Assim como os humanos, o cachorro pode ficar estressado ou ansioso. Não é difícil para que o cachorro sofra desses transtornos, afinal, ele é um animal bastante sensível. Simples mudanças no cotidiano ou de relacionamento com seu dono podem levar o cachorro a passar por esses problemas. Para identificar se o cachorro está ansioso ou estressado, é necessário prestar atenção em seu comportamento. Você sabe quais os sintomas do estresse e ansiedade em cachorros? Sabe como esses transtornos podem influenciar na saúde de seu pet? O Patas da Casa reuniu todas as informações sobre o assunto. Veja só!

Cachorro estressado: quais os sinais mais comuns?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A melhor forma de ajudar o cão estressado ou ansioso é saber quais os indícios que podem indicar que ele está passando pelo problema. Fique atento a qualquer mudança comportamental do seu doguinho. O cachorro com estresse pode apresentar latidos excessivos, hiperventilação, comportamento destrutivo, lambedura de patas, queda de pelos e falta de apetite.

É preciso estar atento a essas mudanças comportamentais, principalmente porque algumas delas podem influenciar na relação do animal com a família, deixando a situação ainda pior. Evite castigar o animal, prendê-lo, se mostrar ameaçador ou incomodado nessas situações. Antes de brigar com o cachorro por algum comportamento destrutivo ou latidos excessivos, tente identificar se ele não está passando por estresse. Os seres humanos têm formas melhores de lidar com esses transtornos do que os animais, por isso, não deixe de auxiliar o seu amigo de quatro patas.


O estresse em cachorros pode agravar ou provocar o desenvolvimento de doenças
O estresse em cachorros pode agravar ou provocar o desenvolvimento de doenças

O cachorro pode ficar doente por estresse

O estresse nos cachorros pode diminuir a imunidade dele, aumentando as chances de contrair infecções ou ter alergias. O animal pode sofrer com o aumento da pressão arterial e apresentar taquicardia ou arritmia. Doenças estomacais também estão relacionadas ao problema: é comum que o cachorro ansioso ou estressado sofra com vômitos ou diarreias. Além disso, um quadro clínico pode levar o cachorro a ficar estressado, por isso é necessário sempre observar se está ocorrendo alguma mudança comportamental após algum diagnóstico.

Ao identificar qualquer alteração comportamental, tente identificar a causa do problema. Uma mudança de casa ou a ausência prolongada de algum membro da família podem desenvolver o quadro. Em casos de sinais mais graves, como a presença de vômitos ou lambedura das patas, é necessário um tratamento mais direcionado ao problema. Não deixe de consultar um veterinário para buscar ajuda!

O que fazer para evitar que o cachorro fique estressado e ansioso?

Um dos segredos para o bem-estar de um cachorro é que ele tenha uma rotina. Um cachorro que sabe o que vai acontecer no seu dia tende a não apresentar sinais de estresse. Horário para comer, horário para passear, horário de brincar... tudo isso deve seguir um padrão. Além disso, o comportamento dos tutores influencia diretamente no comportamento do animal, tanto que algumas pesquisas indicam que o cachorro pode ser afetado pelo estresse do tutor, manifestando os mesmos sinais.

O estímulo físico e mental do cachorro é outra coisa que pode ajudar a evitar o estresse: tanto o enriquecimento ambiental quanto as brincadeiras mais interativas são ótimas para deixar o seu cachorro mais relaxado. Deixar o cachorro por muito tempo sozinho também pode fazer com que ele desenvolva estresse ou ansiedade de separação, por isso é importante incentivar uma relação saudável e menos dependente com o animal.

Redação: Hyago Bandeira