Quem pensa que os gatos não ligam para jogos e brincadeiras está redondamente enganado. As brincadeiras para gatos são super válidas para inserir na rotina. Por mais que os felinos tenham um jeitinho naturalmente mais reservado, isso não quer dizer que eles não gostam de interação. Só é preciso entender como encaixar esse tipo de atividade na rotina do seu bigodudo, e a melhor forma de fazer isso é com a ajudinha de alguns brinquedos interativos para gatos. Pensando nisso, preparamos uma pequena lista com algumas opções de jogos para gatos brincarem e se divertirem, tanto sozinhos quanto com os seus tutores. Veja só!

Nichos e prateleiras suspensas servem como brinquedos para gatos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A gatificação da casa é uma excelente alternativa para entreter o seu amigo de quatro patas, e ainda por cima traz vários benefícios! A instalação de prateleiras e nichos para gatos estimula o lado cognitivo do animal e serve para eles gastarem a energia, melhorando também a sua qualidade de vida. Justamente por isso, ela acaba sendo uma das “brincadeiras” para gatos mais recomendadas. Assim, o bichano consegue explorar o ambiente de diversas maneiras e não fica parado.

Brincadeiras para gatos: varetas são ótimas opções interativas

As varetas - ou varinhas - para gatos são um brinquedo totalmente interativo, e ainda serve para o tutor passar um tempinho com seu gatinho, já que ele precisa de um humano para guiar a brincadeira. Funciona da seguinte forma: o tutor segura a varinha, que vai estar prendendo um brinquedinho pelo barbante, e deve simular os movimentos de uma presa. Assim, o felino se sente motivado a “correr atrás” do brinquedo, já que seus instintos predatórios são ativados. Vale lembrar que as manobras devem ser feitas de forma suave e delicadas, como se fosse realmente uma presa da natureza.

Brinquedos para gatos: arranhadores são indicados para o bichano ficar menos estressado

Se você não sabe muito bem como brincar com gatos, mas quer presentear seu peludinho com algum acessório divertido, os arranhadores certamente são uma ótima opção. Existem diferentes modelos para o seu amigo se divertir, como o arranhador de papelão, de sisal ou de feltro. Independente da sua escolha, uma coisa é certa: seu bichano vai amar! O arranhador é ideal para ajudar a desestressar os felinos, e é uma boa ideia para desviar a atenção dos gatos de alguns móveis da casa. 


Brinquedos interativos para gatos: as varinhas são sempre uma excelente escolha
Brinquedos interativos para gatos: as varinhas são sempre uma excelente escolha

A bolinha para gato com guizo desperta a atenção do bichano

Pensou que só os cães gostassem de bolinha? Pois não é bem assim! Quem já viu gatos brincando já deve ter percebido que os felinos também adoram uma boa e velha bolinha, principalmente se for com guizo. O barulho que o acessório faz quando se mexe acaba sendo uma boa forma de incentivar o animal a brincar. No entanto, gatos mais assustados podem acabar não gostando muito, então vale observar o comportamento do seu bichano antes de investir nesse tipo de brinquedo.

Brinquedos para gatos com catnip são uma boa forma de estimular o animal

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o catnip, a famosa “erva para gatos”, não é mesmo? Essa plantinha é totalmente inofensiva para o organismo dos felinos, e é uma das melhores formas de estimulá-los. A erva do gato incentiva o instinto predador desses animais e até deixa eles mais relaxados. Tanto é que existem vários brinquedos para gatos que são fabricados com um pouquinho da erva de gato na parte interna: a ideia é justamente fazer os bichanos se distraírem e se entreterem o máximo possível. Vale experimentar!

App para gatos brincarem também estão em alta!

Uma maneira mais moderna de propor novas brincadeiras para gatos é por meio de aplicativos para celular ou tablets. Pode parecer meio inusitado, mas os bichanos adoram! Geralmente, são jogos para gatos que mostram “presas” a serem perseguidas na tela (como ratos e até peixes), e o objetivo do animal é tocar na tela para “capturá-las”. Alguns emitem até som para despertar ainda mais os sentidos do bichano. Exemplos disso são: Cat Fishing, Mice Catch e Cat Alone. Mas lembre-se: antes de entregar o aparelho celular ou tablet nas patas do seu bichano, é importante colocar uma película para que eles não consigam arranhar a tela. Outra dica é sempre recompensar o animal com um petisco depois da brincadeira. 

Redação: Juliana Melo