Duas semanas depois de anunciar Spike como o cachorro mais velho do mundo, temos um novo recordista! E, para a surpresa de muitos, ele não é apenas o cão mais velho vivo atualmente - título que muda com certa frequência -, mas sim o cachorro mais velho de todos os tempos. Bobi foi anunciado no dia 1 de fevereiro de 2023 pelo Guinness Book como o cachorro mais velho que existe e que já existiu, com exatamente 30 anos e 266 dias de vida. Ficou curioso para saber mais sobre essa história? Veja abaixo outras curiosidades sobre qual o cachorro mais velho do mundo.

Qual é o cachorro mais velho do mundo?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Atualmente, o título de cachorro mais velho do mundo pertence a Bobi, um cão da raça Rafeiro do Alentejo nascido em Portugal em 11 de maio de 1992. Com mais de 30 anos, ele quebrou o recorde mundial de cachorro mais velho que já existiu. Esse título pertencia a Bluey, um Boiadeiro Australiano que viveu 29 anos e 5 meses entre 1910 e 1939.

Confira a publicação do Guinness Book abaixo:


E qual é a história de Bobi, afinal? Para quem não sabe quantos anos um cachorro vive, a raça Rafeiro de Alentejo tem uma expectativa média de vida de 12 a 14 anos. Isso significa que o cãozinho superou bastante as estatísticas, tendo mais do que o dobro da longevidade esperada. A explicação para esse feito, segundo seu dono Leonel Costa, é que Bobi vive longe da movimentação das grandes cidades, em uma aldeia rural em Leiria, Portugal.

O que é ainda mais surpreendente é que o cachorro mais velho do mundo vem de uma família longeva. De acordo com relatos de Leonel ao Guinness Book, o cãozinho não foi o primeiro a viver longos anos: a mãe de Bobi, chamada Gira, viveu até os 18 anos e outro cachorro da família, chamado Chico, chegou aos 22.

No dia a dia, Bobi já não tem a mesma disposição de antes, mas mantém uma rotina tranquila e recheada de sonecas, boas refeições e momentos descontraídos ao lado de outros pets. Embora a locomoção e a visão do cachorro não sejam mais as mesmas, Bobi é um cachorro idoso que vive em um ambiente acolhedor e recebe todos os cuidados de que precisa.

Por que o título de cachorro mais velho do mundo sempre muda?

O Guinness Book tem dois títulos diferentes: o de cachorro mais velho do mundo vivo e o do cachorro mais velho de todos os tempos. O primeiro muda com frequência porque sempre leva em consideração os cães que ainda estão vivos, e o segundo permaneceu inalterado por muito tempo até Bobi bater esse recorde em fevereiro de 2023.

Dessa forma, quando falamos de qual foi o cachorro mais velho do mundo, esse título permanecerá sendo de Bobi até algum outro cão superar os 30 anos e 266 dias dele. Já a nomeação de cachorro mais velho do mundo muda assim que o detentor do recorde falece ou quando outro cão vivo bate o recorde do recordista atual.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes