Grandes

Cachorro gigante: tutores compartilham como é o dia a dia desses "cãezinhos"

O Dogue Alemão Boi nunca passa despercebido: todo mundo quer interagir e tirar foto
O Dogue Alemão Boi nunca passa despercebido: todo mundo quer interagir e tirar foto

Você já cruzou por aí com uma raça de cachorro gigante? Ver um de perto pode até assustar - afinal, eles não passam despercebidos -, mas a verdade é que os cachorros grandes, na maioria das vezes, são dóceis e amigáveis, às vezes até bobões para o tamanho. O Dogue Alemão, que ficou mundialmente conhecido por causa do personagem Scooby Doo, e o Mastiff Inglês são dois exemplos de raças gigantes. Eles podem surpreender com a convivência tranquila e divertida.  Ter um cachorro gigante, porém, requer cuidados redobrados com a alimentação, nível de exercícios físicos e espaço para criação.

Para entender melhor como funciona a rotina dos cachorros gigantes e qual é a melhor forma de cuidar deles, o Patas da Casa conversou com dois tutores que já estão mais do que acostumados com esses grandes cãezinhos. 

Passear com cachorro: como gastar a energia de um pet gigante?

Isso é uma questão que vai depender muito da raça de cachorro gigante e de outros fatores, como a idade e as condições de saúde do animal. Nem sempre um cãozinho grande é mais agitado e precisa de muitas horas de passeio (na verdade, alguns cachorros pequenos até têm mais energia que os grandes). Esse é o caso do Brutus e da Troia (@brutus_troia ), os cães Mastiff do Pedro Melo. Eles não necessitam de passeios longos, já que eles são bem tranquilos no dia a dia: “Se o local onde eles moram for grande, não há necessidade de passear, pois o prazer deles está em fazer a ronda na casa. Caso o espaço seja pequeno, um passeio de 20 minutos já é suficiente para o animal fazer suas necessidades”.

Já o Boi (@chico_boizinho ), que é o Dogue Alemão da Nathalia Breder, costumava passear seis vezes por dia quando era filhote. Agora, já adulto, ele sai de casa ainda seis vezes, mas só para fazer xixi e voltar. “Passeio longo mesmo só pela manhã e à noite, com cerca de 1 hora de duração cada”, conta a tutora. Hoje com 3 anos e meio de idade, o Boi pesa 78kg - distribuídos em 97 centímetros de altura.

Sair de casa com uma raça de cachorro gigante tem vantagens e desvantagens

Qualquer pessoa que não convive com um cachorro gigante pode imaginar uma cena desastrosa durante os passeios na rua, mas nem sempre é assim. Com a socialização correta e treinos de obediência e controle (que é indicado para qualquer cachorro, independente do tamanho), é super possível fazer um passeio tranquilo com um cãozinho grandão.  

No caso de Pedro, passear com os Mastiffs é bem tranquilo. O único cuidado, porém, é evitar o contato com cães que Brutus e Troia não conhecem. Com o Boi, a situação é um pouco diferente. Por ser um cachorro gigante e que chama muita atenção por onde passa, Nathalia conta que sair na rua pode ser desesperador, mas não por causa do Boi, e sim pelas pessoas que encontra no passeio.  “Todos vão em cima dele, querem abraçar, tirar foto, pedem para fazer carinho”. Além disso, ainda tem outros fatores que dificultam as saídas: “Ele não cabe em qualquer carro e nem dá para ir em qualquer lugar com ele. Alguns shoppings aceitam, outros não. Não cabe na mesa da clínica veterinária, nem dentro dos tanques de banho e tosa. Tive que trocar de carro para que ele coubesse durante as viagens e passeios.”

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Nessa posição da foto, o Boi fica com 2,05m de altura. Impressionante!
    Nessa posição da foto, o Boi fica com 2,05m de altura. Impressionante!

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Alimentação do cachorro gigante precisa de um cuidado especial

    Os cães têm necessidades nutricionais distintas que variam de acordo com o porte, raça e idade. No caso do Boi, Nathalia, que também é médica veterinária, explica: “O Dogue Alemão tem uma necessidade calórica muito maior que os outros cães. Quando é filhote tem um gasto calórico que pode chegar a 8 mil calorias por dia, e adulto a 6 mil calorias por dia. Isso quer dizer que ele come de 1.500kg a 2.500kg por dia de uma ração de alto padrão (super premium). São sensíveis para comer grandes volumes, não conseguem. A maioria tem paladar exigente, então enjoam da ração com frequência. O Boi come por mês 60kg de ração super premium + 15kg de comida + 10kg de carne e ossos.”

    Por ter necessidades bem específicas, é importante sempre buscar o auxílio de um veterinário para entender como alimentar um cachorro gigante. Esse cuidado é essencial para não faltar nutrientes ou exagerar na quantidade de comida. Na hora de escolher a ração de cachorro mais adequada, o tutor precisa se atentar às características específicas do cachorro, pois cada tipo (determinados pela idade e tamanho) tem uma distribuição diferente de nutrientes.

    E na hora de dormir, como oferecer conforto para os cachorros gigantes? 

    Todo cachorro precisa de um lugar adequado para descansar, e com uma raça gigante isso não é diferente. Segundo Pedro, os cães Brutus e Troia dificilmente dormem o tempo todo no mesmo cantinho. “Eles gostam de fazer um rodízio de lugares durante a noite, e também gostam de dormir agarradinhos entre eles”. Pelo tamanho desses grandões, dormir na cama dos donos definitivamente não é uma opção.

