O Buldogue Francês (também chamado de Bulldog Francês) é um dos cachorros pequenos mais populares que existem. A raça de cachorro é ideal se você procura uma companhia que viva bem em apartamentos ou que se dê bem com crianças. Ao mesmo tempo em que é super brincalhão, o Bulldog Francês também pode ser muito tranquilo e te acompanhar nos momentos de relaxamento em casa.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mesmo sendo muito famoso, muita gente tem dúvidas sobre as características do Bulldog Francês, principalmente quando se trata dos cuidados com cachorros braquicefálicos. O Patas da Casa reuniu em uma só matéria tudo sobre Bulldog Francês: valor, características, origem e outras curiosidades. Conheça a raça e se apaixone por esse cachorrinho!

Raio-X do cachorro Bulldog Francês

  • Origem: França
  • Grupo: Cães de companhia
  • Pelagem: lisa, cerrada, brilhante e macia, sem subpelo
  • Cores: fulvo, tigrado ou não, com ou sem manchas brancas
  • Personalidade: brincalhão, sociável, esperto, afetuoso, paciente e atlético
  • Altura: 24 a 35 cm
  • Peso: 8 a 14 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Qual a origem do cão Buldogue Francês?

É inevitável pensar que esse cãozinho provém da França. Entretanto, existem algumas evidências que indicam que essa raça seja descendente do cruzamento do Bulldog Inglês com cães caçadores do século XIX. Apesar do surgimento da raça ter ocorrido na Inglaterra, no auge da Revolução Industrial, esses cãezinhos acompanharam os costureiros ingleses na mudança para França, onde acabaram recebendo o apelido de “Frenchie”.

Com o passar do tempo, a raça de cachorro Buldogue Francês ficou muito popular no país, passando a ser o queridinho dos burgueses, artistas e classe operária. Ele foi reconhecido em 1889 pelo French Kennel Club. Não demorou muito para que o charme encantador da raça de cachorro Bulldog cruzasse o oceano.

O primeiro exemplar da raça fora da Europa apareceu em 1896 nos Estados Unidos durante o Westminster Kennel Club Show. Posteriormente, em 1989, ocorreu uma grande exposição de cachorro Bulldog Francês promovida pelo American Kennel Club. 

Bulldog Francês: cachorro possui características físicas marcantes

Sendo considerada uma raça de porte pequeno, o cachorro da raça Bulldog Francês tem um corpinho bem forte e compacto. Ele possui uma cabeça de formato quadrado com algumas ruguinhas, que são uma das características mais marcantes da raça. As orelhas do cachorro Bulldog são eretas e demonstram seu estado de alerta alinhadas com os olhos saltados e arredondados do animal. O focinho do cachorro da raça é achatado, curto e possui as narinas abertas, típicas de um cachorro braquicefálico. Além disso, a pelagem de um Buldogue Francês adulto será sempre curta, lisa, macia e brilhante.

As principais características físicas do Bulldog Francês

O cachorro Buldogue Francês tem um porte pequeno a médio com uma pelagem lisa, brilhante e macia, sem a presença de subpelo. Ele também tem um perfil atlético e musculoso, mas ainda assim se adapta muito bem a qualquer espaço. Quanto às cores do Bulldog Francês, não há muitas variações.

Oficialmente, não existe Bulldog Francês branco nem preto. As cores reconhecidas são o fulvo e o Bulldog Francês tigrado, com ou sem manchas brancas. O fulvo, também chamado de Bulldog Francês fawn, possui características de uma pelagem uniforme que pode variar entre tons claros ou escuros. Enquanto o Buldogue Francês tigrado se assemelha a aparência de um tigre.

Outras variações de cores, como o Bulldog Francês preto, branco, azul, chocolate malhado ou acinzentado não são reconhecidas pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Cães com esse tipo de pelagem estão mais suscetíveis a desenvolverem problemas de saúde, podendo prejudicar a qualidade de vida do animal.

Bulldog Francês x Bulldog Inglês: quais as diferenças entre as raças?

Mesmo que o nome seja parecido, o Bulldog Francês e Inglês são dois cachorros completamente diferentes, começando pelo porte: enquanto o Bulldog Francês é pequeno, chegando a 35 centímetros e pesando 15 kg, o seu primo da Inglaterra é médio e costuma ter até 40 centímetros e 30 kg.

Os dois são animais braquicefálicos, então têm o focinho menor do que o normal, mas enquanto o Bulldog Inglês tem uma quantidade maior de dobrinhas no rosto, a característica marcante do Buldogue Francês são os olhos saltados, como se ele estivesse sempre assustado.

Outra comparação de raças muito comum é a de Boston Terrier x Bulldog Francês. A maior diferença entre os dois está no porte físico. Diferente da raça Bulldog, o Boston Terrier possui um corpo com estrutura mais larga e pernas finas. Além disso, o Bulldogue Francês possui um focinho mais achatado e com ruguinhas mais visíveis que a outra raça.

Veja galeria com fotos Bulldog Francês bebê e adulto

 

O Buldogue Francês tigrado tem a pelagem preta e amareladaO Bulldog Francês branco não costuma ter outro tom na pelagem, mas a cor não é reconhecida oficialmenteBulldog Francês: a socialização faz ele se dar bem com todos os animaisResistir ao Bulldog Francês filhote é bem difíciFilhote recém-nascido: Bulldog Francês precisa de cuidados específicos nos primeiros dias de vidaO Bulldog Francês é um cão de companhia perfeito para famí­lias com crianças!O Buldogue Francês é teimoso, por isso o tutor pode ter dificuldades durante os treinamentoO Bulldog Francês bege com branco e preto é uma graça!O Bulldog Francês preto tigrado também pode ter o peitoral brancoO Bulldog Francês tigrado é brincalhão e cheio de energiaEvite atividades fí­sicas muito pesadas com o Bulldog FrancêsO Bulldog Francês é o amigo perfeito para os momentos de descansoO Bulldog Francês é um animal braquicefálico: fique atento com a saúde dele!Bulldog Francês filhote: uma mesma ninhada pode ter animais de cores diferentesO Bulldog Francês tem as manchas na pelagem como um de seus maiores charmesBulldog Francês cinza com branco: fofura irresistí­vel!

 

Buldogue Francês: personalidade do cãozinho é típica de um amigo para todas as horas

  • Convivência

Se você estiver procurando um cão de companhia fiel e leal, o Bulldog Francês é uma opção incrível. Ele é muito apegado ao dono e vai ficar feliz se estiver do seu lado em todos os momentos. Por causa disso, ele também vai precisar de um pouco mais de atenção: sempre que você passar o dia todo na rua, dedique um pouco mais de tempo para ele ao chegar em casa. Essa é a melhor forma de evitar problemas como a ansiedade de separação e tristeza.

Outros fatores que podem descrever o Buldogue Francês e sua personalidade são: esperto, brincalhão, energético e travesso. Devido a esse jeito dócil de ser,  o Buldogue Francês é indicado para crianças. Vale ressaltar que as brincadeiras entre cachorro e crianças devem ser sempre supervisionadas por um adulto.

  • Socialização

Apesar de se dar muito bem com humanos adultos e crianças, o Buldogue Francês pode ter um temperamento territorialista que faz com que o relacionamento dele com outros animais não seja tão simples. Por isso, é possível que alguns animais da raça sejam descritos por seus tutores como um Bulldog Francês bravo com outros animais. Essa probabilidade aumenta se estivermos falando de machos não castrados. Mesmo que você não tenha a intenção de criar outro animal com ele, é bom que seu cãozinho saiba como se comportar em situações em que vai ser obrigado a ter contato com outros pets. Por isso, invista na socialização do cachorro Bulldog Francês assim que receber todas as vacinas essenciais. Depois que ele se acostumar, vai amar ter uma companhia canina para brincar!

  • Adestramento

A personalidade forte aliada à grande quantidade de energia que o Bulldog Francês tem pode fazer com que ele goste de impor as próprias vontades dentro de casa. Ou seja: o Bulldog Francês é um cachorro teimoso. Ele precisa ser treinado para aprender, além dos comandos básicos, a ter limites. Por causa do temperamento, pode ser necessário repetir as instruções para o Bulldog algumas vezes: conte com a ajuda de um adestrador profissional, estímulos positivos e bastante paciência para conseguir resultados com esse pequeno! Vale ressaltar que o ensinamento dos comandos para o Bulldog Francês filhote podem ser absorvidos com mais facilidade, o que não impede o treinamento na fase adulta.

4 curiosidades sobre o Bulldog Francês

  1. A cantora Lady Gaga não resistiu aos encantos do Buldogue Francês e possui dois exemplares da raça. Sua cadelinha Miss Asia Kinney já chegou até fazer campanhas publicitárias. 
  2. Leonardo DiCaprio e Victoria Beckham também possuem cães da raça Bulldog Francês.
  3. O pintor francês Toulouse-Lautrec (1864-1901) foi tutor de um Buldogue Francês que serviu de inspiração para uma obra de arte muito famosa do artista.
  4. As ruguinhas no rosto do Buldogue Francês existem por conta da descendência do Buldogue Inglês e foram criadas pelos criadores de forma proposital. O doguinho britânico foi desenvolvido inicialmente para brigar com touros para que a carne deles fosse amaciada. Dessa forma, as rugas foram pensadas para que não caíssem sangue nos olhos do cão, caso ocorresse algum ferimento.

