Prestar atenção no cachorro dormindo, de vez em quando, é uma diversão só. Quem pensa que o sono dos nossos amigos de quatro patas é sempre calmo e tranquilo não podia estar mais enganado: eles podem sonhar, ter pesadelos e, até mesmo, se movimentar de forma inesperada enquanto dormem. Ou seja: não precisa se assustar se, por um acaso, o seu amigo latir, movimentar as patinhas ou abanar o rabo de cachorro enquanto dorme. Isso é normal e existe embasamento científico para esse fato! No fim das contas, o sono dos cachorros é muito mais parecido com o nosso do que a gente imagina: dá uma olhada na explicação aqui embaixo! 

Como funciona o sono dos cachorros?

Em um estudo publicado na revista científica ScienceDirect, pesquisadores da Semmelweis University, na Hungria, publicaram as descobertas que fizeram ao comparar o ciclo de sono dos cachorros com o dos humanos. Acontece que os nossos amigos de quatro patas dormem de uma forma muito parecida com a nossa e podem ser usados como objetos de estudos nessa área. Entre as similaridades, eles apontam que: os cachorros também são diurnos (naturalmente deixam o sono mais pesado para a parte da noite e apenas cochilam durante o dia); o lugar onde os cachorros dormem e as experiências que eles tiveram no tempo que passaram acordados também podem afetar a qualidade de sono e os estágios do sono, NREM (Non Rapid Eye Movement) e REM (Rapid Eye Movement). 


O cachorro dormindo tem os mesmos estágios de sono dos humanos
O cachorro dormindo tem os mesmos estágios de sono dos humanos

Por que o cachorro se movimenta enquanto dorme? 

Quando o cachorro dormindo fica abanando o rabo e fazendo outros movimentos que não são muito normais durante o sono é porque ele atingiu o estágio REM. Nesse momento, assim como acontece conosco, o animal tem o sono mais pesado e costuma sonhar ou ter pesadelos. Distúrbio Comportamental do Sono REM é o nome da condição que tem como sinais clínicos movimentos fortes e bruscos dos membros, uivos, latidos, rosnados e, até mesmo, mordidas. Em alguns casos, isso pode estar ligado a outras condições neurológicas que devem ser investigadas no seu animal. Em outros, a situação é normal: pode acontecer tanto durante a soneca do dia quanto durante à noite.

O que fazer com o cachorro que está inquieto enquanto dorme

Mesmo que esse tipo de movimentação seja normal durante o sono de alguns cachorros, você deve ficar atento: existem casos em que esse distúrbio pode colocar em perigo tanto o cachorro quanto os animais e pessoas que convivem com ele. Se ele passar de apenas movimentar as patas e o rabo para atacar e morder o que estiver por perto, pode ser que você precise buscar ajuda de um veterinário, ok? 

No momento em que ele estiver inquieto durante o sono, você pode, sim, tentar acordar seu cachorro, mas com cuidado. Fique a uma distância segura e chame o nome dele num tom de voz um pouco mais alto que o normal — assim ele não vai acordar assustado. Só encoste e faça carinho depois que ele acordar e te reconhecer: antes disso, ele pode te atacar por reflexo, principalmente se ainda estiver sonolento. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.