. Por isso, nada de procurar por alternativas caseiras na internet para tentar resolver o problema por conta própria, ok? Essa é uma situação de emergência veterinária que precisa de atendimento o mais rápido possível. Não deixe a consulta para depois e nem tente automedicar o seu pet, porque isso vai acabar prejudicando ainda mais o estado de saúde do animal.

O diagnóstico e tratamento do cachorro intoxicado por chumbo

A única pessoa que pode avaliar, diagnosticar e tratar o cachorro intoxicado é o médico veterinário. Não é possível determinar com precisão como o tratamento será realizado, conforme a especialista explica: “Isso vai depender do tempo e da quantidade de chumbo que foi ingerida pelo cachorro. Dependendo da gravidade, é feito um tratamento intensivo e de acordo com o estado clínico do paciente”. Esses tratamentos mais intensivos, por sua vez, geralmente levam o cachorro a ficar internado por um tempinho. Quanto antes for realizado o diagnóstico, mais rápido será o tratamento e a recuperação do animal. Por isso é imprescindível buscar ajuda assim que perceber a intoxicação por chumbo em cães.

Redação: Juliana Melo