Bulldog Francês filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Filhotes de cachorro são sempre muito fofos, e com o Buldogue Francês filhote isso não é diferente. Esse cãozinho têm uma aparência ainda mais meiga nessa fase e é muito espertinho e cheio de energia. Ele tem sede de conhecer o que há de novo, e precisa ter o comportamento direcionado para brincadeiras e outras atividades. Esse é o melhor momento para iniciar o adestramento e a socialização do Bulldog Francês — mas tudo isso só deve acontecer depois de tomar as vacinas para cachorro, vermífugos e antiparasitários.

É importante ter em mente que, quando falamos de preço, Buldogue Francês filhote é mais caro do que um cãozinho já adulto. Além disso, o valor do Bulldog Francês deve incluir também os gastos com o que o animal vai precisar na nova casa. Por isso, monte um enxoval para cachorro antes de levá-lo para casa. Caminha, comedouro, bebedouro, ração, petiscos, brinquedos, tapetes higiênicos e itens de higiene são algumas coisas que não podem faltar. 

Foto do cachorro Bulldog Francês: veja galeria da raça

 

O cachorro Bulldog Francês precisa de atenção com a pele para não desenvolver dermatitesO Bulldog Francês é forte e pode desenvolver obesidade caninaO Bulldog Francês deve fazer caminhadas leves diariamente para evitar o sedentarismoO Bulldog Francês é atencioso e carinhoso com os tutoresO Bulldog Francês precisa se manter bem hidratado nos dias de calorO Bulldog Francês filhote precisa de atenção: brinque sempre com o seu cachorroCom o Buldogue Francês, atividades muito cansativas devem ser evitadasBulldog Francês: as cores de pelagem geralmente são bem variadasO Bulldog Francês adulto pode chegar a uma média de 15kgO filhote de Bulldog Francês ama o chamego do donoO Bulldog Francês vive bem em espaços pequenos, como apartamentosO Bulldog Francês sempre vai dar o alerta necessário se achar que você está em perigoFillhote de Bulldog Francês recém-nascido: preço deve ser planejado para entrar no seu orçamento

 

Como cuidar do Bulldog Francês?

  • Banho: o cachorro Bulldog precisa de banhos frequentes. Uma vez ao mês já o suficiente para cuidar da higiene da raça. Os produtos para limpeza devem ser específicos para pets, pois dessa forma os óleos naturais da pele e pelos do animal serão mantidos. 
  • Dobrinhas: as ruguinhas devem ser bem enxugadas para evitar infecções depois dos banhos. Também é importante limpar as dobrinhas dos cachorros Bulldog regularmente com um lenço umedecido descartável, uma gaze ou um pano úmido.
  • Escovação: uma dúvida comum é se Bulldog Francês solta pelo. Os animais dessa raça não costumam trocar ou soltar muitos pelos quando estão saudáveis, mas a escovação é necessária e deve ser feita semanalmente para que o pet apresente uma pelagem bonita.
  • Unhas: cortar a unha do cachorro faz parte da rotina de cuidados com o Bulldog Francês fêmea e macho. O ideal é acompanhar o crescimento das garras e apará-las sempre que estiverem compridas. A frequência, normalmente, é de uma vez por mês.
  • Dentes: a escovação de dentes deve ser feita com frequência para evitar tártaro e outros problemas bucais. O ideal é fazer isso pelo menos duas ou três vezes por semana, por garantia.
  • Orelhas: as orelhas devem ser limpas com produtos específicos pelo menos um vez por semana. Nessa hora é importante ter atenção para nunca ir até o canal auditivo do Bulldog Francês.
  • Alimentação: a ração de Buldogue Francês deve ser balanceada para manter o seu bem-estar e saúde. O ideal é escolher o produto levando em consideração o porte pequeno, raça e fase de vida do peludo.

O Bulldog Francês é um cachorro braquicefálico: fique atento às limitações que isso causa

Uma das principais características de todos os Bulldogs é o focinho “amassado” e mais curto que o normal, comum aos cachorros braquicefálicos. Por mais que isso deixe a aparência deles ainda mais fofa, é comum que essa mudança na anatomia cause dificuldades respiratórias nesses animais. É justamente por isso que, mesmo que o seu Bulldog Francês tenha bastante energia, os exercícios mais pesados, como corridas longas ou muito rápidas, não são indicados para ele. Para evitar o sedentarismo e o sobrepeso, ele precisa, sim, se movimentar diariamente, mas com moderação.

Além disso, o Bulldog Francês sente muito calor no verão e, por conta da braquicefalia canina, precisa de mais cuidado ainda para se manter hidratado e evitar que sofra com as altas temperaturas. Por isso, se você já se perguntou se Bulldog Francês pode dormir no quintal, saiba que o cãozinho é mais adaptável aos ambientes internos. A criação no quintal não é indicada justamente por conta dos problemas respiratórios. É importante garantir que ele sempre terá bastante água à disposição e um lugar fresquinho para ficar, seja o Bulldog Francês adulto ou filhote.

