Adoção animal

Borzoi: tudo sobre o cachorro que é considerado um dos melhores velocistas

Publicado - 22 Julho 2022 - 17h34

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Borzoi é um cachorro grande originário da Rússia que também é conhecido como Galgo Russo ou Wolfhound Russo. Mesmo não sendo uma raça exatamente popular entre os brasileiros, a verdade é que o cãozinho tem várias qualidades notáveis, como a sua enorme educação, gentileza e generosidade. Como se isso não bastasse, a aparência do cachorro Borzoi chama a atenção com tanta elegância - e não é à toa, já que a raça já foi muito popular entre a elite russa.

Que tal conhecer melhor o cachorro? Raça Borzoi certamente vai te surpreender e você vai querer levar um dog igual a esse para casa! O Patas da Casa te ajuda com isso: preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o Borzoi: preço, cuidados, características e comportamento. Vem com a gente!

A origem do cachorro Borzoi

O Borzoi tem origem russa e surgiu no século XV, mais precisamente a partir da invasão do povo mongol. A raça se desenvolveu a partir do cruzamento de vários outros cães típicos da região, em especial os Galgos. Desde o princípio, a raça Borzoi foi criada com o objetivo de ser um cachorro de reis, rainhas, imperadores e outras figuras importantes da aristocracia russa - tanto é que um hábito do czar era presentear outros líderes com exemplares de cães.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O Borzoi é um cachorro com uma agilidade e rapidez invejável, e é um excelente caçador. Ele tem uma enorme habilidade com as pernas, e por isso é considerado um dos melhores velocistas. Além disso, o faro do cachorro também é um forte destaque. Por esses motivos, o Borzoi era um animal muito utilizado para acompanhar a realeza em atividades esportivas, principalmente relacionadas à caça.

Quando aconteceu a Revolução Russa, em 1917, muitos cães da raça morreram. Os que restaram sofreram um processo de migração para os Estados Unidos e Europa, de forma que o cachorro Borzoi conseguiu evitar a extinção. Vale destacar ainda que antes mesmo disso, a raça já havia sido reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club em 1891.

O Borzoi é um cão grande, elegante e com uma pelagem deslumbrante

A raça Borzoi não passa despercebida! Com um porte grande, corpo robusto e aparência refinada, o cãozinho sabe causar uma boa primeira impressão e deixa qualquer pessoa fascinada antes mesmo de conhecê-lo. O Borzoi tem um corpo ligeiramente mais alongado do que outras raças, e também tem uma cabeça com formato longo e fino. As orelhas são pequenas, e os olhos escuros.

Em questão de tamanho, o cachorro Borzoi pode alcançar entre 68 e 85 cm de altura com as duas patas no chão, e até 2 metros com apenas duas patas apoiadas. Apesar de grande, é um cão esbelto e com peso que varia entre 25 a 47 kg. Os pelos do cachorro Borzoi são sedosos, longos e leves. Eles podem ser ondulados ou cacheados, mas sempre têm uma textura macia. Também costumam ser um pouco mais compridos nas pernas e no peito do animal. Todas as cores de cachorro são permitidas.

 

Cachorro Borzoi pode ter vários tons de pelagemO Borzoi pode ser preto, cinza, branco... todas as cores são aceitas!A raça Borzoi é grande, mas ao mesmo tempo muito amável

 

O Borzoi tem um temperamento equilibrado e tranquilo

 

  • Convivência

Ter um cachorrinho da raça Borzoi é uma grata surpresa. Mesmo grandes, esses cães são extremamente gentis e educados - provavelmente uma característica herdada das rainhas e reis russos -, então a convivência com eles tende a ser muito harmoniosa e tranquila. O cachorro Borzoi também é extremamente sensível e, apesar da sua independência, é um animal que preza pela vida ao lado dos humanos e não gosta de ficar muito tempo sozinho. É muito comum, por exemplo, ver o cachorro seguindo o dono ou apenas aproveitando a tarde deitado no sofá ao lado dos tutores.

Dentro de casa, são cães super calmos e tranquilos. Eles conseguem distinguir um espaço que é feito para descansar, e outro que é feito para brincar. Por isso, quando saem para passear, os cachorros da raça Borzoi se “transformam” em pets super energéticos e ativos. Eles gostam de correr, brincar, saltar… são ótimas companhias para a prática de esportes, inclusive. O ideal é que os passeios com cachorro sejam feitos diariamente, com um intervalo de 20 a 30 minutos.

  • Socialização

Os Borzoi são super apegados com os donos e tendem a se dar bem com crianças, mas é importante supervisionar toda a interação entre eles. Apesar de equilibrados, algumas brincadeiras mais brutas dos pequeninos podem acabar machucando os Borzoi, e a reação deles pode ser um pouco indelicada. Com crianças mais velhas não terá esse problema.

Outra questão importante é com estranhos, com quem os cachorros Borzoi costumam ser mais tímidos e reservados. Eles se sentem mais à vontade somente com pessoas da sua convivência, por isso a socialização é importante. Além disso, o tutor deve aprender como socializar cachorro com outros cães, pois nem sempre o cãozinho reage bem à chegada de novos membros, principalmente por não querer dividir a sua atenção com os demais.

  • Adestramento

O Borzoi está no fim do ranking de cachorros inteligentes, mas nem por isso deixa de ser um ótimo candidato para o adestramento canino. Esse é um cachorro que não tem muita dificuldade em aprender, mas é importante que todo o processo aconteça quando ele ainda for filhote para atingir melhores resultados. Para tornar tudo ainda mais fácil, a técnica recomendada é a do reforço positivo. Ou seja, o tutor deve recompensar o cachorro Borzoi com petiscos, elogios e carinho sempre que ele tiver o comportamento desejado.

