Mesmo sendo mais comum em gatos, a insuficiência renal em cães também acontece. Essa disfunção, caracterizada pela impossibilidade dos rins exercerem suas funções fisiológicas, geralmente acomete cachorros mais velhos, mas doguinhos de todas as idades podem sofrer com esse problema. O cachorro com problema renal fica com os rins sem a capacidade de filtrar o sangue e poupar água. A doença é conhecida por ser silenciosa e é importante que os tutores saibam os sintomas e causas mais comuns.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, o cachorro com problema renal sente dor? Para saber isso e mais informações sobre a doença, o Patas da Casa conversou o médico veterinário Felipe Ramires, da cidade de Guarujá - São Paulo. Confira!

O cachorro com insuficiência renal sente dor?

Os sintomas silenciosos são os que mais geram dúvidas sobre a insuficiência renal em cães e muita gente se pergunta se o cachorro com problema renal pode sentir dores. Tudo depende do estado do animal e estágio da doença, mas a insuficiência renal em cães pode, sim, provocar dores. “Dependendo do estado em que o animal se encontra ele pode sentir dores. Em casos mais graves o animal pode sentir dores como cólicas renais. Mas a insuficiência renal é uma doença silenciosa que normalmente só vai apresentar sintomas no animal quando está em fases finais, onde a creatinina já está em níveis elevados”, explica o médico veterinário Felipe Ramires.

Felipe completa com os sintomas mais comuns apresentados no cachorro com problema renal. “Os principais sintomas da doença renal em cães são apatia e vômito. O animal também tende a ter febre.”

 

A ração renal para cães é muito importante para os animais com problema renal, mas não substitui o tratamento com medicação oral e soroterapia

A ração renal para cães é muito importante para os animais com problema renal, mas não substitui o tratamento com medicação oral e soroterapia

 

 

Cachorro com insuficiência: o que pode comer?

 

A ração renal para cães é a mais indicada para o cachorro com problema renal. Isso ocorre porque ao ser diagnosticado é preciso que o pet adote uma dieta com níveis baixos de sódio e fósforo. “O cãozinho que é diagnosticado com a doença renal deve comer uma ração específica para a patologia que ele apresenta. O objetivo é diminuir os níveis séricos de creatinina que ele vem apresentando", destaca Felipe. "Isso, no entanto, não descartando também o tratamento clínico que é realizado por soroterapia e medicação oral”.


Lembre-se que a melhor ração deve ser indicada pelo veterinário de confiança de acordo com estado clínico de seu pet. A hidratação também é muito importante para os casos de insuficiência renal em cães. Por isso, deixe sempre água limpa e fresca a disposição de seu amigo de quatro patas.

Insuficiência em renal em cães: como prevenir e quais são as causas?

Ainda que a insuficiência renal em cães possa ter um componente genético, ou seja, a doença é herdada dos pais, a alimentação é uma forma de prevenção eficaz contra o desenvolvimento do problema. Oferecer uma alimentação regulada, equilibrada e com pouco sódio é uma ótima forma de prevenção. As melhores rações são aquelas de alta qualidade e as chamadas “rações premium”, conforme indica Felipe. Segundo ele, o ideal é evitar oferecer as rações de baixa qualidade, pois os níveis de sódio costumam ser elevados. 

De qualquer forma, caso note alguns dos sintomas citados anteriormente, não deixe de consultar um médico veterinário para que o diagnóstico seja feito caso suspeite que seu cãozinho está com insuficiência renal.

 

Redação: Hyago Bandeira