Bulldog Francês: cuidados preventivos com a saúde do cão são essenciais

Por ter os olhos ou pouco mais saltados do que o normal em relação às órbitas, essa região no Bulldog Francês acaba sendo mais sensível: você deve ficar atento a possíveis pancadas e impactos, mesmo durante as brincadeiras. As dobrinhas precisam de atenção (principalmente no rosto): limpe com frequência e seque sempre depois do banho para evitar dermatites.

Por não precisar fazer muitos exercícios, os cães dessa raça tendem a ganhar muito peso, mas você pode evitar a obesidade canina ao escolher uma ração para Bulldog Francês que seja balanceada: ofereça uma quantidade mediana do alimento diariamente e, claro, mantenha a rotina de caminhadas leves em dia. Seguindo todos os cuidados com Bulldog Francês, a expectativa de vida da raça vai de 10 a 14 anos de idade.

Bulldog Francês: preço do filhote costuma variar de acordo com o criador

E quanto custa um Bulldog Francês? O preço de filhotes da raça varia entre R$ 3.000 e R$ 8.000. O valor vai depender das características físicas do animal, como cor e sexo, e também da genética. O preço do Bulldog Francês fêmea costuma ser mais alto do que dos machos, e descendentes de campeões também tendem a custar mais.

Antes de se decidir e ir pesquisando nomes para cachorro Bulldog Francês no Google, é bom levar em consideração o quanto de atenção você vai precisar dar a um cachorrinho dessa raça — o tempo disponível também deve ser colocado na balança.

Além disso, não se contente em pedir fotos de filhotes de Bulldog Francês. Faça também uma visita ao canil de onde você pretende pegar o bichinho. Certifique-se sempre de que a criação é saudável para as mães e que os filhotes também são bem cuidados. 

Perguntas e respostas sobre o Bulldog Francês

Qual é o valor de um Bulldog Francês?

Para ter um cachorro Bulldog Francês, valor é de R$ 3.000 e R$ 8.000 nos principais canis brasileiros. A variação de preço vai depender do local onde você mora, do canil escolhido e também das características do filhote.

O que eu preciso saber antes de ter um Buldogue Francês?

Os Buldogues são conhecidos por serem cães fiéis, afetuosos e bem tranquilos de se conviver. Eles podem ter alguns picos de energia, mas no geral são mais calminhos do que a maioria. A raça é dengosa, não recusa carinho e se dá bem com humanos, mas pode ser um pouco temperamental com outros cães. Por isso a socialização é indispensável!

Além disso, outro ponto que é importante saber é que em questão de preço, Bulldog Francês pode ser encontrado a partir de R$ 3 mil. Mas, dependendo da linhagem genética dele, esse preço pode aumentar bastante, até R$ 8 mil.

Por que Bulldog Francês solta pelo?

Cachorros de pelo curto, como o Buldogue Francês, podem soltar bastante pelo por causa da renovação constante de fios. Mas, em alguns casos, a queda de pelos excessiva pode ser decorrente de déficit nutricional ou até mesmo de algum quadro de dermatite em cachorro. Se observar a presença de outros sintomas associados, é necessário consultar um veterinário.

Como criar um Buldogue Francês?

O Bulldog é uma raça que pode e deve ser adestrada e socializada desde cedo. O processo de treinamento pode exigir um pouco de paciência e persistência, já que o cãozinho tem dificuldade de aprender os comandos de primeira. Mas, com os reforços certos, os resultados são positivos. Sobre a socialização, isso é necessário para melhorar a relação e convivência com outros animais de estimação.

Quais os problemas que o Bulldog Francês pode ter?

O Bulldog Francês é um cachorro braquicefálico, por isso precisa de atenção. Não é indicado que a raça pratique exercícios físicos muito intensos, por causa das limitações da braquicefalia. Doenças oculares, dermatológicas e respiratórias são comuns. Além disso, a raça precisa de cuidados específicos em dias muito quentes.

Como é ter um Bulldog Francês em apartamento?

O Buldogue Francês é um dos melhores cachorros para apartamento. Isso porque, além de ser um cão de pequeno porte e que naturalmente não ocupa muito espaço, a raça não é tão energética. Ainda assim, os passeios devem fazer parte da rotina do animal, preferencialmente nas horas mais amenas do dia.

Pode deixar Bulldog Francês sozinho?

O Bulldog Francês não é o tipo que cão que pode passar muito tempo sozinho. Ele é apegado com os donos e pode desenvolver quadros de ansiedade de separação se for deixado longas horas sem ninguém. No entanto, ele pode, sim, ficar algum tempo só, mas esse período não pode ser muito extenso.

Publicado originalmente em: 11/11/2019

Atualizado em: 29/02/2024