5 curiosidades sobre o cachorro Borzoi

1) Por ser muito veloz, o Borzoi é usado em alguns países para a caça de lebres e proteção do rebanho contra coiotes.

2) A raça Borzoi tem uma ampla visão que chega a ser 100 vezes melhor do que a dos humanos.

3) Durante a época do movimento Art Déco, que surgiu no início do século XX, o Borzoi era uma das principais figuras entre os artistas e foi retratado em inúmeras obras.

4) A monarquia russa adorava a companhia da raça Borzoi e o cachorro era muito popular entre a realeza.

5) A banda Pink Floyd já teve a participação especial de um Borzoi durante um show. O vídeo está no YouTube .

Borzoi filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O filhote de Borzoi é, assim como a maioria dos filhotes, cheio de curiosidade e sede de conhecer o mundo. É um pouquinho complicado lidar com ele nos primeiros meses, porque o acúmulo de energia pode transformá-lo em um cachorrinho destrutivo, mas nada impossível de ser resolvido. Nesse momento, o importante é investir no enriquecimento ambiental para cães e em técnicas de adestramento. Isso fará toda a diferença no comportamento do animal.

Também é necessário adequar a casa para receber o filhote de cachorro. O espaço deve estar equipado com comedouro, bebedouro, caminha, tapete higiênico, brinquedos e outros acessórios indispensáveis para o bem-estar do animal. Os cuidados com a saúde não devem ser deixados de lado, então é importante garantir que o filhote tome todas as vacinas para cachorro e seja vermifugado ainda nos primeiros meses de vida.

 

O Borzoi é um grande velocista e demanda certa quantidade de exercícios físicos
O Borzoi é um grande velocista e demanda certa quantidade de exercícios físicos

 

 

Os cuidados mais importantes com a raça Borzoi

 

  • Escovação: como tem pelos longos, o Borzoi deve ser escovado pelo menos uma vez por semana. Em períodos de troca de pelos, essa frequência deve aumentar para três vezes.
  • Banho: geralmente recomenda-se dar banho no cachorro Borzoi a cada um ou dois meses, conforme a necessidade do pet. Não esqueça de utilizar produtos próprios para cães, sugeridos pelo veterinário.
  • Dentes: sem uma rotina de escovação, os cães podem sofrer com placas bacterianas, tártaro e outros problemas desagradáveis. Por isso, os dentes de cachorro devem ser escovados três vezes por semana.
  • Unhas: as unhas do Borzoi costumam se desgastar naturalmente, mas sempre que elas estiverem compridas demais é importante apará-las com um cortador de unha para cachorro.
  • Ouvido: apesar de não ser suscetível a infecções no ouvido, não deixe de verificar o ouvido do cãozinho semanalmente. Limpezas com produtos de uso veterinário também são úteis, e devem seguir as orientações do veterinário.

O que você precisa saber sobre a saúde do Borzoi?

Assim como a maioria dos cachorros grandes, o Borzoi tem maior propensão a sofrer com a displasia coxofemoral em cães. Mas, por incrível que pareça, a maioria dos criadores brasileiros se atentam a esta condição e evitam a reprodução de animais que têm o problema, o que reduz consideravelmente as chances de encontrar um Borzoi com displasia por aí. Em todo caso, é sempre bom ficar de olho!

Outra condição que precisa de atenção especial é a torção gástrica em cães. O Borzoi é bem ativo, mas não deve praticar exercícios físicos logo após se alimentar ou beber muita água, ou isso pode provocar a torção do estômago. Os sintomas principais são dor abdominal e fraqueza intensa, mas o problema é tão sério que pode ser fatal em alguns casos. É importante ensinar o cachorro a comer devagar e evitar atividades físicas até a digestão estar completa.

A raça Borzoi também apresenta maior sensibilidade a anestésicos, remédios antipulgas e alguns produtos. Por isso, é importante ser orientado por um veterinário antes de oferecer qualquer medicamento a ele. As consultas de check-up não devem ser deixadas de lado, e o tutor deve se atentar ao calendário vacinal para não ocorrer nenhum atraso.

Borzoi: preço do filhote de cachorro pode chegar até R$ 3500

Ficou com vontade de levar um Borzoi para casa? Felizmente, o preço do cãozinho não é dos mais caros! Os exemplares da raça costumam ser vendidos entre R$ 1500 e R$ 3500, mas pode ter uma discrepância para mais ou para menos, dependendo do canil de cachorro escolhido. Algumas características também influenciam no valor final, como o sexo do animal, padrão de pelagem e linhagem genética. Caso o doguinho já tenha sido vacinado e vermifugado, também pode ter um custo um pouco mais elevado.

Antes de efetuar a compra, certifique-se de que o canil é confiável. Infelizmente muitos criadores maltratam os animais e se beneficiam do comércio de vendas, sem se importar com o bem-estar dos pets. Para evitar financiar esse tipo de lugar, é importante que o espaço tenha boas referências e seja bem avaliado por outros clientes. Pesquise!

Raio-x do cachorro Bloodhound

Origem: Rússia
Pelagem: longo, sedoso e fino, podendo ser ondulado ou com grandes cachos
Cores: todas as cores são permitidas
Personalidade: equilibrado, calmo, amoroso e apegado
Altura: 68 a 85 cm
Peso: 25 a 47 kg
Expectativa de vida: 7 a 10 anos

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas