Quem tem ou já teve um cachorro filhote em casa sabe que eles só fazem três coisas ao longo do dia: dormem, comem e fazem xixi e cocô. Ah! Eles também destroem alguns chinelos só por diversão! Brincadeiras à parte, os cachorrinhos passam horas do dia dormindo e isso é super normal. Com meses de vida, o cachorro pode chegar a dormir até 16 horas por dia. À medida que vão crescendo, as horas de sono vão diminuindo, mas isso varia muito de acordo com a raça e estilo de vida, por exemplo.

Saiba identificar se o sono do seu cachorro é cansaço ou doença

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando começam a crescer, os cachorros passam a dormir entre 9 e 11 horas, mas para identificar o sono em excesso, o estilo de vida que deve ser analisado. Cachorro que passa o dia sozinho, por exemplo, costuma dormir durante o dia e acaba ficando mais agitado na parte da noite, após o retorno do dono.

Ninguém melhor que você para identificar se o sono do seu pet está passando dos limites. É o dono que conhece toda a rotina do animal e qualquer coisa fora da curva já é perceptível. No frio, por exemplo, é normal que o cachorro fique mais quietinho e sonolento, mas vamos te ajudar ao listar alguns sinais que indicam que seu cachorro filhote não está bem: Confira:

  • Não procurar os donos com os olhos quando chamado enquanto dorme;
  • Olhos opacos e sem brilho;
  • Respiração ofegante ou muito lenta enquanto dorme;
  • Sonolência e corpo quente;
  • Sonolência e falta de apetite;
  • Filhote chorar por mais de 5 noites seguidas depois da chegada na casa nova.

Cachorros com o dia agitado podem dormir menos


Com a rotina agitada, é normal que o cachorro sinta mais sono
Com a rotina agitada, é normal que o cachorro sinta mais sono

Já os cachorros que têm companhia durante o dia, seja de outro cachorro ou de humanos, tendem a ficar acordados acompanhando a movimentação do ambiente. Mas isso não é regra e é completamente normal o pet ir para o cantinho para tirar sua soneca, afinal ele ainda é um filhotinho. Até os adultos gostam de dormir durante o dia! A explicação é que com a domesticação dos cachorros, eles se tornaram mais sedentários, já que não precisam ir em busca da própria comida.

Redação: Mariana Almeida