As brincadeiras para cachorro são fundamentais para garantir o bem-estar e a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Além de evitar o estresse causado pelo tédio, as atividades e os jogos estimulam as habilidades cognitivas do animal e ajudam a estreitar os laços entre o cão e o tutor. Por isso, mesmo que você more em apartamento ou casas pequenas, é importante buscar distrações para manter a diversão do seu cãozinho. Como sabemos que nem sempre é uma tarefa fácil, reunimos aqui 5 ideias de brincadeiras para cachorros em apartamento para colocar em prática. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Brincadeira de cachorro: use bolinhas para manter o seu amigo entretido

Quem tem um cãozinho em casa já deve ter notado a sua paixão por bolinhas, certo? Assim como os felinos, os cachorros também veem a bolinha como uma presa em potencial e, por isso, fazem de tudo para pegar o objeto e levar para o seu humano. Para os tutores que moram em apartamento, essa brincadeira de cachorro pode ser uma boa saída para garantir a diversão do seu amigo já que não exige muito espaço - um pequeno corredor é o suficiente para divertir o seu amigo. Além disso, também vale dar um incrementada no jogo com diferentes tipos de bolinhas para cachorro

2) O esconde-esconde é uma brincadeira de cachorro super divertida

Nos últimos meses, alguns vídeos de tutores se escondendo atrás de lençóis para filmar a reação dos seus amigos de quatro patas viralizaram na internet e essa virou uma boa opção de brincadeira de cachorro. A atividade funciona como uma espécie de esconde-esconde e ajuda a treinar as habilidades do seu cãozinho, especialmente quando filhote, já que ele precisa “pensar” em possíveis lugares que você possa ter se escondido e tentar achá-lo. Nesse caso, é importante que o tutor saiba respeitar os limites do seu pet. Por isso, se sentir que a brincadeira deixou de ser prazerosa e o animal ficou assustado com a sua ausência, é melhor parar. Além disso, quando for encontrado, lembre-se de comemorar bastante e recompensar o seu bichinho com carinhos ou muitos petiscos e biscoitos.

3) Os brinquedos interativos para cachorro não exigem muito espaço

Assim como as atividades físicas, as brincadeiras interativas são importantes para a saúde do seu amigo. Além de prevenir o estresse e a ansiedade, elas são grandes aliadas para exercitar a paciência, a memória e o raciocínio lógico do animal. Por isso, vale a pena investir em brinquedos que criem obstáculos para que ele conquiste o prêmio final - o petisco. E o melhor: não precisa de muito espaço para isso. A garrafa pet, por exemplo, pode render um ótimo brinquedo interativo para cachorro e, de quebra, economizar o seu bolso. Nesse caso, você vai precisar separar uma garrafa de plástico pequena, colocar os snacks dentro e fazer dois ou três buracos na parte de baixo para o animal consiga pegar as recompensas. Depois disso, é só deixar que o seu cãozinho se divirta tentando encontrar a melhor forma de resgatar os petiscos. 

 

Os brinquedos interativos para cachorro garantem a diversão sem precisar de muito espaçoO adestramento também pode fazer parte da rotina de um cachorro no apartamento

 

4) Brincadeiras para cachorro: jogos de adivinhação estimulam as habilidades do animal

 

Fácies e baratas, as brincadeiras de cachorro com adivinhação rendem muita diversão para o seu amigo. Além disso, elas ajudam a estimular a inteligência do animal ao esconder petiscos em que ele precisa encontrar com seu olfato apurado. Ou seja, são ótimas opções para “exercitar” o seu amigo quando não há muito espaço em casa. Nesse caso, tudo o que você vai precisar é de um punhado de snacks e três copinhos de plásticos. Esconda os petiscos e um dos copos, gire-os e deixe que o seu cãozinho tente descobrir debaixo de qual deles a recompensa se encontra. Continue a brincadeira e repita o processo até que os biscoitos acabem ou seu amigo se canse. 

5) Não sabe como brincar com cachorro em casa? Aproveite para ensinar comandos básicos a ele

Para a surpresa de alguns tutores, o processo de adestramento de cães também pode ser uma ótima saída para garantir o entretenimento do seu pet dentro de casa. Para isso, é preciso encontrar maneiras de motivá-lo, e nada melhor do que um bom petisco. Aproveite os pequenos espaços da casa para educar o seu amigo ensinando comandos básicos - como sentar, dar a pata e deitar - e recompense ele toda vez que acertar. Além de passar o tempo, essa simples atividade contribui para melhorar a relação e comunicação entre vocês. Mas lembre-se de respeitar o tempo e as necessidades do seu cãozinho, ok? Nada de forçar a barra ou puni-lo quando algo sair fora do esperado. 

Redação: Úrsula Gomes