Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? Juntamos essas e muitas outras informações sobre o bigode do gato. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre os fios que só deixam nosso pet mais charmoso!

Para que serve o bigode de gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

As vibrissas do gato são os pelinhos mais grossos que ficam na região entre o nariz e a boca do animal. Os fios também podem ser vistos em menor quantidade em outras partes do corpo. Afinal, você sabe para que serve as vibrissas? Gato é um animal repleto de curiosidades: esses pelos exercem uma função sensorial e de detecção de vibrações, que ajudam os gatos a detectar objetos, ter mais noção de espaço e até mesmo identificar a pressão do ar. Os bigodes também ajudam no equilíbrio do gato

Além disso, os bigodes do gato podem indicar o humor do animal. Isso mesmo, as vibrissas também são uma forma de comunicação. Quando os fios estão virados para trás, indica que ele está assustado, desconfortável ou em posição defensiva. Já quando o gato está entusiasmado ou curioso, os bigodes ficam mais relaxados e mais puxados para frente.

O bigode de gato cresce de novo? É normal cair?

Essa é uma grande questão para “os pais de primeira viagem”. É comum que alguns tutores iniciantes se assustem ao encontrar um bigode caído. Sim, o bigode de gato cresce naturalmente. Assim como os outros pelos do corpo do animal, os bigodes caem e crescem novamente de forma natural. As vibrissas crescem, em média, mais 1 cm por mês. Por isso, não se assuste caso veja algum bigode caído por aí.


Pelos mais fracos e quebradiços que o normal podem indicar algum problema
Pelos mais fracos e quebradiços que o normal podem indicar algum problema

Bigode de gato quebradiço e caindo mais que o normal pode indicar algum problema

Ao perceber que o bigode do gato está quebrando e caindo com muita facilidade, fique atento! Ainda que seja normal as etapas de crescimento e queda das vibrissas, os pelos mais fracos e quebradiços que o normal podem indicar alguma disfunção ou problema nutricional. Problemas em toda a pelagem do animal também costuma ter relação com isso. Por esse motivo, é essencial manter as visitas ao veterinário de seu pet em dia. 

Bigode de gato: pode cortar as vibrissas?

Não é indicado cortar os bigodes do gato, pois pode afetar a saúde do animal. Como falamos anteriormente, as vibrissas têm uma função sensorial. Ao cortar o bigode de seu bichinho, ele pode ficar desorientado, perdendo a noção de espaço e com menos percepção. Essa situação pode deixar o gato estressado e até ocasionar algum acidente. Por isso, é aconselhável que o tutor deixe os bigodes caírem e crescerem de forma natural.

Redação: Hyago Bandeira