Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por muito tempo, cachorro e gato foram considerados verdadeiros inimigos, mas é necessário desmistificar essa ideia, porque isso não condiz muito bem com a realidade. Na verdade, é totalmente possível construir uma boa relação entre as duas espécies e viver em harmonia com o gato e cachorro na mesma casa. Não é à toa que muitos tutores têm os dois bichinhos - e isso acaba rendendo várias fotos bem fofas de doguinhos dormindo junto com os bichanos. No entanto, não se pode negar: às vezes criar bons laços entre os dois animais pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o Patas da Casa preparou um infográfico com algumas dicas de como adaptar cachorro com gato sem grandes problemas. Veja abaixo!

infográfico sobre como melhorar a relação entre cães e gatos

A adaptação do cachorro e gato deve acontecer gradativamente

 

Se você tem um cãozinho em casa e pretende adotar um gato (ou vice-versa), é importante saber exatamente como fazer a apresentação dos dois animais para que não haja nenhum tipo de problema. O comportamento canino é muito diferente do felino, e é comum que ocorram atritos nos primeiros dias. Como muitos sabem, os cachorros geralmente são mais espaçosos, brincalhões e gostam de ter atenção contínua. Já os gatos costumam ser mais reservados, independentes e não têm a necessidade de interagir o tempo inteiro. É muito comum que, na tentativa de se aproximar, o cachorro acabe invadindo o espaço do gatinho.

Portanto, o ideal é que a introdução de uma espécie a outra seja feita aos poucos e sempre com supervisão. Assim, o tutor tem o controle da situação e pode separar os animais em qualquer tentativa de invasão do espaço do outro ou início de conflitos. 

Cachorro com gato: como melhorar a convivência entre as espécies? 

Existem várias formas de tornar a relação entre as duas espécies mais amigável. Uma delas é o adestramento, medida que pode ser adotada principalmente em casos onde o gato e cachorro têm personalidades muito fortes e não se dão bem de jeito nenhum. O reforço positivo é a melhor forma de fazer isso, seja com o auxílio de um adestrador ou não. A técnica consiste em associar a interação entre os dois animais a algo positivo, como brincadeiras, petiscos e até mesmo carinho. Ou seja, sempre que o cachorro e gato estiverem juntos, o tutor deve fazer com que eles aproveitem esse momento da melhor forma possível, fazendo com que eles percebam que podem ser bons amigos.

Apesar disso, é importante ter em mente que cada bichinho deve ter o seu espaço para relaxar e descansar. Então uma dica é escolher cômodos diferentes da casa para colocar a caminha do cachorro e gato. Assim é possível evitar atritos quando os animais não estiverem sendo supervisionados, e cada um tem a sua “privacidade” respeitada.

Se os ânimos continuam muito exaltados mesmo depois de todas essas tentativas, o uso de difusores de feromônios também pode ajudar no processo de adaptação. Mas lembre-se que é preciso adquirir um difusor específico para cada espécie, e é fundamental conversar com o médico veterinário do gato e cachorro antes de tomar esse tipo de decisão, hein?! Com todas essas dicas, logo logo seus pets estarão convivendo em harmonia. 

Redação: Juliana Melo