    O Boi tem opção de sobra na hora dos cochilos. “Ele tem um quarto no quintal com uma cama box de solteiro, e tem um colchão de solteiro dentro de casa. Ele passa a maior parte do tempo nesse colchão, porque eles têm a necessidade de estarem grudados nos donos o tempo todo", revela. Entre os cochilos, o Dogue Alemão gosta de correr e brincar. Por conta disso, é essencial ter uma casa adequada para o porte gigante, como destaca Nathalia. "O Dogue Alemão ocupa muito espaço, mas ao mesmo tempo são cães tranquilos, carentes e fiéis.” Ou seja, o que tem de tamanho tem de amor para dar, né?!

    Brutos e Troia adoram dormir juntinhos
    Brutos e Troia adoram dormir juntinhos

    A convivência com um cachorro gigante é marcada por muito companheirismo

    Segundo Nathalia, o Dogue Alemão é uma raça que consegue viver bem com todos e está disponível para qualquer coisa o tempo todo. “São tranquilos com crianças, mas precisam correr e brincar todos os dias. Aceitam carinho das pessoas na rua, mas são ciumentos com os donos, possessivos e defendem a casa”, revela. Os Mastiffs do Pedro não são muito diferentes: eles são amáveis com a família, muito carinhosos e protetores. “Eles gostam de ficar perto sempre que possível. Dormem bastante, mas sempre estão em alerta para algo estranho”, conta o tutor.

    Cachorros gigantes: como deve ser o espaço para a criação desses cães?

    Para Nathalia, é fundamental ter espaço em casa, porque embora o Boi seja um cachorro gigante tranquilo, ele tem picos de energia que um apartamento tradicional não dá conta. “Eu morava em um apartamento e precisei mudar quando ele fez cinco meses. Com o espaço adequado eles se desenvolvem, melhoram a articulação e têm uma vida mais saudável”.

    Além disso, o tutor Pedro também acrescenta: “Como são grandes, é interessante que eles não tenham acesso a escadas e pisos lisos, como azulejos, que são escorregadios e podem causar quedas. Piso de cimento ou grama são os mais indicados. Também é interessante que eles tenham uma área de pelo menos 20 m² para fazerem suas necessidades, afinal o cocô e o xixi são proporcionais ao tamanho deles”. 

    Redação: Juliana Melo e Hyago Bandeira

    Quais os tipos de coleira para cachorro mais indicados para raças grandes?

    Próxima matéria

    Quais os tipos de coleira para cachorro mais indicados para raças grandes?

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Labrador: temperamento, saúde, cuidados e preço dessa raça de cachorro grande e muito popular
    Grandes

    Labrador: temperamento, saúde, cuidados e preço dessa raça de cachorro grande e muito popular

    O Labrador é um dos cachorros mais dóceis e amigáveis que você vai encontrar por aí. Não é à toa que ele faz parte da lista dos animais de grande porte mais populares do mundo. Inteligente e focado, junto do Golden Retriever ele também é uma ótima opção para o trabalho de cão guia, auxiliando portadores de deficiência visual. Conviver com um Labrador e não se apaixonar por ele no dia a dia é praticamente impossível e, por isso, nós reunimos num mesmo lugar tudo o que você precisa saber sobre essa raça incrível aqui embaixo. Não importa se você já tem um deles para chamar de seu ou se está prestes filhote de Labrador: descubra mais a respeito dessa raça aqui!

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro
    Raças

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro

    O Cocker Spaniel é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. Dócil, brincalhão e muio companheiro, o Cocker se da bem com crianças e outros animais. Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro da raça Cocker, é importante conhecer as variações desse animal - Cocker Spaniel Inglês e Americano - e as suas principais características.

    Ver Todas >

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?
    Comportamento animal

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?

    Já ouviu falar no arranhador de sofá? Esse simples acessório pode ser a solução dos seus problemas. Mesmo que os gatos tenham sido domesticados há vários anos, eles ainda permanecem com alguns instintos bem vivos. O hábito de afiar as garras frequentemente, por exemplo, é um instinto que não deve ser inibido, mas direcionado para os objetos certos. O sofá normalmente se torna o principal alvo das unhas dos felinos, mas é possível resolver isso com o arranhador de sofá para gatos. 

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?
    Comportamento animal

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?

    Os felinos são animais misteriosos, elegantes e apaixonantes. Os gatos gigantes, além de carregarem todas essas virtudes, possuem o diferencial de serem enormes - muitas vezes podendo pesar mais de 10kgs. As raças de gato gigante despertam muitas curiosidades nas pessoas, principalmente sobre o comportamento desses grandes pets. Afinal de contas, se você pretende ter um gato gigante como seu novo amigo, é importante saber como será seu temperamento. 

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa
    Comportamento animal

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa

    Muitos tutores se perguntam como ensinar truques para cachorro, mas acabam desistindo no meio do caminho. De fato, esse é um processo que requer muita paciência, persistência e firmeza na hora de repassar os comandos para os cães, mas aqui vai um spoiler: todo o esforço vale muito a pena! Os truques para cachorro são uma ótima forma de estimular a mente do seu doguinho, educá-lo e até de melhorar a comunicação entre vocês. 

    Gatos escolhem seus donos?
    Comportamento animal

    Gatos escolhem seus donos?

    Adotar gato é sempre um lindo ato de amor e carinho. Mas muitas vezes os tutores dizem que não foram eles que escolheram o gato, mas sim que “um gato me adotou”. Às vezes ele aparece na sua porta, invade sua casa ou te segue na rua. E vamos combinar que é impossível não se apaixonar por um bichano com olhar pidão, né?! Os gatos são únicos e têm comportamentos muito peculiares, o que fazem deles ótimas companhias.   

    Ver Todas >